Oshibori Art – Origami feito com toalhinhas de mão

Oshibori Origami Art - Arte nas toalhinhas de mão

Oshibori Art – Origami feito com toalhinhas de mão
Se você mora ou já morou no Japão, deve conhecer bem o Oshibori (おしぼり), aquelas toalhinhas úmidas servidas em bares e restaurantes, que no verão são geladas e no inverno são quentinhas. São também chamadas de Otefuki (お絞り) e são entregues aos clientes, devidamente esterilizada e embalada, assim que se sentam à mesa, juntamente com um copo de água ou xícara de chá.

Com essa toalhinha , os clientes se limpam e refrescam antes de se servirem. Logo que chegamos ao Japão, até estranhamos nas primeiras vezes, simplesmente por falta de hábito, mas depois que acostumamos, sentimos uma falta danada dessas toalhinhas quando voltamos para o Brasil. Eu pelo menos sinto muita falta.

Oshibori, as toalhinhas usadas nos restaurantes

A palavra “oshibori” é originária da palavra “shiboru” (絞る), que significa “espremer” ou “torcer”. Já o termo “otefuki”, vem de “te” (手) (mão) e fuku (拭く) (limpar), senso referida como “toalha de mão”. É um hábito de higiene muito difundido no Japão, que teve origem no Período Edo (1603-1868), em uma Pousada chamada Hatago, porém só se popularizou realmente após a 2° Guerra Mundial.

Aproveite para ler também:
História e Origem do Origami
Akira Yoshizawa, o “Pai do Origami Moderno”
11 de Novembro – Dia Mundial do Origami
Moneygami by Hasegawa Yosuke

Oshibori Origami Art ( おしぼりアート )


De uns tempos pra cá, começou a moda do Oshibori Art, que é uma espécie de origami que se faz a partir dessas toalhinhas de mão. Na internet há vários sites ensinando como fazer Origami com o Oshibori, que mesmo com toda a sua simplicidade fica super legal e criativo. Também é chamada de Towel Art!

Oshibori Origami Art Oshibori Origami Art Oshibori Origami Art 19


Geralmente são fáceis de fazer e não requer muita habilidade. Muitos lugares como pousadas e hotéis usam essa arte para dar um ar diferenciado ao ambiente. Além disso, são fáceis de fazer – Você pode aprender e fazer o Oshibori Art em sua casa, para algum evento, como reuniões de família com os que ocorre no fim de ano por exemplo. Mesmo que você não tenha nenhum Oshibori, dá para fazer com qualquer tipo de toalhinha de mão ou guardanapo de pano.

Origami Art

Oshibori Origami Art
Sasagawa Issamu, esse cara aí da foto de cima é um artista em Oshibori Origami Art. Ele já lançou dois livros com 150 diferentes diagramas de Oshibori Art, chamados de “Cho Ukeru Oshibori no Tsukurikata”, onde ele ensina a fazer vários bichinhos como pintinhos e gatinhos. Ele tem também um site, o Oshibori Art e criou também um aplicativo para Iphone, onde ele ensina essa arte.

Segundo ele disse em uma entrevista:Pode ser que o Oshiburi Art não tenha sido inventado por mim, mas provavelmente, eu sou aquele que fui mais longe nessa arte do que qualquer pessoa“. O Oshibori Origami é mais fácil do origami tradicional, e mais divertido, também!

Pelo menos para quem tem dificuldades com as complexas dobraduras de papel. Se você quer aprender a fazer esse tipo de Origami, dá uma olhada nesses sites: Oshibori Art e Ameblo. Tem tutoriais de vários modelos. Espero que gostem! Vejam dois vídeos abaixo com o passo a passo de um coelhinho e um pintinho:


Achei muito legal esse vídeo:

Quer Aprender Japonês?

9 Comentários

  1. 角田マルシア

    bastante interessante 😛 💡

  2. Douglas

    Ficam bonitas as toalhinhas em formas diferentes, nem deve dá vontade de usar depois de fazerem as dobraduras ^^

  3. Japão em Foco

    Ou Douglas e 角田マルシア!
    Que bom que vocês gostaram das dobraduras de Oshibori!
    Ficam mesmo uma graça né! rs
    Abraços!

  4. Pingback: Izakaya, os bares tradicionais japoneses | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: Rakugo - Entretenimento Tradicional Japonês | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Itadakimasu e Gochisōsama deshita | Curiosidades do Japão

  7. Cléida

    Amei. Vou tentar fazer.Parabéns p/ linda arte. Grata!

  8. Japão em Foco

    Oi Cléida!
    Que bom que gostou! Espero que consiga fazer! Abraços!

  9. Pingback: Significado do termo kawaii no Japão | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *