Receita de Nikujaga

Receita de Nikujaga

Receita de Nikujaga (Carne com Batata)

Nikujaga (肉じゃが) é um prato da culinária japonesa que tem sua origem por volta de 1895, durante o Período Meiji. A receita foi inventada por chefs da Marinha Imperial Japonesa a pedido do almirante Togo Heihachiro para servir a Marinha Real Britânica e também para promover a cidade de Maizuru, Kyoto.

Nikujaga significa literalmente “carne com batata” e consiste em um prato com carne, batata e cebola cozido em molho shoyu adocicado. Também pode ter outros vegetais e konnyaku (batata konjac). É um prato simples mas agrada paladares japoneses e estrangeiros.

Este prato é servido com uma tigela de arroz branco e missoshiru e pode ser encontrado em alguns restaurantes tradicionais e izakayas. Mas como esta receita é fácil e rápida, podemos fazer em casa, sem nenhuma dificuldade.

Receita de Nikujaga

nikujaga receita

Ingredientes

Carne fatiada (bovina ou suína)
2 Batatas
1/2 cenoura
1 cebola
Ervilhas (ou outro legume de sua preferência)
240 ml de água quente
Meia colher de chá de Dashi granulado
1 1/2 colher de sopa de Saque
1 1/2 colher de sopa de açúcar
1 1/2 colher de sopa de molho de soja

Como fazer
Descasque e corte as batatas, a cenoura e a cebola em pedaços médios. Em uma panela com água fervente e sal, coloque as ervilhas e deixe por apenas alguns minutinhos. Em seguida retire as ervilhas e reserve. Em uma frigideira grande ou caçarola, leve a carne para refogar em um pouco de óleo.

Assim que a carne começar a dourar, adicione a batata, a cenoura, a cebola, refogando-os por alguns minutinhos. Prepare o caldo dashi, misturando os 240 ml de água quente com o dashi granulado. Adicione o caldo dashi, o saque, o açúcar, tampe a panela e deixe refogar por mais uns 10 minutos.

Depois adicione o shoyu e as ervilhas, misturando aos demais ingredientes. Mais alguns minutinhos e o Nikujaga estará pronto. Se quiser, você pode adicionar outros vegetais ou então macarrão de konnyaku, que eu particularmente adoro. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:


Link do vídeo (YouTube)

Referências: Wikipedia e Cooking With Dog

Quer Aprender Japonês?