Osoroi: A mania japonesa de usar roupas iguais ou combinadas!

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

osoroi

Além de estarem localizados em lados opostos no globo, temos a sensação de que há muitas coisas relacionadas às culturas oriental e ocidental que também são opostas. Como exemplo podemos citar alguns costumes presentes no modo de vestir. Enquanto que a maior parte dos ocidentais não curtem muito a ideia de encontrar pessoas com trajes iguais ou parecidos aos que estão vestindo, os orientais parecem não se incomodar muito com isso.

No Japão e outros países asiáticos como China e Coreia do Sul é comum encontrarmos casais ou amigos combinando vestimentas. O nome desta prática chama-se Osoroi (おそろい), a forma adjetiva de sorou (そろう), um verbo que significa “tornar-se completo” ou “ser igual”.

Recentemente, um casal japonês com o codinome de Bon e Pon, conquistou a internet por postar fotos no Instagram onde aparecem com trajes correspondentes e com estilo super sofisticado. Juntos há 37 anos, o casal mantem esse ritual desde o início do relacionamento. É muita fofura né? Não é a toa que o casal tenha quase 400 mil seguidores na rede social.

Mas você deve estar se perguntando: qual o motivo do “osoroi” ser tão popular entre os asiáticos? Os motivos podem ser vários, mas o mais importante é que trata-se de uma demonstração de afeto entre o casal ou entre amigos. Não existe hora e nem lugar para o “Osoroi”. A oportunidade pode surgir a qualquer momento, durante um passeio, por exemplo.

“Osoroi” também pode envolver um grupo de pessoas. Basta apenas que exista afinidade entre os envolvidos. E vale lembrar que a popularidade ocorre especialmente entre os jovens. Um lugar onde vemos muitos praticantes de “Osoroi” é na Tokyo Disneyland. E não podemos negar que a áurea desse local tem tudo a ver com esse modo de se vestir.

Outro motivo da popularidade do “Osoroi”, é que tal prática rende boas fotos nas redes sociais ou nas tradicionais máquinas purikura. No começo eu achava estranho quando via pessoas usando exatamente as mesmas roupas, sapatos e acessórios. Mas logo mudei de ideia e pensei que é uma excelente maneira de mostrar conexão com as pessoas que gostamos.

E você? O que acha do “Osoroi”? Toparia fazer junto com seu namorado (a) ou amigos (as)? 🙂 Deixe sua opinião. E aproveite para dar uma olhadinha em outros exemplos abaixo.

Fonte: wowsabi.co

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *