Shinrei Shashin – Fotos de Espíritos no Japão

📩 Clique aqui para receber nossos artigos por email!

Shinrei Shashin - Espíritos em fotos no Japão
Shinrei Shashin – Fotos de Espíritos no Japão
Shinrei Shashin [心霊写真] é o nome dado a uma fotografia onde “supõe-se” ter um espírito. Esse tipo de foto é bastante veiculada na mídia japonesa, graças à Cultura Obake fortemente inserida em sua história. Cerca de 90% dos japoneses acreditam em fantasmas, espíritos malignos e outras coisas do gênero.

No Brasil, muitos também acreditam nisso né? No Japão, existem centenas ou milhares de seres sobrenaturais na mitologia japonesa. Acredito que a influência partiu daí e foi reforçado por ser um tema muito presente na mídia japonesa em todas as esferas possíveis como mangá, animes, novelas, contos, filmes, etc.

Shinrei Shashin - Espíritos em fotos 1

No caso do Shinrei Shashin, vira e mexe alguns aparecem em programações da TV japonesa. Muitos podem levantar suspeitas sobre a autenticidade das fotos. Se há ou não presença de manipulação ou se é apenas um defeito na foto que acabou dando-lhe um “efeito fantasmagórico”. De qualquer maneira, sempre dá um certo receio de ver fotografias desse tipo. Pelo menos no meu caso… :shock: Eu não sei vocês…:???:

Shinrei Shashin - Espíritos em fotos 3

Reza a lenda que o mês mais propício para o “aparecimento” de fantasmas no Japão é durante o mês de agosto, quando ocorre o Obon Matsuri. Os japas no geral acreditam que os espíritos ancestrais saem da dimensão onde vivem e voltam para suas casas para sua “visitinha anual”. Por este motivo, os japoneses fazem essa grande festa para recepcioná-los com muita música, dança e fartura de alimentos.

Shinrei Shashin - Espíritos em fotos

Fantasma em japonês pode ser referido como obake (assombração) ou yuurei (espírito) e contos horripilantes existem no país desde os tempos antigos. Talvez essa seja a explicação do cinema japonês fazer bons filmes de horror. Segundo Haruo Suwa, professor da Universidade de Gakushiun, as primeiras histórias de fantasmas foram registrados no período Heian, no início do século VIII.

Um dos primeiros espíritos documentados apareceu no romance do século X, “O Conto de Genji”. Nessa época, os yuurei eram considerados espíritos inofensivos. Na verdade, alguns até acreditavam que ver um era um sinal de boa sorte. Já hoje, acredito que ninguém (em sã consciência) ficaria feliz em ver um fantasma.

Shinrei Shashin - Espíritos em fotos 2

O que você acha a respeito disso? Acredita em fantasmas, espíritos e seres sobrenaturais? Se gosta desse tema, então confira alguns vídeos que fazem parte de um documentário japonês chamado “Polaroid Ghosts Photos” (Fantasmas em Fotos Polaroid). Não esqueçam de deixar sua opinião sobre o assunto. 😉

Só para descontrair: No mundo felino também pode ocorrer “aparições sinistras”… Claro que não são fantasmas de verdade, mas as pessoas aproveitam alguns comportamentos estranhos dos gatos e lançam as fotos na internet, como forma de ironia ou só por diversão mesmo.

Ah, e pra quem joga videogame e gosta desse tema, a Nintendo 3DS tem um jogo chamado Shinrei Camera, onde o jogador pode interagir com os “fantasmas virtuais” e atacá-los.

Shinrei Shashin - Espíritos em fotos 5

Fontes de pesquisa: Kotaku, Tofugu

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Biku

    Olá, isso é verdade? é bem complicado da acreditar.
    a mito da japonesa sempre tem bizarro , nao é .-.

  2. Guto Hazuki

    Em relação a videogames, para PS2, tem a série Fatal Frame… é aterrorizante… 😛

  3. Nondemiro

    Não é mito, fotos de fantasmas é bastante comum também no ocidente. Jornais sensacionalistas ingleses como o Daily Mirror, costumam publicar isso direto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *