Receita de Hiyashi Chuka, o Macarrão Gelado Japonês!

Receita de Hiyashi Chuka

Hiyashi Chuka (冷やし中華) é um prato japonês típico de verão que consiste em uma combinação de macarrão gelado com ingredientes coloridos como pepino, tomate, cenoura, moyashi, presunto, kinshi tamago (omelete de ovo cortada finamente), frango, ou até mesmo carne de porco grelhada. É um prato muito refrescante e extremamente versátil.

É servido geralmente com um caldo feito com água, vinagre de arroz, molho de soja, açúcar, óleo de gergelim e sementes de gergelim. Hiyashi Chuka é conhecido em Kansai como “Reimen” (冷麺) que significa literalmente “macarrão gelado”. Já em Hokkaido, este prato leva o nome de “Hiyashi Ramen” (冷やしラーメン), que significa “ramen gelado”.

Com as temperaturas nas alturas nada como um prato nutritivo e refrescante não é mesmo? Além disso, é um prato que possui baixas calorias, o que vai muito bem para quem deseja perder peso. É facilmente adaptável ao paladar de qualquer pessoa. Se você é vegetariano, pode excluir qualquer ingrediente de origem animal e utilizar somente vegetais.

Quanto ao macarrão, você pode usar Chukamen (estilo chinês), Mifun (feito de arroz) ou Somen (feito de farinha de trigo). Mas se quiser algo ainda mais saudável, use o Shiratake (macarrão de Konnyaku). Você pode encontra-los abaixo na loja Konbini.

Macarrão Mifun Macarrão Shirataki Macarrão Somen

Receita de Hiyashi Chuka

Receita de Hiyashi Chuka

Abaixo, segue a receita do Hiyashi Chuka. Sinta-se livre para substituir ou adicionar seus ingredientes favoritos. Este é o tipo de prato que o que manda é a criatividade.

Ingredientes (macarrão e cobertura)

– 200 g de macarrão
– 1 colher (sopa) de óleo de gergelim
– 2 fatias grossas de presunto
– 1 pepino
– 2 ovos
– ¼ cenoura
– 3 tomates cereja
– Mostarda (karashi) (opcional)

Modo de preparo: Cozinhe o macarrão em água abundante e depois esfrie em água gelada, escorra toda a água e espalhe óleo de gergelim, reserve. Corte o pepino, a cenoura e o presunto em tiras finas e os tomates cereja cortados ao meio.

Ingredientes do caldo:

– 6 colheres de sopa de molho de soja
– 4 colheres de sopa de açúcar
– 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
– 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
– 2 colheres de sopa de água
– 1 colheres de sopa de sementes de gergelim torradas
– ¼ colher de chá de gengibre (ralado)

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma tigela média e misture bem com uma colher. Guarde na geladeira para ficar geladinho até a hora de servir.

Ingredientes para fazer Kinshi Tamago

– 2 ovos
– 2 colheres de chá de açúcar
– Uma pitada de sal

Modo de preparo: Em uma tigela adicione todos os ingredientes e misture até dissolver o açúcar e sal. Se achar necessário adicione um pouquinho de água. Despeje a mistura em uma frigideira untada com óleo e frite a folha de omelete dos dois lados. Em seguida pique finamente. O Kinshi Tamago é utilizado na cobertura de diversos pratos japoneses.

Finalização do prato:

Coloque o macarrão em um prato e, por cima, o Kinshi Tamago, o pepino, a cenoura e o presunto. Se quiser, coloque a mostarda (karashi) no cantinho do prato. Despeje o molho por cima antes de servir. Caso queira, coloque 1 ovo cozido cortado ao meio para decorar.

Bom Apetite!

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Maria Julia Lisboa de Souza

    Nossa, que legal! Sempre amo a cultura japonesa, culinária, costumes, idioma, e muito mais!
    Quando descobri que tenho descendência japonesa ( não tenho sobrenome, sou da quinta geração, minha tataravó era indígena e japonesa), fiquei mais feliz ainda em descobrir uma das minhas origens.
    Amo o seu blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *