Qual faca devo usar no preparo de sushis e sashimis?

Qual faca devo usar no preparo de sushis e sashimis

Dicas Úteis Para Escolher As Melhores Facas No Preparo De Pratos Japoneses!

Se você está iniciando na profissão de sushiman ou se gostaria de começar a fazer sushis e sashimis em casa para a família e os amigos seguindo as técnicas adequadas, confira as principais dicas para que possa escolher as facas ideais para preparar os pratos mais famosos da culinária japonesa.

Parece uma bobagem, mas usar as facas corretas para cada ingrediente e corte faz toda a diferença e garante com que os sushis e sashimis fiquem com mais qualidade, sabor e melhor apresentados.

Existem mais de vinte tipos de facas usadas na culinária japonesa, mas para fazer sushi e sashimi a mais importante é a Yanagiba-bocho. Uma das mais clássicas que não pode faltar no seu armário. Ideal para profissionais que já estão no mercado há muitos anos e também para principiantes, ela apresenta lâmina longa, reta, fina e pontuda.

Pode ser usada para fatiar peixes sem espinha, cortar os makis (rolinhos do sushi) e para fazer guarnições como leque de pepino.

Existem facas Yanagiba industrializadas e também as artesanais, feitas por especialistas. Devido a essa grande variedade de estilos, o modelo pode ser encontrado a partir de R$50 até R$10.000.

Se comparada com as facas comuns, a Yanagiba faz um corte com muito mais precisão e com extrema destreza, é mais fácil de ser manuseada, garante a grossura ideal das fatias e não picota a carne, nem a folha de alga dos rolinhos. Vale muito à pena investir em uma Yanagiba para preparar sashimis e sushis.

A Yanagiba tem o fio de um lado só da lâmina. Existem facas para destros, com o fio para o lado direito, e para pessoas canhotas, com o fio para o lado esquerdo. Além disso, a faca apresenta um degrau na lâmina que sai do cabo para torná-la mais ergonômica para o trabalho e permite que seja usada por todo o cumprimento de sua lâmina da base até a ponta.

Depois que você adquirir a faca curinga, pode investir em outros modelos como a Deba-bocho e Usuba-bocho. A primeira faca japonesa, a Deba-bocho é usada para limpar peixes, tirar as escamas, cortar a cabeça, partir a espinha e fatiar os filés da carne.

Ela apresenta um estilo cutelo, é curta e tem lâmina levemente arredondada. Já a Usuba-bocho é ideal para descascar e cortar legumes. Ela é retangular e bem pesada, seu corte permite laminar fatias bem finas de pepino, cenoura, entre outros ingredientes.

Agora que você já sabe a importância de usar a faca certa para preparar sashimis e sushis, adquira uma Yanagiba e comece a treinar para ficar afiado no preparo dos pratos mais populares da culinária japonesa.

Encontre facas para culinária japonesa na loja Konbini Produtos Orientais na seção de Facas Japonesas.

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *