Receita de Chirashizushi (Sushi Espalhado)

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Receita de Chirashizushi

Entre todos os tipos de sushi, “Chirashizushi” (ちらし寿司) é provavelmente o mais servido nas casas japonesas. Literalmente significa “sushi espalhado”, mas também pode ser chamado por outros nomes como “Barazushi” (ばら寿司) e “Gomokuzushi” (五目寿司). É servido frequentemente em ocasiões especiais, reuniões de família e Hinamatsuri (Dia das Meninas).

É um daqueles pratos em que a receita varia de família para família. Nos restaurantes existem também variedade de coberturas do Chirashizushi, dependendo da região. Pra fazer em casa não existe uma receita exata pois muitas vezes é feito com ingredientes e vegetais que se encontram na geladeira. Há quem prefira fazer Chirashizushi apenas com vegetais.

Como o próprio nome sugere, o arroz preparado é o mesmo de sushi. Entre os vegetais mais usados estão o Kanpyo, bardana, raiz de lótus, cenoura, pepino, ervilha, vagem, Koyadofu, shiitake. Você pode também adicionar omelete cortada em tiras finas e carnes como frango, peixe ou frutos do mar tais como camarão, Unagi (enguia) e Ikura (ovas de salmão).

Receita de Chirashizushi

Ingredientes:
Arroz de sushi cozido
Ervilhas tortas cozidas e cortadas em diagonal
Cogumelos shiitakes secos, hidratados e picados
Aburaage cortado em tiras finas
Cenoura cortada em tiras finas
Raiz de lótus lavada e picada
Kinshi Tamago (omelete cortada finamente)
Ikura Shoyuzuke (ovas de salmão marinado com molho de soja)
Shoga Amazuzuke (conserva de gengibre com vinagre doce)
200ml de caldo Dashi
1 colher de sopa de Saque
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de Molho de Soja
¼ colher de chá de sal

Ingredientes para o Awasezu (Mistura de Vinagre)

1 ½ colher de sopa de vinagre de arroz
Uma colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal

Ingredientes para fazer Kinshi Tamago
2 ovos
2 colheres de chá de açúcar
Uma pitada de sal
Modo de preparo: Em uma tigela adicione todos os ingredientes e misture até dissolver o açúcar e sal. Se achar necessário adicione um pouquinho de água. Despeje a mistura em uma frigideira untada com óleo e frite a folha de omelete dos dois lados. Em seguida pique finamente. O Kinshi Tamago é utilizado na cobertura de diversos pratos japoneses.

Modo de fazer

Junte o caldo dashi à mistura de vinagre e leve ao fogo adicionando o shiitake, cenoura, aburaage e raiz de lótus. Quando levantar fervura, adicione o saque, o açúcar, molho de soja e o sal. Deixe cozinhar até os ingredientes ficarem macios. Reserve.

Tempere o arroz de sushi com tempero de sushi: Para 1 xícara de arroz, misture 1 colher de chá de sal; 1 colher de sopa de açúcar; e 2 colheres de sopa de vinagre suave.

Misture o tempero ao arroz com uma colher de madeira ou plástico com movimentos circulares e de corte. Nesta etapa é importante que o arroz seja resfriado com o auxílio de um leque para permitir que o excesso de água evapore e o tempero seja melhor incorporado ao arroz;

Em seguida, misture ao arroz, o shiitake, cenoura, aburaage e raiz de lótus previamente preparados. Coloque em uma tigela bem bonita e em seguida espalhe o Kinshi Tamago por cima do arroz e adicione as ervilhas tortas, o Shoga Amazuzuke e as ovas de salmão.

Receita de Chirashizushi

Essa é apenas uma sugestão. Você pode usar sua criatividade e usar outros ingredientes a sua escolha, tais como camarão, atum, salmão, kamaboku, gergelim, pepino, etc.

O mais interessante nessa receita é a cobertura alegre e colorida, que nos dá a possibilidade de combinar cores, sabores e texturas. O ideal é colocar no mínimo 5 ingredientes à sua escolha. Não é necessário servir em tigelas individuais, pois uma das características desse prato é estar em uma vasilha bonita no centro da mesa para que todos possam se servir diretamente.

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *