Os 7 Princípios do Bushido

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Os princípios do bushido

Os Sete Princípios do Bushido

O Bushido (武士道) ou “Caminho do Guerreiro” é uma espécie de código de conduta que era levada muito a sério pelos samurais. Se trata de regras baseadas em princípios morais na qual o guerreiro samurai tinha o dever de segui-las a todo custo, não só no campo de batalha como também em sua vida diária.

Embora a maioria dos samurais seguissem o Código de Conduta Bushido, havia aqueles que não respeitavam os princípios básicos e com isso traziam desonra e má reputação sobre ele e sua família. Um samurai sem honra era uma coisa imperdoável e a única forma de lavar a sua honra era através do Harakiri (Ritual de Suicídio).

codigo de honra bushido
Veja também:
* Aikidô – Ensinamentos do mestre Ueshiba Morihei
* História e curiosidades sobre a arte marcial Kendo
* Japão – A atitude faz toda a diferença

O Código de Conduta Bushido foi formado e influenciado pelos conceitos do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo. E o mais interessante é que apesar desse conceito ser muito antigo, ele ainda é válido para os dias de hoje e pode ser útil para todas as pessoas do planeta. Incorporando esses princípios no nosso dia a dia, podemos nos tornar com certeza “seres humanos” melhores! 🙂

Conheça os 7 Princípios do Bushido

1. Gi – Justiça, Retidão e Honestidade

Seja honesto em todas as suas relações. Acredite na Justiça, não a que é dada pelos outros, e sim na sua própria justiça. Para um autêntico samurai não existem tons de cinza em relação à honestidade e justiça. Só existe o certo e o errado. E pra ser justo é necessário fazer o julgamento correto em relação à tudo em sua vida.

2. Yuu – Coragem, Bravura heroica

Um samurai deve ter coragem heroica. Viver é arriscado e perigoso e esconder-se como uma tartaruga se esconde em sua concha não é a maneira mais adequada de viver. Devemos aprender a viver a vida ao máximo, intensamente. Substitua o medo pelo respeito e cautela. A coragem heroica não é cega, ela é inteligente e forte.

3. Jin – Compaixão, Benevolência

Através de um treinamento intenso o samurai torna-se rápido e forte, porém ele usa essas habilidades para fazer o bem para as pessoas e tem compaixão por elas. Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver.

4. Rei – Respeito, Polidez e Cortesia

O Samurai não tem nenhuma razão para ser cruel. Não há necessidade de provar a sua força. Um samurai é cortês até mesmo para com os seus inimigos. Se não fosse assim, ele não seria melhor do que qualquer animal. Um samurai é respeitado não só por sua coragem, mas também pela forma como eles tratam os outros.

5. Makoto – Honestidade, sinceridade absoluta

Mentir é um ato considerado covarde e desonroso e portanto quando um samurai diz que vai fazer tal coisa, é como se ele já tivesse feito. Nada no mundo conseguirá impedi-lo de concretizar o que disse. Um samurai não precisa dar a sua palavra e nem precisa prometer nada. Quando um samurai fala, é porque ele vai agir.

6. 名誉 Meiyo – Honra, Glória

O verdadeiro samurai só tem um juiz de sua honra, e este juiz é ele mesmo. As escolhas que você faz e como você trabalha para obtê-las são um reflexo de quem você realmente é. Você não pode se esconder de si mesmo. Muitas das nossas decisões são influenciadas pelos outros, o que nos faz parecer hipócritas.

Dizemos muitas vezes o que os outros querem que digamos, vemos o que os outros querem que vejamos. Ouvimos o que os outros querem que ouçamos. O valor da nossa dignidade pessoal está implícito na palavra honra. “Desonra é como uma cicatriz em uma árvore que o tempo, em vez de curar, só ajuda a aumentar.”

7. Chuu – Dever e Lealdade

Um samurai é extremamente leal àqueles que estão sob seus cuidados. Por quem ele é responsável, ele permanece fiel. Suas palavras e suas ações pertencem à você, assim como todas as consequências que se seguem a partir delas. “A palavra de um homem deve ser como sua impressão digital: Você deve levá-la aonde quer que vá”.

Seguir o bushido é dar ênfase à lealdade, fidelidade, coragem, justiça, educação, humildade, compaixão, honra e acima de tudo, viver e morrer com dignidade”. Quando aplicamos esses princípios em nossa vida conseguimos melhorar nosso potencial humano. Pra finalizar, uma frase do samurai Miyamoto Musashi:

“A vida de alguém é limitada, porém a honra e o respeito duram para sempre”.

Quer Aprender Japonês?

11 Comentários

  1. Douglas Lima

    Gostei muito do artigo Silvia. Já tinha ouvido falar do bushidou, mas as informações que você acrescentou às palavras foram bem explicativas. Mais uma vez: parabéns pelo blog. Bato ponto aqui todos os dias pra ver se chegou alguma coisa e percebo que você está sempre postando. Em alguns artigos eu não comento, pois as vezes não sei o que escrever (nunca por desinteresse).

  2. Rodrigo

    Excelente post!
    Seguir esses princípios com certeza nos torna pessoas melhores não é mesmo

  3. Pingback: Chá Verde - Bebida tradicional japonesa | Curiosidades do Japão

  4. Japão em Foco

    Oi Douglas! Oi Rodrigo!
    Que bom que vocês gostaram do post! Infelizmente, nesse mundo capitalista em que vivemos, pouca importância se dá aos princípios fundamentais que devem formar um ser humano. Seria bom se tudo fosse diferente! Com certeza, teríamos um mundo bem melhor! Ah, e quero agradecer a presença de vocês dois sempre por aqui. Sei que mesmo sem comentar em todos os posts, vocês sempre estão aqui lendo as postagens. Obrigada pela força de vocês! Abraços!

  5. Pingback: Aikidô - Ensinamentos do grande mestre Ueshiba Morihei | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Curiosidades sobre o sumô | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Budô - Artes Marciais Japonesas | Curiosidades do Japão

  8. may

    O Bushido deveria ser um livro sagrado para todos, sem exceção! Se seguíssemos esse caminho, o mundo seria um lugar bem melhor!

  9. Pingback: Por dentro da mente de um piloto kamikaze - Japao em Foco | Curiosidades do Japão

  10. Jean Isidorio

    Excelente!

  11. Marcia Souza

    Uma das coisas que eu mais gosto no Bushido é a parte do wakashudo — “the way of the young” ou o caminho do jovem que se refere ao relacionamento homossexual entre os samurais, normalmente entre um samurai mais novo (aprendiz) e seu mestre, apontados tanto nos documentos sobre as regras de conduta do bushido quanto literatura da era feudal japonesa. O wakashudo era visto positivamente, e até mesmo encorajado entre os samurais, achavam que o relacionamento entre homens era mais virtuoso.
    É muito interessante perceber que houve um retrocesso na conduta sexual no Japão por causa da abertura para os países ocidentais, onde só então o relacionamento entre homens passou a ser mau visto.

  12. @mar@MARCVIN252000:disqus

  13. Thomaz Yamada

    Só uma observação. O problema não está em ser capitalista ou comunista.
    O problema está na desvirtuação do ser humano.

  14. samuel

    Adorei tudo sobre o Bushido,eu já era apaixonado pela cultura japonesa e agora minha paixão só aumentou.Tudo tão simples,prático,sábio e nada materialista,diferente do que vejo aqui no Brasil.

  15. samuel

    Nossa.que interessante amiga! Eu não conhecia o Wakashudo,vou ler mais sobre o assunto,adorei.

  16. Ivan Maia

    Excelente post! Excelente blog! Meus parabéns! Sou um amante do Japão e de sua cultura milenar. Pratico as artes do Bujutsu desde menino, e muito do meu trabalho e ensinamentos – quase todo, na verdade – é baseado no bushido e nas artes samurai. Muito obrigado pelo acréscimo, me agradou demais. Caso queira conhecer um pouco do meu trabalho de AJUDAR PESSOAS, meu site é o http://www.ivanmaia.com, e minha Fan Page é facebook.com/IvanMaiaTreinamentos. Estou às suas ordens e, agora, fã de seu blog e sempre por aqui. Fique bem! Domo arigato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *