Omizutori e Otaimatsu – Rituais budistas no Japão

Omizutori

Shuni-e – Cerimônias do Segundo Mês Lunar
Entre os dias 1 e 14 de março, ocorre vários rituais budistas em diversos templos espalhados no Japão. O nome dessa sucessão de eventos é Omizutori (お水取り), conhecida também como Shuni-e (Cerimônia do segundo mês) e segundo registros, se iniciou no ano de 752, tornando-o um dos mais antigos eventos religiosos no Japão, pois já ocorre há 1260 anos.

Este ritual se refere ao segundo mês do calendário lunar. Daí a tradição de fazer o ritual em Março do calendário solar, já que é o mês respectivo correspondente. Segundo a lenda, um sacerdote chamado Jitshu fez uma peregrinação profunda nas montanhas Kasagi (leste de Nara), no ano de 751, onde ele viu os seres celestiais  em uma cerimônia de arrependimento.

Desde então, esses rituais começaram a serem praticados em vários lugares do Japão, porém o mais famoso é sem dúvidas o que é realizado no Templo Tōdai-ji, localizado na cidade de Nara (Nara Ken), considerado o maior templo budista no Japão e famoso pelo Daibutsu, uma estátua enorme do Buda.

Rituais Omizutori e Otaimatsu

Os eventos mais apreciados durante a cerimônia é o Omizutori e o Otaimasu. O Omizutori, significa beber água sagrada e é chamada também de cerimônia de água desenho. Realiza-se na noite entre 12 e 13 de março e durante o ritual as pessoas retiram água de um poço e a bebem. Essa água é considerada purificada e pode curar doenças.

Já no Otaimatsu, os monges ficam correndo pela varanda com enormes tochas de fogo. No dia 12 é o mais importante, quando são acesas 11 tochas grandes, que pesam cerca de 70 a 80 quilos e com altura de seis a oito metros de comprimento e são distribuídas ao redor do templo e a multidão vibra com a chuva de faíscas.

Omizutori

Na noite do último dia do festival, todas as tochas são levadas juntas ao templo e a visão espetacular, encanta a plateia presente. Para os monges budistas, essas cerimônias de purificação são verdadeiros exercícios para praticar sua fé, onde se arrependem dos pecados do mundo profano, intensificam a sua devoção e rezam pela paz e prosperidade da nação mundial.

RITUAL OMIZUTORI
Data: 1 a 14 de março
Local: Templo Tōdai-ji, cidade de Nara (Nara)

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. Pingback: Superstições Japonesas | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *