Saiba mais sobre o Gogatsu byou, conhecida como a Doença de Maio!

Gogatsu byou, a doença de maio

O mês de abril é marcado pelo florescer das flores de cerejeira e o clima agradável, além de marcar o início do novo ano fiscal e letivo. Por este motivo, o mês de abril costuma ser frenético pois coincide com a época em que muitos estudantes que terminam o ensino fundamental ingressam em uma nova escola ou em que os recém graduados começam a trabalhar.

O entusiasmo de ingressar em uma nova escola, a alegria de um novo emprego ou mesmo a mudança de um cargo para um mais alto na empresa, costuma motivar todos no início. “Vou me esforçar, vou fazer o meu melhor”. Esses são os pensamentos da maioria dos japoneses que passam por essa transição. No entanto, o mês de maio pode abalar essa motivação.

Durante o mês de maio, especialmente após o Golden Week, um feriado prolongado com duração de 7 a 10 dias, ocorre uma condição que afeta milhões de japoneses todos os anos. É chamada de “Gogatsu byou” (五月病). Não se trata de uma condição médica nem de uma doença específica, no entanto afeta muitas pessoas no Japão, em maior ou menor grau.

Gogatsu byou, a doença de maio

Depois de um emocionante e exaustivo abril, muitos japoneses se deparam com um redemoinho de sentimentos e conflitos internos, resultado da mudança de rotina, adaptação aos novos ambientes e insegurança gerada pelo desconhecido, que por sua vez acaba acarretando em sintomas tais como dor de cabeça, cansaço, insônia, falta apetite, dor no estômago, etc.

Durante o Golden Week, as pessoas acabam aproveitando esses dias de descanso para refletir sobre as recentes mudanças. A ficha cai quando se toma consciência da nova realidade e dos obstáculos a serem superados e o que era entusiasmo no início acaba dando lugar à desmotivação e muitas vezes insatisfação ou arrependimento em relação às escolhas feitas.

A pressão de tentar fazer tudo da melhor forma possível, a possibilidade de ter que encarar a rotina da nova escola ou trabalho, faz com que muitos faltem na escola ou trabalho nos primeiros dias posteriores ao Golden Week.

Muitas vezes, os sintomas do Gogatsu byou não passam de um mal estar ou indisposição temporária, mas em outros casos, podem resultar em depressão ou estresse.

Provavelmente você já deve ter sentido uma sensação parecida após as festas de fim de ano ou carnaval, quando bate aquele desânimo de retornar à rotina não é mesmo? Afinal é sempre difícil voltar à realidade após um feriado prolongado. Mas aposto que você nem imaginava que no Japão existia um nome pra isso né? 🙂

De qualquer maneira, é interessante conhecer essas particularidades da sociedade japonesa. A sorte é que em maio o clima torna-se agradável, e com certeza o sol ajuda muitas pessoas a superarem esses sentimentos desagradáveis. E você? Qual sua opinião sobre a doença de maio? Já sentiu algo parecido com o Gogatsu byou (五月病)? Compartilhe conosco.

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *