Sabe o que é burikko? Conheça sete comportamentos presentes em muitas meninas japonesas!

burikko girls

Já ouviu falar sobre o termo Burikko (ぶりっ子)? Trata-se de uma expressão usada para descrever pessoas (geralmente mulheres) que agem e falam de maneira infantilizada, a fim de chamar a atenção das pessoas. Podemos dizer que Burikko tem relação com a cultura kawaii e também com o lolicon (ロリコン), um gênero de anime/mangá hentai que retrata personagens infantis ou adolescentes que carregam consigo um misto de erotismo e fofura.

Segundo o Wikipedia, o termo Burikko se originou nos anos 80, com lendária cantora J-pop Seiko Matsuda. É bem provável que não exista nenhuma palavra em português que possa traduzir Burikko, mas “fofura em excesso” talvez seja o que chegue mais perto.

De maneira geral, Burikko engloba uma série de comportamentos cujo intuito é passar a ideia de uma “infantilidade forçada”, através de um olhar submisso, uma voz que parece a de uma criança, além de poses, gestos e caretas peculiares (fazendo biquinho, segurar o queixo com as mãos em punho, inclinações de cabeça, expressões caricatas, entre muitos outros).

No mundo televisivo nipônico, artistas como Hoshino Aki, Sato Tamao e Chiaki manifestam comportamentos Burikko, o que acaba por estimular garotas a agirem da mesma forma. Em Akihabara, as atendentes dos famosos Maids cafes também são exemplos de Burikko.

Burikko é um caso de amor e ódio. Há quem ame e odeie. Os que são a favor, justificam esse modo de agir fofo, adorável, infantil como uma maneira das meninas mostrarem sua feminilidade e fragilidade.

Já as pessoas que são contra, costumam dizer há muito exagero nas atitudes burikko e que isso não é necessário para alguém se sentir atraente.

Outros ainda dizem que as garotas não estão fingindo feminilidade demais e nem forçando um comportamento kawaii. Elas são naturalmente assim. De qualquer maneira, confira abaixo alguns dos comportamentos Burikko mais comuns entre as garotas japonesas.

1. Falar com uma voz aguda e estridente

Se você já foi ao Japão, deve ter reparado que muitas meninas falam dessa maneira. Caso não tenha, pode assistir algum vídeo com a atriz e cantora Tsugunaga Momoko como referência.


Link do vídeo (YouTube)

2. Andar na posição Uchimata

Uchimata é o nome dado à forma de andar de algumas meninas japonesas, com os dedos dos pés voltados para dentro. Há quem diga que isso pode ser resultado da maneira de sentar, com as pernas para trás, durante a infância. De qualquer maneira, muitas meninas forçam andar dessa maneira deliberadamente simplesmente por acharem “fofinho” e “kawaii”.

3. Estar sempre animada com tudo

As meninas que praticam burikko parecem nunca estar de mau humor. Demonstram estar sempre alegres e animadas em praticamente todas as situações. Mesmo coisas simples, que podem parecer desinteressantes são encaradas com uma certa excitação infantil.

4. Ter um estilo próprio de escrita

escrita burikko-ji

Burikko-ji (鰤子字) é um termo usado para descrever um estilo de caligrafia cuja característica é o de se parecer com a escrita de uma criança. Nos anos 80 era muito usado por adolescentes colegiais, mas hoje em dia, mulheres adultas também utilizam essa escrita fofa.

5. Vestir-se de maneira fofa

Para uma burikko de verdade, não basta somente ter uma personalidade burikko. Ela também procura se vestir de forma adorável, incluindo vestidos cheios de babados.

6. Falar de si mesma em terceira pessoa

As meninas com comportamento Burikko costumam se referir a elas mesmas em terceira pessoa, falando seu próprio nome. Um ponto positivo é que torna mais fácil para as pessoas se lembrarem do seu nome. Caso usem um pronome, preferem usar atashi ao invés de watashi.

7. Fazer gestos e expressões faciais fofas

O comportamento burikko envolve muitos gestos fofo, ou na visão de muitos, peculiares. Alguns deles é o アヒル口 “Ahiruguchi” (boca do pato), que consiste em franzir um pouco os lábios e abri-los ligeiramente e o チュン顔 “Chun-gao” (rosto de pardal), que é uma pose parecida, mas um pouco menos natural. Talvez o vídeo abaixo te ajude a entender como são essas poses.


Link do vídeo (YouTube)

Outros gestos incluem inflar levemente as bochechas, inclinar a cabeça para um lado, encostando o dedo indicador na bochecha enquanto estão falando, segurar o queixo com os dedos das mãos flexionados, apoiar a palma da mão em um lado da face, entre outros.

Outra característica comum no comportamento Burikko são as expressões fortemente exageradas, especialmente para mostrar medo ou surpresa em situações corriqueiras. Isso pode fazê-la parecer uma donzela em perigo, ou seja alguém que tem necessidade extrema de proteção, pois acredita que assim atrairá a simpatia das pessoas ao seu redor.

Até o espirro de uma burikko é peculiar. Você mal consegue ouvi-las espirrar, mas quando ouve, o som se assemelha a um “kuchun”. Pode parecer humanamente impossível, mas burikko conseguem realmente ir além das nossas expectativas em diversas situações.

E você? Já teve oportunidade de ver ou interagir com alguma menina japonesa com comportamento burikko? Como eu disse anteriormente, há pessoas que consideram esse comportamento legal, enquanto outras acham muito irritante! Deixe sua opinião! 🙂

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Yuri Maximo Ramires Machado

    Cada um se expressa da maneira que pode não incomodando a outrem não vejo problema algum.

  2. kkk… o que dizer… eu tenho o comportamento burikko! acho lindo pois isso deixa a mulher/garota mais feminina. Não creio que seja infantil mas sim feminino
    há quem goste e quem não goste, basta respeitar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *