Receita de Korokke – Croquete Japonês

Receita de Korokke – Croquete Japonês

Korokke (コロッケ) ou croquete japonês é uma iguaria de origem portuguesa muito popular no Japão. Trata-se de um bolinho frito feito de batata, carne, farinha e outros ingredientes e pode ser encontrados em alguns obentôs ou vendidos separadamente em Konbinis (lojas de conveniências) e supermercados.

O croquete japonês foi introduzido no Japão no fim do século 19 e acabou caindo no gosto dos nativos. Existe até uma cidade em Ibaraki, chamada Ryugasaki, que transformou os croquetes numa especialidade local com o objetivo de atrair turistas.

croquete

Alguns restaurantes da cidade se uniram e criaram o Clube do Croquete e os estabelecimentos participantes oferecem toda uma gama de croquetes originais, incluindo versões que usam amendoins da região, e também outros ingredientes como maçãs ou tofu, bem como croquetes temperados com caril.

O Clube do Croquete também oferece aos visitantes um mapa com a localização de todos os estabelecimentos participantes. Além disso, esta associação organiza concursos de croquete voltados para visitantes e alunos do ensino médio, onde cada um pode usar a criatividade e criar versões diferentes de croquetes.

Mas se você quiser fazer em casa, saiba que a receita é bastante fácil e os ingredientes são bem acessíveis. E você também pode ser criativo e criar suas próprias versões se quiser. Confira a receita de Korokke abaixo:

Receita de Korokke (Croquete Japonês)

Ingredientes:
800g de batata
200g de carne moída
200g de cebola
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
Sal, noz moscada e pimenta à gosto
4 ovos
Farinha o quanto baste
Ovo batidos para empanar
Panko (migalhas de rosca japonesa)
Óleo vegetal para fritura
Molho tonkatsu, ketchup, maionese ou outro molho de sua preferência

Preparo:
1. Cozinhe os ovos e pique-os.
2. Descasque e corte as batatas em pedaços médios e leve para cozinhar até amolecer. Escorra e amasse-os enquanto estiver ainda quente. Acrescente os ovos picados e amasse-os junto com a batata até formar um purê.
3. Pique a cebola e refogue com manteiga até ficar macio. Adicione a carne moída e frite bem. Tempere com sal, pimenta e noz moscada (à gosto).
4. Adicione a carne na vasilha com com o purê de batatas e misture.
5. Divida a massa em 16 partes iguais.
6. Depois que esfriar um pouco, enrole os bolinhos no formato que desejar.
7. Passe cada bolinho na farinha, na mistura de ovos batidos e no panko (farinha de rosca japonesa).
8. Frite-os em óleo bem quente até dourar.
9. Sirva os croquetes com molho tonkatsu, ketchup, maionese.
10. Agora é só saborear seus croquetes japoneses.

Se desejar, você também pode congelar os bolinhos e fritá-los em outro dia. Veja o passo a passo no vídeo do canal Ochikeron. Um detalhe legal no vídeo é a música brasileira que toca entre os minutos 4:20 e 5:47

Confira o vídeo da Ochikeron com o passo a passo:


Link do vídeo (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *