Nokogiriyama: Uma vista deslumbrante da baía de Tóquio a partir de um penhasco!

Nokogiriyama

Monte Nokogiriyama (鋸山) é uma montanha de 329 metros de altura localizada ao longo da costa ocidental da Península Boso, província de Chiba. A montanha é famosa por suas formações rochosas naturais e pela vista que oferece a partir de seu topo. Os kanjis que compõe Nokogiriyama (鋸山) significam literalmente “serra” (鋸) e “montanha” (山).

A partir de uma plataforma apoiada sobre um penhasco íngreme, conhecido como “Jigoku Nozoki” (Vista do Inferno), os visitantes tem a oportunidade de apreciar a Península Boso e a Baía de Tóquio, e também podem ter a chance de desfrutar o Monte Fuji e a Tokyo Skytree em dias claros. Mas atenção: Se você tem medo de altura, isso pode ser um problema 😮

Nokogiriyama é facilmente acessado a partir de Chiba, Yokohama ou Tóquio através de trem ou balsa. Para chegar ao topo, as pessoas costumam usar um teleférico que percorre uma distância oblíqua de 680 metros. Na entrada da montanha, há o Nokogiriyama Ropeway Station, onde os visitantes podem comprar o bilhete de ida e volta para o passeio de teleférico.

Durante o Período Edo, a montanha tornou-se uma enorme pedreira. Os moradores da região trouxeram grandes e sólidas rochas para criar uma fundação. Eles tinham a intenção de construir a maior cidade do Japão, mas na época a área era coberta por um pântano. No lado ocidental, a montanha é perfurada por dois túneis rodoviários e um túnel ferroviário.

Além da área de observação que oferece uma vista panorâmica deslumbrante, Nokogiriyama também possui outras atrações imperdíveis. Uma delas é o Nihonji (日本寺), um templo budista da seita Soto Zen, que possui mais de 1300 anos, sendo um dos mais antigos templos budistas na Região de Kanto. O área onde fica o templo é extenso e é composto por várias trilhas para caminhadas e é possível explorar todas em um pouco mais de uma hora.

Acredita-se que este templo é o único em toda a região de Kanto construída durante o período Nara. Dentro do complexo, você encontrará uma estátua de Buda gigante, chamado Daibutsu. Apesar do local ser menos visitado pelos turistas, a estátua de Buda do templo Nihonji tem o dobro da altura do famoso Daibutsu em Kamakura, província de Kanagawa.

Outra atração disponível no Nihon-ji são as estátuas Rakan e Jizo. São cerca de 1.500 estátuas de pedra esculpidas à mão durante 20 anos pelo mesmo artesão que criou o Daibutsu.

Estas estátuas menores podem ser encontradas em vários locais ao redor da montanha. Infelizmente, muitos deles foram decapitados durante um curto movimento anti-budista que acompanhou a Restauração Meiji, mas há um esforço contínuo das autoridades locais em repará-los.

No local também há um Hyaku-Shaku Kannon de 30 metros de altura, que representa a Deusa Budista da Misericórdia. Esculpida em 1966 em um penhasco de pedra, o Kannon tornou-se um memorial para as vítimas da Segunda Guerra Mundial. O Kannon também é considerado um protetor do transporte devido a sua posição protegida cercada por rochas.

Como deu pra perceber, há muita coisa para fazer no Monte Nokogiriyama, por isso recomenda-se reservar um dia inteirinho para explorar a montanha e seus mistérios. Por haver muitas trilhas e áreas íngremes, recomenda-se usar roupas e sapatos confortáveis.

Para quem deseja conhecer o local através do transporte ferroviário, basta pegar o trem da JR Uchibo Line sentido Hama-Kanaya Station. Após uma caminhada de 10 minutos encontra-se o Nokogiriyama Ropeway, que leva os visitantes até o pico de Nokogiriyama.

O preço do teleférico é 930 ienes ida e volta ou 500 ienes só de ida. Se preferir, você pode fazer a subida a pé até o templo Nihonji. Leva cerca de 45 minutos de caminhada. Acho que o esforço vale a pena, pois esta é uma das vistas que se pode ter lá de cima. 🙂

Assista o vídeo de Nokogiriyama:


Link do vídeo (YouTube)

Informações sobre o local
Horário de funcionamento: 8:00 às 17:00
Taxa de entrada: 600 ienes
Website: Nokogiriyama Ropeway, Templo de Nihonji
Endereço: Nokogiri-yama Motona, Kyonan, Awa District, Chiba Prefecture 299-1901, Japan

Fontes de pesquisa: Japanguide.com, blog.jtbusa.com Imagens: ikidane-nippon.com

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *