Os famosos Ovos Pretos de Owakudani

Kuro Tamago (Ovo Preto de Owakudani)

Kuro Tamago (Ovo Preto de Owakudani)

Owakudani é uma região vulcânica localizado em Hakone, província de Kanagawa, muito conhecido no Japão por suas águas termais. Mas além das suas águas termais, há outra razão responsável por atrair uma multidão ao local. É o Kuro Tamago (ovo preto), um alimento muito popular na região. A razão dos ovos terem esta cor negra é porque são cozidos em águas vulcânicas compostas por enxofre.

A procura é tão grande que existem filas gigantescas do lado de fora de qualquer uma das lojas que vendem o Kuro Tamago em Owakudani. Eles são normalmente vendidos em embalagens com 5 ovos por míseros 500 ienes (cerca de 10 reais). Mas você deve estar se perguntando por qual razão o Kuro Tamago é tão popular, mesmo tendo esse aspecto no mínimo estranho, não é mesmo?

É por causa de uma lenda antiga que diz que se uma pessoa comer um Kuro Tamago, prolongará sua vida por mais 7 anos. Melhor ainda se comer dois Kuro Tamago: Serão 14 anos a mais. O tal poder viria de uma estátua Jizo (Enmeijizoson) que transfere a longevidade aos ovos durante o seu cozimento nas águas termais.

Owakudani Kuro Tamago

Lenda ou não, o fato é que a maioria das pessoas que vão até Owakudani, acredita de verdade nos poderes medicinais do Kuro Tamago. Mais do que isso, acreditam que o Kuro Tamago é de fato um verdadeiro elixir da juventude e da longevidade.

Mas por ser cozido no enxofre não faz mal à saúde? Bom, apesar das cascas dos ovos ficarem pretas devido a uma reação química causada pelo enxofre, os especialistas dizem que os ovos podem ser consumidos sem problemas, já que pequenas quantidades de enxofre são frequentemente utilizados na medicina.

Os ovos são cozidos nas águas termais naturais a uma temperatura de 100 ℃. Toda a área tem um forte cheiro de ovos podres e portanto não é o local mais indicado para ser visitado por pessoas que tenham um estômago mais sensível.

Apesar do enxofre causar um odor nada agradável, pouco interfere no sabor do ovo, segundo quem já provou. Ao descascar o ovo, o que se encontra é um ovo cozido como qualquer outro, embora digam que a diferença está nas propriedades especiais do Kuro Tamago, que ajudam a melhorar a saúde geral e a expectativa de vida.

Porém, segundo a lenda, só se pode comer no máximo dois ovos e meio para garantir 17,5 anos de sobrevida. Ou seja, não é recomendável comer mais do que isso. Só que ainda não descobri o porque. Agora fica uma pergunta no ar: Será que o Kuro Tamago é um dos segredos de longevidade dos japoneses?:lol:

Kuro Tamago (Ovo Preto) em Owakudani

Hello Kitty Kuro Tamago

Não sei qual a razão (quem sabe marketing), mas a Hello Kitty acabou se tornando a mascote do Kuro Tamago em Owakudani. Lá você poderá comprar muitos souvenires e lembrancinhas com a Hello Kitty associada ao Kuro Tamago.

Hello Kitty Kuro Tamago

Veja Também:
* Monte Osore – Um lugar sagrado e misterioso no Japão
* Santuário de Itsukushima – Vale a pena conhecer
* Templo Kosanji em Hiroshima

Curiosidades sobre Owakudani e Hakone

Owakudani fica localizado em um vale vulcânico, formado por caldeiras de água quente natural. O local é cheio de piscinas naturais que soltam vapores quentes carregadas de sulfeto de hidrogênio e dióxido de enxofre. A paisagem circundante é formada por muitas montanhas, entre elas o Kamiyama e o Komagatake.

Lago Ashinoko, em Hakone, Kanagawa Ken
Em Hakone, tem ainda o lago Ashi, conhecido também por Ashinoko e Lago Hakone. Este é um dos lagos mais conhecidos no Japão, formado há mais de 60 mil anos atrás por erupções vulcânicas. Deste lago, se pode apreciar o Monte Fuji. Existem funitels (teleféricos) que também oferecem uma bela vista da região.

Vídeos de Owakudani


Link do vídeo (YouTube)


Link do vídeo (YouTube)

Fonte de Pesquisa: Must Love Japan , Owakudani Kuro Tamago

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. qui legal deve ser bom ruim?isso eu quero descobrir, o japão em foco nao e so um site de curiozidades tambem da muitas dicas de onde visitar

  2. Rodrigo

    Esse lugar é um dos que tive a honra de conhecer pessoalmente no Japão.
    Realmente o odor de enxofre é forte, mas você acaba se acostumando. Me lembro que os ovos subiam brancos por uma pequena cesta numa espécie de mini teleférico até o local onde eles os deixavam pendurados cozinhando.
    O Owakudani ou Jigokudani me lembrou dos 8 Jigoku de Beppu, acho que daria um post lgl!
    Abraços, ótimo post!

  3. Douglas Bezerra

    Parece ovo enrolado por alga, é um pouco estranho, porém gostaria de experimentar.
    Abraços!

  4. Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Obrigada a todos que comentaram! 🙂
    Eu ainda não experimentei o Kuro tamago! Quem sabe uma dia eu possa ter a oportunidade, ainda mais levando-se em conta a superstição de ganhar alguns anos a mais de vida hehehe ;). Rodrigo, valeu pela sugestão sobre os “8 Jigoku de Beppu” (Os 8 Infernos de Beppu). Realmente são lugares bastante inusitados para visitar no Japão ;). Abraços a todos!

  5. Pingback: Spas exóticos do Kowakien Hakone Yunessun | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: O Vale do Inferno onde vivem os macacos da neve | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *