Os 12 jardins de glicínias mais bonitos do Japão

Jardins de Glicínias no Japão

As glicínias florescem no Japão entre os meses de abril e maio, logo após a florada das cerejeiras (sakura). De origem chinesa, a espécie mais comum é a Wisteria sinensis, que se caracteriza por suas belas flores em cachos, criando um efeito de cascata. Com grande valor ornamental, as glicínias tem como características o perfume suave e a longevidade.

Já a Wisteria floribunda, conhecida como glicínia japonesa, é nativa do Japão e considerada a mais espetacular dentre todas as espécies de glicínias. Podem chegar a quase meio metro de comprimento e possuem uma fragrância distinta, semelhante à das uvas. São muito populares para o cultivo de bonsai e o volume dos cachos de flores costumam ser mais volumosos.

As flores azuis, róseas, brancas ou roxas são colírios para os olhos e criam uma atmosfera romântica muito agradável. No Japão, muitos festivais de glicínias são realizados em vários jardins de templos e parques do país, atraindo centenas de visitantes durante sua floração. Confira abaixo alguns dos jardins de glicínias mais bonitos e populares do Japão.

1. Ashikaga Flower Park [Tochigi]

Ashikaga Flower Park (Tochigi) Youtube Reprodução

Ashikaga Flower Park (あしかがフラワーパーク) está situado em Ashikaga, província de Tochigi. É considerado um dos melhores lugares para apreciar glicínias no Japão. A glicínia, chamada no Japão de “fuji” (藤) floresce e meados de abril a meados de maio, mas outras variedades de flores estão disponíveis no parque durante o ano todo.

No local encontramos árvores de glicínias com idade superior a 130 anos e também um longo túnel com glicínias brancas, rosas e lilás, além de um outro túnel com flores kingusari (Laburnum) amarelas, cuja aparência é muito similar às flores fuji. Também encontramos Yae-fuji, uma variedade de glicínia que possui maior quantidade de pétalas.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 607 Hasama-cho, Ashikaga-shi, Tochigi
[Google Map] [Homepage]

2. Kawachi Fuji Gardens [Fukuoka] 

Kawachi Fuji Gardens (Fukuoka) Wikimedia Commons

Kawachi Fuji Gardens (河内藤園) está localizado em Kitakyushu, província de Fukuoka. É aberto ao público apenas durante a temporada de glicínias (final de abril) e durante o outono. Neste jardim que possui uma área de 10.000 metros, encontra-se aproximadamente 150 árvores que compreendem 22 tipos de glicínias em uma grande variedade de cores.

Dentre as muitas atrações há dois túneis de glicínias, um com 80 metros de comprimento e outro com 110 metros, além de muitas árvores com mais de 100 anos de idade e um enorme telhado de glicínias no qual os visitantes tem a oportunidade de fazer um piquenique bem embaixo das flores! A temporada da flor este ano vai de 22 de abril a 7 de maio de 2017.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 2-2-48 Kawachi, Yahatahigashi-ku, Kitakyushu-shi, Fukuoka
[Google Map] [Homepage]

3. Santuário Kameido Tenjin [Tóquio]

Santuário Kameido Tenjin (Tóquio) matome.naver.jp

O Santuário Kameido Tenjin (亀戸天神社) está localizado a leste da área metropolitana de Tóquio e tem sido um lugar popular para apreciar glicínias desde o período Edo. E o mais legal é que a entrada é gratuita. Durante o fim de abril ocorre um festival de glicínias com direito a iluminação noturna especial e muitas barraquinhas de souvenires e comida.

Cerimônias do chá e exibição de ikebana são algumas das atrações que o santuário oferece durante a temporada de glicínias. Em seu jardim encontramos uma lagoa com muitas pontes e com glicínias florescendo ao longo delas. Segundo registros históricos, os shoguns Tsunayoshi e Yoshimune, visitavam este santuário para apreciar estas belas e delicadas flores.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 3-6-1 Kameido, Koto, Tokyo, 136-0071
[Google Map] [Homepage]

4. Shirai Omachi Fuji Park [Hyogo]

Shirai Oomachi Fuji Park (Hyogo) city.asago.hyogo.jp

Shirai Omachi Fuji Park (白井大町藤公園) é o melhor lugar na região de Hyogo para ver glicínias.

No parque encontra-se uma pérgola de 500 metros de comprimento e 4 metros de largura, alinhada com 150 árvores de glicínias.

Caminhar embaixo dessas árvores durante a temporada de pico realmente será uma experiência verdadeiramente mágica.

O horário de abertura do parque varia de ano para ano, mas geralmente é de final de abril a início de maio.

Durante a época de florescimento, há luzes discretas e música ao fundo trazendo uma atmosfera nostálgica de como eram os festivais de glicínias 500 anos atrás.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 1008 Shirai, Wadayama-cho, Asago-shi, Hyogo
[Google Map] [Homepage]

5. Fuji no Saku Oka [Gunma]

Fuji no Saku Oka (Gunma) hisashimo.jugem.cc

Fuji no Saku Oka (ふじの咲く丘) está situado na cidade de Fujioka, província de Gunma. Este parque com 2,3 hectares, tem como tema as flores “Fuji”, mas também tem outras flores sazonais como cerejeiras e shibazakuras. No parque encontramos cerca de 45 variedades de glicínias e uma treliça de glicínia com comprimento total de cerca de 250 metros.

As glicínias em tons de branco, rosa e roxo, costumam florescer entre meados de abril e meados de maio. Durante essa época ocorre o Fujioka Fuji Festival, onde as glicínias ganham uma iluminação noturna especial, atraindo milhares de visitantes ao local.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 2690-7 Fujioka, Fujioka-shi, Gunma
[Google Map] [Homepage]

6. Templo Mandara-ji [Aichi]

Templo Mandara-ji (Aichi) Pinterest

Templo Mandara-ji (曼陀羅寺) está localizado na cidade de Konan, província de Aichi. O templo é conhecido por suas 60 glicínias de 12 variedades diferentes que florescem entre o final de abril e início de maio. Durante essa época ocorre o “Konan Fuji Festival”, com muitas barraquinhas de comida e lembrancinhas, atraindo cerca de 500.000 pessoas todos os anos.

A noite, o jardim fica lindamente iluminado. Um desfile de pessoas caracterizadas de samurais do período Sengoku, entre outras atrações são realizadas durante o festival. No jardim do templo Mandara também encontramos outras flores sazonais como azáleas e peônias.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 202 Tera-machi, Maehibo-cho, Konan-shi, Aichi
[Google Map] [Homepage]

7. Tennogawa Koen [Aichi]

Tennogawa Park (Aichi) photozou.jp

Tennogawa Park (天王川公園) está localizado na cidade de Tsushima-shi, província de Aichi, em torno do Maruike, um lago elíptico que é também um remanescente do Rio Tenno, um afluente do rio Saya. No local encontramos 114 árvores de glicínias de 12 variedades diferentes, além de uma treliça de 275 metros de comprimento que se espalha sobre o canal.

Entre o final de abril e início de maio, ocorre o Owari Tsushima Fuji Festival atraindo uma multidão para o local. Enquanto as flores de cerejeira iluminam o parque durante os meses de março e abril, as glicínias encantam os visitantes durante os meses de abril e maio, sem contar os lírios que brotam na lagoa durante o verão e as belas folhas de bordo durante o outono.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 1 Miyagawa-cho, Tsushima-shi, Aichi
[Google Map] [Homepage]

8. Miyama no Sato Shinrin Koen [Wakayama]

Miyama no Sato Shinrin Koen (Wakayama) shinss.exblog.jp

Miyama no Sato Shinrin Park (みやまの里森林公園パーク) está localizado em Hidakagawa, província de Wakayama. Uma das maiores atrações do parque é uma longa trilha com uma treliça coberta de glicínias medindo 1.646 metros, considerada a mais longa trilha de glicínias do Japão. Durante a temporada de pico também ocorre um festival no local.

O festival atrai muitas pessoas de toda a área de Kansai (Kyoto, Osaka, Nara) que se deslocam até o Miyama no Sato Shinrin Park para testemunhar esta bela paisagem. Se você subir 96 metros até o observatório, tem a oportunidade de apreciar toda a trilha de glicínias e a represa Tsubayama, considerada a maior barragem da província de Wakayama.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 202 Ubuyugawa, Hidakagawa, Hidaka-cho, Wakayama
[Google Map] [Homepage]

9. Templo de Byodoin [Kyoto]

Templo de Byodoin (Kyoto) kwcphoto.exblog.jp

Templo Byodoin (平等院) está localizado ao longo do rio Uji, em Kyoto. Originalmente construído como um retiro de lazer do governante Michinaga Fujiwara, o elegante templo é conhecido pela simetria do seu jardim cênico e a fabulosa arquitetura do salão principal. No jardim, encontramos uma árvore de glicínia que dizem ter mais de 250 anos de idade.

Apesar de não haver tantas glicínias como o Ashikaga Flower Park e outros parques citados neste post, o templo Byodo-in é bastante visitado e um festival é realizado no local durante essa época. Há também outras flores sazonais ao redor do templo como cerejeiras e azáleas.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 116 Ujirenge, Uji-shi, Kyoto
[Google Map] [Homepage]

10. Santuário Kasuga Taisha [Nara]

Santuário Kasuga Taisha (Nara) tc.tabirai.net

Santuário Kasuga Taisha (春日大社) está situado em Nara, província de Nara Ken. No jardim do santuário é possível encontrar mais de 200 árvores de glicínias de 20 espécies diferentes que florescem em cada primavera. Dentre elas, uma das mais notáveis é o Sunazuri-no-Fuji (glicínia que toca o chão), cujos cachos podem chegar a um metro de comprimento.

O santuário possui um jardim botânico, o Kasuga Taisha Shinen Manyo, com uma área de mais de 30.000 metros quadrados. Dentro do jardim há mais de 300 variedades de plantas, descrito no Manyoshu, a mais antiga coleção de poemas do Japão, que remonta ao período Nara.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 160 kasugano-cho, Nara-shi, Nara
[Google Map] [Homepage]

11. Templo Byakugo-ji [Hyogo]

Templo Byakugo-ji (Hyogo) travel.ulifestyle.hk

Templo Byakugo-ji (白毫寺) está localizado na área fronteiriça entre Hyogo e Kyoto. O templo é conhecido por seu jardim panorâmico durante todo o ano. Nos meses de abril e maio, os visitantes são atraídos ao local em razão de uma treliça carregada de “Kyushaku Fuji”, uma variedade de glicínia que podem alcançar mais de um metro de comprimento.

As flores ficam penduradas em uma espécie de pérgula de 120 metros de extensão e 9 metros de largura, exalando um agradável aroma no templo Byakugo. Até o dia 5 de maio, as glicínias recebem uma iluminação especial logo após o entardecer até às 21:00.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 709 Ichijima-cho Byakugoji, Tamba-shi, Hyogo
[Google Map] [Homepage]

12. Wake Fuji Koen [Okayama]

Wake Fuji Koen (Okayama) jurei-kan.seesaa.net

Wake Fuji Park (和気藤公園) está localizado em Fujino, província de Okayama. O parque, inaugurado em 1985, é conhecido por ser um dos mais famosos jardins de glicínias de todo o país. Ao todo, o parque abriga cerca de 100 variedades de glicínias. A principal atração é uma treliça de cerca de 500 metros de comprimento com muitas delas penduradas.

Caminhar sob a treliça, sentindo o leve perfume das glicínias tornou-se uma tradição entre os visitantes. Há também um festival com muitas barraquinhas de comida e souvenires.


Link do vídeo (YouTube)

Endereço: 709-0412 Fujino, Wake, Okayama
[Google Map] [Homepage]

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *