Nikkori-zushi by Takayo Kiyota

makizushi by Takayo Kiyota

A incrível arte em makizushi by Takayo Kiyota

Se tem uma coisa que admiro na Culinária Japonesa é a arte envolvida em sua confecção. Fico impressionada com algumas artes que vejo, onde artistas talentosos fazem da comida uma verdadeira tela para a sua criatividade. Um exemplo é a artista e ilustradora japonesa Takayo Kiyota, moradora de Tóquio.

A arte que ela faz em um Makizushi (rolo cilíndrico de arroz envolto em folha de alga), é realmente de tirar o chapéu. Nunca vi nada igual, nem parecido! E como esta arte é feita durante o procedimento, ou seja, antes de enrolar e cortar o Makizushi, a artista nunca sabe exatamente como o desenho vai ficar.

Sushi Art by Takayo Kiyota

Sushi Art by Takayo Kiyota 19

Mas a julgar pelas fotos da suas obras de arte comestíveis, dá pra notar que Takayo Kiyota é extremamente habilidosa. A forma estratégica de como ela coloca meticulosamente os ingredientes coloridos no arroz forma desenhos realmente inesperados (alguns até engraçados) e o resultado é simplesmente perfeito.

Como qualquer Makizushi comum (sushi enrolado), os ingredientes são dispostos longitudinalmente e em seguida são enrolados com folha de alga.

Até aí, não se nota nada de diferente. Mas ao ser cortado, o Makizushi revela uma surpresa até para a própria artista, já que ela nunca tem certeza de como o desenho ficará.

Além disso, uma vez que o sushi foi enrolado, não tem mais volta. Ou seja, não tem como arrumar mais o desenho. Por isso que a artista também fica na expectativa em relação ao resultado. E o mais bacana é que ela não segue um padrão na hora de escolher um desenho para compor sua arte. Os temas são bem diversificados!

Sushi Art by Takayo Kiyota fotos

Sushi Art by Takayo Kiyota fotos

Tama-chan, como também é chamada, é de fato uma artista versátil. Além das belas obras comestíveis, ela também realiza workshops para adultos e crianças. Dá uma olhada numa foto abaixo, onde aparece vários estágios de um embrião… É o único rolo que ela fez que dependendo de onde é cortado, revela diferentes estágios.

Takayo Kiyota chama suas criações de Nikkori-zushi, que significa “Sushi Sorriso”. E o nome vem bem a calhar, pois é impossível não sorrir ao ver suas criações divertidas. Sempre ela posta suas novas criações em seu blog no Ameblo ou em sua página no Facebook. As fotos acabaram fazendo sucesso na web e chamou a atenção de várias pessoas pelo mundo interessada nesse tipo de arte.

Sushi Art de Takayo Kiyota

Desta forma, Tama-chan acabou abrindo um estúdio no bairro de Omotesando, onde ela ensina a arte do Nikkori-zushi. Realmente são incríveis as criações de Tama-chan, não acha? Especialmente pela irreverência que podemos notar em muitas delas. E você? O que achou dos makizushis criativos de Tama-chan? 🙂

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Rodrigo

    Achei muito legal a idéia!
    Muito talentosa e criativa a artista. Deve ser um tipo de confecção que leva muito treino para evoluir!
    Ótimo post, até!

  2. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Com certeza, a artista tem um talento incrível! Achei muito criativo as obras comestíveis dela… Dá até dó de comer né! rsrs abraços!

  3. Douglas Bezerra

    Que habilidade incrível, impressionante como uma coisa tão simples pode ser reiventada ganhando um novo toque de criatividade!

  4. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Realmente tem que ter muita habilidade pra fazer uma arte como essa né não?! rs
    Abraços!

  5. Fisako Iuchi

    Como poderia fazer um curso desse por correpsondência? Eu moro no interior do Estado do Paraná. Gostaria de aprender pelo menos uma das técnicas dessa. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *