Parques Nacionais do Japão – Parte 2

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

aso kuju national park

Parques Nacionais do Japão – Parte 2

Continuando o artigo sobre os Parques Nacionais do Japão (Kokuritsu Koen), vamos conhecer os demais parques em outras regiões: Honshu, Kansai, Chuugoku, Shikoku, Kyushu e Okinawa.

Parques Nacionais de Honshu 

Parques Nacionais de Honshu

1. Chuubu-Sangaku Kokuritsu Koen

* Designação: 1934/12/04 Área: 1,743.23 mt²
* Abrange as províncias de Nagano, Gifu, Toyama e Niigata

O Parque Nacional Sangaku Chubu é cercado por uma cadeia de montanhas e por belas paisagens naturais e vistas alpinas. Os locais mais visitados no parque são o Kamikochi, em Nagano, o Tateyama Kurobe Alpine Route, em Toyama, além de várias cidades de águas termais e estâncias de esqui.

2 Hakusan Kokuritsu Koen

* Designação: 1962/11/12 Área: 47.700 ha
* Abrange as províncias de Fukui, Gifu, Ishikawa e Toyama

O Parque Nacional Hakusan é famoso por causa do Monte Hakusan, que é considerada como uma das três montanhas sagradas do Japão, juntamente com o Monte Fuji e Mt. Tateyama. Também é rica em flora e fauna, sendo um habitat para muitos ursos pretos e antílopes.

3. Minami Alps Kokuritsu Koen

* Designação: 1964/06/01 Área: 35.752 ha
* Abrange as províncias de Yamanashi, Nagano e Shizuoka

O Parque Nacional dos Alpes Minami é cercado por montanhas com mais de 3.000 m, incluindo o Mt. Kitadake (3,192m), o segundo pico mais alto do Japão. Tem ainda os Mt.Komagatake, Mt. Senjogatake e Mt. Akaishidake, sendo portanto um parque muito procurado por quem gosta de fazer montanhismo. Neste parque passa muitos rios como o Fuji, Oi e Tenryu, além de uma paisagem belíssima, cercada por uma vegetação nativa.

Parques Nacionais de Kansai

Parques Nacionais de Kansai

1. Ise-Shima Kokuritsu Koen

* Designação: 1946/11/02 Área: 55.544 ha
* Abrange a província de Mie

O Parque Nacional Ise-Shima se caracteriza por muitas ilhotas e baías como Toba, Matoya, Ago e Gokasho. No interior do parque tem o Monte Asamagatake e alguns locais com grande importância histórica, cultural e religiosa como o Ise Jingu, Meoto Iwa e Kongosho-ji. Este parque também chama a atenção por suas florestas de cedros e pinheiros vermelhos.

2. Yoshino-Kumano Kokuritsu Koen

* Designação: 1936/02/01 Área: 59.798 ha
* Abrange as províncias de Mie, Nara e Wakayama

O Parque Nacional Yoshino Kumano é famoso pelas cordilheiras Kii, local muito procurado para peregrinações budistas. Tem muitos rios, cachoeiras, grandes penhascos contornando o mar e muitas montanhas como o Mt. Odaigahara, Mt. Omine e Mt. Yoshino, conhecido pelas suas flores de cerejeira.

Parques Nacionais de Chuugoku e Shikoku

Parques Nacionais de Shikoku

1. Sanin Kaigan Kokuritsu Koen

* Designação: 1963/07/15 Área: 8.784 ha
* Abrange as províncias de Tottori, Hyogo e Kyoto

Este é um parque que se estende por 75 km de litoral ao longo da costa do Mar do Japão. O parque inclui atrações como Kinosaki Onsen, uma bela costa rochosa e as dunas de areia de Tottori, as maiores do Japão.

2. Daisen-Oki Kokuritsu Koen

* Designação: 1936/02/01 Área: 35.053 ha
* Abrange as províncias de Okayama, Shimane e Tottori

Este parque abrange uma área com muitas montanhas como o Mt. Sanbe, Mt. Kenashi, Mt. Hiruzen e Mt. Daisen, o pico mais alto da região de Chugoku. O parque também abriga a ilha Oki, a Península de Shimane e vários penhascos e cavernas esculpidas pela erosão marítima ao longo de centenas de anos.

3. Setonaikai Kokuritsu Koen

* Designação: 1934/03/16 Área: 62.790 ha
* Abrange Mar Interior de Seto

Este parque contém cerca de 3.000 ilhotas no Mar Interior de Seto, fazendo fronteira com 10 províncias.

Há nada menos do que seis pontes que cruzam o Mar Interior de Seto e as paisagens vistas dessas pontes são realmente incríveis.

Há muitas praias de areia branca e pinheiros verdes, tais como as encontradas ao longo da costa de Shibukawa e Keino-Matsuno.

4. Ashizuri-Uwakai Kokuritsu Koen

* Designação: 1972/11/10 Área: 11.166 ha
* Abrange as províncias de Ehime e Kochi

O Parque Nacional Ashizuri-Uwakai é um parque nacional localizado ao sudoeste da ilha de Shikoku. Um dos pontos turísticos mais conhecidos é o Cape Ashizuri, ao sul da ilha, por causa da sua extensa vegetação subtropical e suas falésias rochosas que oferecem vistas excelentes do Oceano Pacífico.

Parques Nacionais de Kyushu

Parques Nacionais de Kyushu

1. Saikai Kokuritsu Koen

* Designação: 1955/03/16 Área: 24.646 ha
* Abrange a província de Nagasaki

O Parque Nacional Saikai Kokuritsu Koen está localizado no noroeste de Kyushu e regiões costeiras da Península Matsuura. É composto por mais de 200 ilhas, incluindo Hirado, Kujukushima e o Goto (Cinco Ilhas), com suas altas falésias e a Ilha de Fukue, com suas incríveis formações vulcânicas.

2. Unzen-Amakusa Kokuritsu Koen

* Designação: 1934/03/16 Área: 28.287 ha
* Abrange as províncias de Nagasaki, Kumamoto e Kagoshima

Este parque está localizado no centro da Península de Shimabara, incluindo 120 ilhas da área de Amakusa. Tem ainda o Monte Fugen, famoso pelos vestígios da atividade vulcânica que ocorreu em 1990. A região também é conhecida por seus onsens e nascentes de água quente.

3. Aso-Kujuu Kokuritsu Koen

* Designação: 1934/12/04 Área: 72.678 ha
* Abrange as províncias de Kumamoto e Oita

Este parque tem muitos vulcões e a maior caldeira vulcânica do mundo, cuja circunferência é de cerca de 90 km. A área Aso tem uma vista magnífica de Aso-Gogaku (cinco montanhas), incluindo um vulcão ativo, o Mt. Naka-Dake. Esta região também é famosa por suas azaleias selvagens.

4. Kirishima-Yaku Kokuritsu Koen

* Designação: 1934/03/16 Área: 57.084 ha
* Abrange as províncias de Kagoshima e Miyazaki

Na área de Kirishima, existem mais de 20 vulcões, incluindo o Sakurajima, um vulcão ativo. No sopé das montanhas, há florestas naturais formadas por carvalhos, pinheiros vermelhos japoneses. A ilha Yakushima é famosa pelo Yaku-sugi (cedro japonês que tem mais de mil anos de idade), como Jomon-sugi e Daio-sugi. A área é designada como Patrimônio Natural da Unesco.

Parques Nacionais de Okinawa

Parque Nacionais de Okinawa

1. Iriomote-Ishigaki Kokuritsu Koen

* Designação: 1972/05/15 Área: 12.506 ha
* Localizado em Okinawa

O Parque Nacional Iriomote-Ishigaki está localizado ao redor das ilhas Yaeyama do Mar da China Oriental. A região está coberta por manguezais e árvores subtropicais, sendo o habitat de muitos animais raros, como o gato selvagem. Entre as ilhas Taketomi e Ishigaki está o maior recife de coral do Japão.

2. Kerama Shoto Kokuritsu Koen

* Designação: 2014/05/14 Área: 3.520 ha
* Localizado em Okinawa

O Parque Nacional Kerama Shoto está localizado em torno das Ilhas Kerama, compreendendo uma área entre os municípios de Tokashiki e Zamami. O dia da criação do parque (5 de março) coincide com o Dia Coral. O parque se caracteriza por praias de águas cristalinas e de areia branca.

Referências: Japan Guide, Wikipedia
Imagens: Wikimedia Commons

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Pingback: Parques Nacionais do Japão | Curiosidades do Japão

  2. Rubens Onishi

    Parabens pelo belo trabalho.
    Muito bom mesmo, moro no Brasil, fui apenas uma vez ao Japao, nao tive o prazer de conhecer nenhum parque que consta acima.
    Apenas conheci e do Ueno.
    Com estas informacoes, vontade voltar e conhecer.
    Ainda sou jovem, a esperanca nunca morre.
    VOU AINDA. REALIZAR
    Obrigado
    RO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *