Os Chás Mais Consumidos no Japão

Itoen Oi Ocha série

Quais são os chás mais consumidos no Japão?

Como sabemos, os japoneses são grandes consumidores de chá (お茶, ocha) e podemos dizer que esta bebida está intrinsecamente ligada à cultura e gastronomia japonesa. O chá mais popular no Japão é sem dúvidas nenhuma o chá verde , especialmente por ser o elemento central do Chanoyu (Cerimônia do Chá).

O chá verde foi trazido da China e acabou se tornando uma bebida tradicional dentro da sociedade japonesa, sendo símbolo de sofisticação, status e etiqueta. É consumido tanto em lanches da tarde como em ocasiões especiais, onde é saboreada juntamente com doces tradicionais japoneses, chamados de Wagashi.

Chá verde e wagashi

Em passeios ao ar livre, é comum as famílias levarem garrafas térmicas com chá verde, como um acompanhamento para obento. Há muitas lojas no Japão que são especializadas em chá. A bebida também está sempre presente em restaurantes e há também muitas versões industrializadas em máquinas automáticas, lojas de conveniência como Lawson e Seven Eleven e supermercados.

No verão é mais comum encontrarmos chá gelado, enquanto que no inverno, há uma grande variedade de chás quentes. Os japoneses adoram tomar chá o ano todo e há uma grande variedade de marcas de chás prontos para atender esta demanda.

Chás engarrafados populares no Japão

Uma das marcas mais populares é a Itoen, com a
sua série Oi Ocha:
Da esquerda para a direita:

1. Oi Ocha Ryokucha
2. Oi Ocha Koi Aji
3. Oi Ocha Hojicha
4. Oi Ocha Genmaicha
5. Oi Ocha Ryokucha
(versão aquecida)
6. Oi Ocha Koi Aji
(versão aquecida)
7. Oi Ocha Ryukucha (versão instantânea)

Os chás mais populares no Japão

A cultura do chá é fortíssima no Japão e se você é um apreciador desta bebida tradicional milenar, então vai encontrar o seu lugar na terra do sol nascente. Existe uma grande variedade de tipos. Veja alguns dos mais consumidos.

 

Ryokucha (chá verde): gyokuro, sencha, bancha

Ryokucha (chá verde)

O chá verde (Camellia sinensis) é, sem dúvida, o chá mais popular no Japão. Existem vários tipos que se diferenciam conforme o tempo de colhimento das folhas e a sua exposição ao sol. Os três tipos mais comuns são: Gyokuro, Sencha e Bancha.

Gyokuro é a versão mais pura do chá verde. Suas folhas são protegidas da luz solar semanas antes de serem colhidas na primeira temporada, o que ajuda a manter sua qualidade nutricional. Por causa disso, este chá é mais caro que os demais.

Já o Sencha é feito com folhas colhidas também durante a primeira rodada de colheita, porém suas folhas não são protegidas do sol como no Gyokuro. Por último, vem o Bancha, um chá mais suave, cujas folhas são colhidas no verão. Este chá de cor acastanhado é servido gratuitamente em restaurantes japoneses.

 

Matcha (chá verde em pó)

Macha (Chá verde em pó)
Maccha é o tipo de chá verde servido em cerimônias do chá (Chanoyu). Suas folhas de alta qualidade são secas e moídas até se transformarem em um pó fino pó, que depois é misturado com água quente. Dizem que o seu sabor é bastante forte e amargo e por causa disso, pode não agradar todos os paladares. O Matcha também é muito usado em doces e sorvetes no Japão. Tem até Kit Kat com sabor Matcha.

Konacha (chá verde residual)

Konacha (chá verde residual)

Konacha é um chá feito a partir da mistura de vários tipos de chás, incluindo o chá verde em pó, brotos e pequenas folhas de chás que sobraram após o processamento do Gyokuro ou Sencha. Por ser considerado um chá de qualidade inferior, é comum encontra-lo gratuitamente em diversos restaurantes no Japão.

Hojicha (chá verde torrado)

Hojicha (chá verde torrado)

Hojicha se caracteriza por suas folhas serem assadas durante o processamento, deixando sua cor marrom-avermelhada. O calor da torrefação também provoca alterações químicas nas folhas, fazendo com que o chá de Hojicha seja mais doce e tenha uma aroma suave e caramelizado. Por ser bem leve e naturalmente adocicado, este chá é frequentemente servido para crianças e idosos.

Genmaicha (chá verde com arroz torrado)

Genmaicha (chá verde com arroz torrado)

Genmaicha é o chá a partir de grãos não polidos de arroz integral Genmai que são torrados e misturados com folhas de chá. O genmai assado faz com que o chá adquira uma cor amarelada e um sabor especial. O Genmaicha é normalmente servido como um substituto ao chá verde normal. Também é chamado de “Chá Pipoca”, pois é normal alguns grãos de Genmai estourarem durante a torrefação.

Oolongcha (um tipo de chá chinês)

Oolongcha (um tipo de chá chinês)

Chá Oolong é um tipo de chá chinês onde são usadas folhas oxidadas (folhas que são deixados por conta própria em uma sala climatizada até que naturalmente fiquem mais escuras, devido à exposição ao oxigênio), sendo depois submetidas ao calor para interromper o processo de oxidação. Oolong possui muitos sabores e variedades diferentes e seu sabor pode ser doce e frutado, ou grosso e lenhoso. Este chá de cor marrom é muito apreciado no Japão e pode ser consumido quente ou frio.

Kocha (chá preto)

Kocha (chá preto)

Kocha significa literalmente “chá vermelho” e se refere a sua cor marrom avermelhado, embora seja chamada popularmente de chá preto. Existe vários tipos de Kocha, dependendo do grau de oxidação das folhas (bem superior ao do chá Oolong). Kocha é facilmente encontrado em cafés e restaurantes de estilo ocidental.

Jasmine-cha (chá com flores de jasmim)

Jasmine-cha (chá com flores de jasmim)

Chá de jasmim é mais popular em Okinawa do que no resto do Japão. Em Okinawa, este chá é conhecido como Sanpincha. É feito através da combinação de flores de jasmim e chá verde ou chá oolong, o que faz com que o chá adquira um sabor e um aroma sutil e florado, bem diferente dos demais chás consumidos no Japão.

Mugicha (chá de cevada)

Mugicha (chá de cevada)

Mugicha é um chá feito por infusão de cevada torrado em água. Possui um sabor levemente amargo e queimado, o que não agrada a todos os paladares. A bebida é servida fria especialmente durante o verão, e alguns consideram que este chá é o mais indicado para as crianças, porque ele não contém cafeína.

Kombucha (chá de Kombu)

Kombucha (chá de Kombu)

Kombucha é uma bebida feita a partir de fatias ou pó de algas kombu em água quente. Muitos de nós podem estranhar o sabor do chá de algas por ele ser levemente salgado. Este chá às vezes é servido em alguns ryokans (hotéis tradicionais japoneses) como uma forma de recepção de boas-vindas.

Sobacha (Chá de trigo sarraceno)

soba-cha (chá de trigo terraceno)

Soba-cha é feito a partir de sementes de trigo sarraceno torrado, tem sabor maltado e pode ser consumido quente ou frio. Dizem que este chá possui propriedades antioxidantes e desintoxicantes, além de ser rico em fibras, o que ajuda a dar sensação de saciedade e sendo um bom aliado para quem está de dieta.

Amacha (Chá de Hortênsia ma-cha)

ama-cha (Chá de Hotênsia)

Amacha significa literalmente “Chá doce” e refere-se ao seu sabor naturalmente doce (resultado da presença de dulcin). É feito de com folhas fermentadas de hortênsia (Hydrangea macrophylla). Este chá é bastante consumido durante cerimônias de comemoração do Kambutsue (aniversário do Buda), no dia 8 de abril.

Ochazuke (Arroz com Chá verde)

Ochazuke (Arroz branco e chá verde)

Ochazuke na verdade não é nome de chá e sim de um prato muito consumido no Japão. Trata-se de um prato que combina dois ingredientes essencialmente japoneses: arroz branco e chá verde. Em um chawan (tigela) coloca-se uma porção de gohan (arroz branco japonês cozido) e depois acrescenta-se temperos prontos e chá verde quente, resultando em um tipo de ensopado de arroz.

Embora este prato seja bem popular no Japão, a combinação de arroz e chá pode não agradar o paladar da maioria dos ocidentais. E você? Aprecia algum tipo de chá? Compartilhe conosco suas preferências… 🙂

Fontes de pesquisa: Japan Guide

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. muito legal a maioria e cha verde com tal coisa esse posti me fez lembrar de quando meu pai e minha mãe fomos ao japão ja que minha mae e japa eu tomeiiiiiiiiiiiii muito cha tomei muitos que foram citados ai

    Quadro ideias de Katsuya

    bom como estou sem muitas ideias pensei que vc poderia colocar o quanto os japas gostam de series dramaticas e amanha tam E Dance Academy não sei se teve a oportunidade de assistir e na nhk as 9.30 toda sexta

    tambem vc poderia postar algumas bandas japonesas como the gazette nightmare etc

    bom lembre se são sugestoes para te ajudar(to meio sem ideia hj)

  2. vc tambem pode falar sobre os campeonatos de luta de mini robos no japão sugestoes

  3. Rodrigo

    Gosto muito de chas, preferindo bebê-los gelados.
    Dos que você citou já tomei alguns, tenho curiosidade pelo Oolong, me disseram que é muito bom

  4. Japão em Foco

    Oi Katsuya!
    Obrigada pelas sugestões! Fique à vontade para dar mais sugestões. Confesso que ando com um pouco de falta de tempo, mas assim que possível pesquisarei sobre os assuntos que mencionou!

    Oi Rodrigo!
    Eu cresci bebendo Kocha (chá preto). No Japão aprendi a gostar de outros chás, menos os que são muito amargos como o matcha por exemplo. O bancha é bem suave e gostoso!

    Abraços!

  5. Konnichiwá! Adorei o post e do que eles falam…hummm…kkkk! Eu gosto muito de chá de jasmin, Banchá puro e com leite também acho que fica muito bom (só q com leite é mais da cultura britânica… ;)) Eu não gosto muito do kocha porque acho muito amargo…
    Fiquei com curiosidade de esprementar o amacha, kombucha, hojicha e o oolongcha será que algum desses tem pra vender aqui no paraná (no mercado municipal de curitiba especificamente…heheheh)?

    Abraços, Laura

    P.S: Uma pergunta: por acaso, o konacha é parecido com o mate de chimarrão??

  6. Pingback: Hana Yori Dango - Melhor Dango do que Flores | Curiosidades do Japão

  7. Japão em Foco

    Oi Laura!
    Eu tomava muito kocha, apesar dele ter um fundinho amargo mesmo rs. quanto ao konacha, eu até já tomei no Japão, mas não me recordo mais do gosto… faz muito tempo que não tomo! Mas eu acho que o mate do chimarrão deve ser mais amargo que o konacha! Eu aprendi a gostar de chá com leite no Japão, pois lá tem umas versões enlatadas que vendem nas máquinas automáticas que são uma delícia. Abraços!

  8. Pingback: Tsukemono - Verduras e Legumes em Conserva | Curiosidades do Japão

  9. elinaider martins

    muito show .curto td isso.

  10. Adriana

    Ai que delícia de post! Que tal tomarmos um Kocha?, ou um Amacha (esse nunca tomei!!!) Vou procurar aqui em São Paulo! Saudações querido! Grata 😉

  11. ANA

    Oiiiii, sou apaixonada por chás, só que não tive a oportunidade de tomar alguns desses que foram mencionados.
    Uma curiosidade, no japão tomam chá feitos de raízes como o gengibre e há ocasião pra isso? Desculpe se for uma pergunta sem nexo.
    Gostaria de saber sobre a historia do surgimento do chá.
    De seus benefícios para saúde.
    Agradeço desde já.
    Bjs.

  12. Roseli Munhoz Ishizaki

    Morei 9 anos no Japão e não abro mão do matcha, geralmente servido em féstas e serimonias…..
    Atualmente morando no Brasil, mas minha filha ainda móra no Japão….e me manda sempre meu preferido…..Matcha…adóro…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *