Receita de Kare Raisu

Receita de Kare Raisu

Receita de Kare Raisu

Se tem um prato que combina com os dias frios é o Kare Raisu (カレーライス). Este prato é feito a partir do curry, chamado no Japão como karê (カレー). Tem origem indiano mas foi adaptado ao paladar japonês a partir da Era Meiji, quando foi introduzido no Japão, tornando-se um dos pratos mais populares.

Além do Kare Raisu, existem outras variações que os japoneses gostam muito como o Kare Udon (com macarrão) e o Kare Pan (pão). O tradicional Kare Raisu, feito com carnes e legumes picados e cozidos com molho de kare e servidos com gohan (arroz branco) trata-se de um prato simples e sem dificuldades no preparo.

Pode ser feito com pó de caril ou ainda na versão de tabletes prontos. Ambos são compostos por vários condimentos e especiarias que podem incluir açafrão-da-terra, cardamomo, coentro em grãos, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta vermelha, pimenta do reino, canela, entre muitos outros.

Os vegetais básicos utilizados no preparo são cebolas, cenouras e batatas e quanto às carnes, as mais usadas são frango, carne bovina e suína. O Katsu-Kare (costela de porco frita à milanesa com molho de curry) também é bastante apreciado no Japão. O Kare é servido com arroz branco e fukujinzuke (conserva de legumes).

No Japão, os tabletes de caril são os mais utilizados no preparo. Existem muitas marcas no mercado, mas a popular é o Golden Curry. O nível de pimenta é classificado de 1 a 5, sendo que o 3 é considerado o médio. No Brasil, eles podem ser encontrados em lojas de produtos orientais e custam normalmente 16 reais.

Variedades de tabletes de curry no Japão

A marca Maruiti lançou o Bom Curry, que é uma versão nacional e bem mais barata, mas não sei se é bom, pois ainda não tive oportunidade de experimentar.

Mas você pode usar o pó ou a pasta de caril, que são encontrados com mais facilidade em supermercados ou lojas de especiarias. Você tem a opção de criar seu próprio pó de caril. Veja uma receita.

Receita de Kare Risu com tablete

Ingredientes:
500 gramas de carne picada em cubinhos ou tirinhas (pode ser frango, carne de vaca ou de porco)
1 colher de sopa de manteiga
3 batatas médias descascadas e picadas (Eu costumo usar abóbora Kabocha no lugar das batatas, também fica muito bom)
1 cebola grande picada
2 cenouras descascada e picadas em cubinhos
Água para o cozimento
Metade do tablete (corresponde a 4 bloquinhos)
Você pode acrescentar outros ingredientes se quiser como vagem, cogumelos, etc.

Modo de fazer:
Frite a carne na manteiga e depois acrescente os legumes picados e a água. Mexa um pouco com uma colher de pau para que os ingredientes se misturem, tampe e deixe cozinhar em fogo alto por 15 minutos. Quando as batatas estiverem cozidas, desligue o fogo e acrescente os cubos de curry e misture até dissolver bem.

Sirva com gohan (arroz branco japonês) ou com arroz branco comum e com fukujinzuke (conserva de legumes). Confira aqui uma receita de fukujinzuke. Muito fácil e prático não é mesmo? Além de ser muito delicioso! 😉

karê tonkatsu raisu

Receita de Kare Raisu com pó de curry

Pra fazer a receita de Kare Raisu com pó de curry, basta usar os mesmos ingredientes da receita anterior (exceto o tablete) e adicionar mais estes ingredientes:
Ingredientes adicionais
2 cubinhos de caldo de carne
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de curry em pó

Modo de preparo
Frite a carne na manteiga e adicione a cebola e os legumes. Acrescente a água, misture os ingredientes e em seguida adicione o caldo de carne, misturando até que dissolva. Tampe a panela e deixe cozinhar até que os legumes estejam macios.

Em outro recipiente, misture a farinha de trigo e o curry em pó, diluindo-os com um pouco de água. adicione essa mistura ao cozido e deixe cozinhar até engrossar o caldo. Depois é só servir com arroz branco e conservas de sua preferência.

Curiosidade

Em Tóquio, no Parque Hibiya, tem um restaurante chamado Matsumotoro (松本楼) que todos os anos promove uma Buffet no dia 25 de setembro. Neste dia, a partir das 11 horas da manhã são vendidos 1500 Kare Raisu ao preço de ¥ 10 (isso mesmo que você leu, apenas 10 ienes). As vendas neste dia são destinadas para caridade.

Este evento anual é para comemorar a reabertura do restaurante, em 1973, depois de ter sido incendiado durante as manifestações em 1971 contra o retorno de Okinawa ao Japão pelos Estados Unidos. Uma boa dica gastronômica para quem mora nas imediações de Tóquio ou que estará por lá no dia 25 de Setembro.

O Restaurante Matsumotoro fica no Hibiya Park, 5 minutos a pé da estação JR Yurakucho (有楽町), dois minutos a pé da estação de metrô Kasumigaseki (霞ヶ関) ou a 2 minutos a pé da estação de metrô Hibiya (日比谷).

Quer Aprender Japonês?

8 Comentários

  1. Hilda masae Shimabukuro

    Não sabia que os japoneses,eram contra o retorno das Ilhas de Okinawa,pois deveria ter ficado de posse dos Estados Unidos,iriam desenvolver – se melhor.

  2. jorge t.hino

    No Brasil há 3 marcas de curry em pó: Curry India, Kenko Sakura e Maruiti.

  3. Jéssica

    Boa tarde quero saber qual a medida de água para fazer o Kare. Aguardo retorno.
    Att.

  4. Satan Goss

    @Jessica
    700ml de água
    +- 3 xícaras

  5. nayara inaba

    Qual bebida (além do saquê) recomenda para acompanhar?

  6. Lincoln Santos

    Feito e aprovado!

  7. Cristiano

    O Kare em tabletes é o em pó são equivalentes no sentido de serem puros? Ou seja gostaria de consumir o Kare da forma mais pura mais próximo do indiano

  8. Marina

    Essa receita (500g de carne) rende quantas porções??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *