Sabores exóticos do chocolate Kit Kat no Japão

kit-kats sabores no Japão

Sabores estranhos do chocolate Kit Kat no Japão

Pode-se dizer que o Kit Kat é um dos chocolates mais consumidos no mundo e sem sombra de dúvidas é o mais popular no Japão. Tanto isso é verdade, que segundo o Wikipedia, a Nestlé lançou mais de 200 sabores diferentes no Japão, muitos deles em edições limitadas para ocasiões especiais como Dia dos Namorados.

Um fato que mostra como o Kit Kat é um fenômeno cultural no Japão é por ser visto como um amuleto de sorte para estudantes que farão exames de admissão para entrar no ensino médio ou faculdade. As vendas aumentam consideravelmente durante a metade de janeiro que é quando ocorre o exame nacional para a universidade.

Esse dia é muito importante para a maioria dos jovens japoneses e como os japas são supersticiosos, todos querem ganhar um Kit Kat de amigos ou familiares. Outro motivo da popularidade é que os japas adoram presentear. Esse ato é muito forte na cultura japonesa e o chocolate é sempre uma boa sugestão de presente.

Kit Kat de frutas

Mas qual o motivo principal para o Kit Kat se tornar um amuleto de sorte? É devido à sua fonética! Em japonês, Kit Kat no plural é pronunciado e escrito desta forma: Kitto Katsu (キット カッツ), cujo fonema é bem parecido com a expressão japonesa Kitto Katsu (きっと 勝つ!) que significa “eu certamente ganharei!”

Obs: Na forma singular, Kit Kat é pronunciado como “Kitto Katto” (キット カット). Agora deu pra entender por que o chocolate veio bem a calhar e conquistou este espaço tão grande dentro do consumismo japonês, especialmente entre os estudantes né? Tanto, que existe uma versão especial para quem quer passar nos exames:

Kit Kat-mail-front-back

O nome do chocolate acima é Kit Mail (キット メール) e trata-se de uma caixa de chocolate que também é um cartão postal e pode ser enviado pelo correio para dar boa sorte a alguém que fará um exame escolar importante. Ele pode ser comprado nas próprias agências dos correios e na embalagem tem espaços específicos para escrever uma mensagem e colocar o selo.

A Nestlé introduziu o Kit Kat no Japão em 1973 e por muitos anos a única versão disponível era o original, chocolate ao leite. Foi somente em 1996 que a primeira variação de sabor apareceu, o Kit Kat Amêndoa, seguido pelo Kit Kat Morango e Kit Kat Laranja em 1998. De lá pra cá surgiram uma infinidade de sabores como podemos ver abaixo:

Kit Kat e sabores diferentes no Japão

Alguns sabores lançados no Japão são bem inusitados como wasabi, miso, shoyu, milho assado, vinho, pudim de caramelo, chá verde, café expresso, cappuccino, anko, azuki, pudim de caramelo, vinagre de maçã, edamame, batata doce, batata, entre muitos outros. Muitos deles são edições regionais ou limitadas.

Alguns Kit Kats são fabricados e mais facilmente encontrados em regiões específicas pois são fabricados com os alimentos produzidos naquela região. Existe até uma caixa especial contendo 15 sabores exclusivos de regiões diferentes no Japão, e que podem ser encontrados nos aeroportos e lojas de souvenires.

Kit Kat, sabores regionais

1. Sabor Edamame (Soja) – de Tohoku (东北)
2. Sabor Le Lectier Pear – de Niigata (新泻)
3. Sabor Blueberry Cheesecake – de Koshinetsu (甲 信)
4. Sabor Shinshu (Maçã) – de Shinshu (信 州)
5. Sabor Pimenta – de Shinshu (信 州)
6. Sabor Brown Sugar Syrup (Açúcar mascavo) – de Tóquio (东京)
7. Sabor Morango Cheesecake – de Yokohama (横 浜)
8. Sabor Wasabi – de Shizuoka (静冈)
9. Sabor Azuki Sando – de Tokai Hokuriku (东海 北 陆)
10. Sabor Shogoin Yatsuhashi (Cookie de Canela) – de Kyoto (京都)
11. Itohkyuemon, Sabor Uji Matcha (Chá verde) – de Kyoto (京都)
12. Itohkyuemon, Sabor Chá Hojicha Assado – de Kyoto (京都)
13. Sabor Citrus Golden Blend – de Chugoku (中国), Shikoku (四国)
14. Amaou, Sabor Morango – de Kyushu (九州)
15. Sabor Batata Doce – de Okinawa (冲 縄), Kyushu (九州)

Veja mais alguns exemplos de Kit Kat:

Sabores inusitados de Kit Kat no Japão

Sabores diferentes de Kit Kat no Japão

Deu pra perceber que há muitos sabores exóticos de Kit Kat no Japão né? Eu adoro Kit Kat, mas confesso que não experimentei muitos sabores. Alguns dos que experimentei foi o tradicional, o de morango e o de melão.

Mas até fiquei curiosa para experimentar os sabores que parecem mais exóticos como o de wasabi, azuki, anko, vinagre de maçã, batata, miso e shoyu. Você já experimentou algum desses? Se sim, nos conte se é bom ok? 😉

O Kit Kat é tão popular que ele pode inclusive ser encontrado em máquinas de vendas automáticas. Além da versão com embalagem de caixa, há ainda uma versão enlatada do Kit Kat, contendo 6 unidades como podemos ver na imagem abaixo:

Kit Kat em lata

Se você mora no Japão e tem curiosidade de experimentar os sabores exóticos do Kit Kat, saiba que tem também uma loja especializada dentro da estação de Tóquio, próximo da saída Yaesu. É muito provável que lá você encontre todos os sabores disponíveis no Japão. O preço da caixa com 12 unidades custa 840 ienes.

Também ouvi dizer que nos aeroportos de Narita e Osaka tem algumas lojas que vendem muitos sabores de Kit Kat, incluindo os regionais e de versão limitada.

Sabores estranhos de Kit at no Japão

Sabores exóticos de Kit Kat no Japão

Espero que tenham gostado de conhecer algumas curiosidades e alguns sabores exóticos e inusitados do Kit Kat no Japão e se puder, comente se ficou curioso em experimentar algum desses sabores.  Aproveitem também para conhecer alguns sabores diferentes da Pepsi na Terra do Sol Nascente.

Fontes de Pesquisa: Wikipedia, Nestlé, Kotaku

Quer Aprender Japonês?

14 Comentários

  1. Douglas Bezerra

    Comi apenas a versão tradicional, gosto muito, só o preço que acho salgado.
    É interessante ver como ele foi introduzido na cultura e o tanto de sabores que existem no Japão. Aqui também deveria ter mais variedades.
    Abraços!

  2. Pingback: Sabores bizarros da Pepsi no Japão | Curiosidades do Japão

  3. Rodrigo

    Achei muito legal o Kit Kat ser usado como amuleto e toda a razão por traz disso.
    Real,ente existem muitos sabores exclusivos e regionais no Japão, espero algum dia poder provar alguns!
    Ótimo post, até!

  4. Japão em Foco

    Oi Douglas e Rodrigo!
    Esse chocolate de bão demais da conta sô! rs Os tradicionais podem ser encontrados facilmente no Japão, já os de edição limitada ou regionais são mais difíceis mesmo. Fiquei com vontade de experimentar os 15 Kit Kat regionais que vem na mesma embalagem. 😉 No Brasil esse chocolate é difícil de achar né? E apesar do sabor ser doce, quando encontramos, o preço é bem salgado! Abraços!

  5. Débora da Silva

    Nossa muito interessante, eu nem sabia que outros sabores existiam! 😯

  6. Japão em Foco

    Oi Débora!
    Que bom que gostou de conhecer os sabores inusitados do Kit Kat no Japão. Abraços!

  7. elizabete

    os chocolates em geral e muito bom eles sao mais suaves e uma delicia

  8. elizabete

    quando morava la eu comia chocolate tds os dias tem muitos sabores diferente um mais saboroso que o outro um dia ainda volto la nem se for para passear eu amo o japao

  9. Elisa

    eu provei o kit kat de chá verde e adorei!!!

  10. Gostei da matéria,quero experimentar um dia o de capuccino,maçã, bolo de queijo e bolo de queijo com abóbora 🙂

  11. Shigeaki Nozaki

    Eu adorei o de maracujá. pena que era desses sabores sazonais. humm!!!!

  12. Renato Jose

    Sensacional, tenho o sonho de um dia conhecer o Japão, só por coisas como esta, acho q lá deve ser sensacional, como outro mundo, outro planeta.
    Vejo todos os programas “cool Japan” da NHK é incrível as coisas diferentes q se tem por lá.
    Minha admiração pela cultura Japonesas é imensa, tento ser aqui no Brasil um pouco mais educado e sempre pensar nos outros, queria q o povo brasileiro tivesse pelo menos a metade a fraternidade (cidadania) q os japoneses tem.
    Peço licença para colocar uma foto desses kitto katto no meu instagram.
    Muito obrigado.

  13. No brasil, chocolate bis lançou alguns sabores, mais não teve tanta aceitação. por isso devem ter parado de apresentar novos sabores.
    tivemos: Torta de limão, morango. iogurte natural e iogurte natural com frutas vermelhas.
    Acho que se tivesse feito sucesso teriam lançado novos sabores.

  14. Daniel Girald

    Alguns desses sabores até poderiam se adaptar bem ao paladar ocidental, inclusive o brasileiro, principalmente os sabores de frutas ou de chá ou café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *