Oshino Hakkai, uma aldeia de beleza cênica aos pés do Monte Fuji

Oshino Hakkai

Oshino Hakkai, uma aldeia épica aos pés do Monte Fuji

Aos pés do Monte Fuji, encontra-se uma área turística chamada Oshino Hakkai (忍野八海). Antigamente esta área era um lago que se formou durante uma grande erupção 1.200 anos atrás. Mas após outra grande erupção ocorrida séculos depois, este lago secou, restando oito pequenas lagoas naturais de água cristalina.

A oito lagoas de Oshino Hakkai são alimentadas pelo derretimento da neve das encostas do Monte Fuji. As camadas porosas de lava filtram a água que desce da montanha, resultando em nascentes com água muito limpa e transparente, que abastecem as lagoas naturais.

Oshino Hakkai (hitour.cc)

A população que vive na região sente-se orgulhosa pela pureza da água, dizendo inclusive que é a melhor de todo o Japão. Oshino Hakkai está localizado no lado nordeste do Monte Fuji, província de Yamanashi, entre os lagos Kawaguchi e Yamanaka. O local é designado como tesouro natural nacional.

Muitos acreditam que o Monte Fuji seja uma montanha espiritual. Por esta razão, as lagoas de Oshino Hakkai são chamadas de “Primavera de Deus”. O local é muito procurado pelos fotógrafos que querem retratar as quatro estações do ano e o reflexo dessas imagens nas águas cristalinas das lagoas.

Oshino Hakkai (oshino.jp)

As oito lagoas de Oshino Hakkai

Durante o período Edo, era comum as pessoas se banharem nessas águas como forma de purificação antes de subir ao topo do Monte Fuji. As oito lagoas são próximas uma das outras e estão relacionadas com os oito reis dragões, segundo o folclore japonês.

As oito lagoas chamam-se: Deguchi-ike, Okama-ike, Sokonashi-ike, Choshi-ike, Waku-ike, Nigori-ike, Kagami-ike e Shobu-ike. Cada lagoa foi nomeada de acordo com suas características. Por exemplo, Sokonashi-ike significa “sem fundo”, devido à sua capacidade de arrastar coisas para o fundo.

Deguchi-ike é a maior das lagoas e o mais isolado em relação às outras. Deguchi significa saída e leva esse nome por estar localizada próxima à saída do local. Já Okama-ike é a menor das lagoas e significa chaleira e foi nomeada assim por causa da água quente e borbulhante que paira em sua superfície.

A lagoa Choshi-ike tem esse nome por se parecer com uma bandeja com uma longa alça. Já a lagoa Kagami-ike significa espelho e levou esse nome porque ele reflete a imagem de Fujisan. Shobu-ike é dito ser cercado por flores de iris (Shobu) e na época de floração a área fica impregnada com o seu perfume.

Kagami-ike (100-japan.at.webry.info)

Waku-ike significa quadro e refere-se ao cone invertido perfeito do Monte Fuji refletido em suas águas. A lagoa Nigori-ike, como o nome indica, tem algumas áreas onde a água é um pouco turva (nigori), no entanto, dizem que durante a primavera as águas tornam-se mais límpidas e transparentes.

Museu Hannoki Bayashi Shiryokan

Uma das atrações de Oshino Hakkai é o Hannoki Bayashi Shiryokan, um pequeno museu ao ar livre. O museu foi construído com telhado tradicional de palha e dentro dele encontra-se várias ferramentas agrícolas, utensílios domésticos, armaduras de samurai, além de armas usadas por eles.

Para entrar no museu paga-se uma pequena taxa de ¥ 300. Algumas das lagoas (Choshi-ike e Sokonashi-ike) estão localizados nesta área. Você ficará impressionado com as lagoas de água cristalina e repletas de peixes.

Há ainda um centro comercial com restaurantes, ryokans (hotéis tradicionais) e lojas que vendem alimentos locais, artesanato e souvenires. Esta área costuma ser lotada de turistas vindos de todo o Japão. Sem dúvida nenhuma, Oshino Hakkai é um lugar incrível que merece estar em seu roteiro no Japão.

Oshino Hakkai (photozou.jp)

Vídeos com imagens de Oshino Hakkai


Assistir vídeo de Oshino Hakkai

Informações sobre Oshino Hakkai


Endereço: 〒 401-0511 Shibokusa, Oshino-mura, Minamitsuru-gun, Yamanashi
TEL: 0555-84-4222
Horário de Funcionamento: 9:00-17:00
Taxa de entrada: A visita é gratuita, exceto para visitar a lagoa Sokonuke-ike e o museu Hannoki Bayashi Shiryokan.
Como chegar: Pegue a linha Fujikyuko até à estação Fujisan e de lá pegar um ônibus até as estações Ohashi ou Oshino-Hakkai-Iriguchi. A partir de qualquer dessas duas estações é uma caminhada de cinco minutos até Oshino Hakkai. Ou então, descer na estação Kawaguchiko e pegar o ônibus local para Oshinohakkai (20 min.)
Website: www.vill.oshino.yamanashi.jp
Referências: Yamanashi-kankou, Travel Around Japan

Quer Aprender Japonês?

  • Américo Tsugitóshi Itokázu

    Local deslumbrante, paradisíaco! Anotado na minha caderneta para visita obrigatória na próxima viagem à Terra do Sol Nascente!

  • Shigeaki Nozaki

    Que local mágico! Já anotei a dica! obrigado!