Smile, um dorama sobre injustiça e discriminação

Smile, um dorama sobre injustiça e discriminação

Smile, um dorama sobre injustiça e discriminação

Smile (スマイル) é um dorama japonês exibido no canal TBS no ano de 2009. Resolvi trazer a sugestão desse dorama pra vocês por causa de sua temática, que gira em torno da injustiça e racismo sofrido por um mestiço de filipino e japonês (HAFU). O personagem principal é Hayakawa Vito, interpretado por Matsumoto Jun.

Vito é filho de pai filipino e mãe japonesa, mas ele nasceu e foi criado no Japão e nunca nem sequer visitou as Filipinas. É um rapaz que sempre está sorrindo, apesar de todos os problemas e dificuldades que enfrenta. Seu sonho é abrir um restaurante internacional.

Vito, assim como acontece com muitos jovens mestiços nascidos e criados no Japão, é tratado como “estrangeiro”. No caso de Vito, ele é constantemente chamado de “Filipino”, especialmente por conta do seu nome e do tom de sua pele, embora legalmente seja tão japonês quanto qualquer outro nativo.

Sinopse de Smile (スマイル)

Depois da morte do seu pai e desaparecimento da mãe, Hayakawa Vito passou a fazer parte de uma gangue juvenil que aparentemente lhe oferecia proteção contra as humilhações que sofria. O líder da gangue é Hiyashi Seiji (Oguri Shun), um dos responsáveis em virar a vida de Vito de ponta cabeça.

Vito trabalha em uma fábrica de alimentos durante o dia e à noite ele trabalha em um bar… tudo isso para economizar dinheiro o suficiente para abrir o tão sonhado restaurante onde serviria variados pratos de diversos países.

Um dia, em uma livraria, Vito conhece uma garota chamada Mishima Hana (Agaraki Yui), que perdeu a capacidade de falar devido a um trauma de infância. Apesar dela não falar, Vito fica atraído por seu belo sorriso. Porém, certo dia, Vito é condenado à morte por um crime que não cometeu.

Para ajudar Vito, Machimura Shiori (Koike Eiko), filha da família que deu-lhe um emprego, pede ajuda ao advogado Ito Kazuma (Kiichi Nakai). No início ele fica relutante em pegar o caso, mas depois resolve lutar para que a justiça seja feita e Vito seja inocentado das acusações plantadas contra ele.

Muita coisa acontece durante a trama e só posso dizer uma coisa: Não se engane pelo título. Embora o nome do dorama seja “Smile” (Sorriso), prepare o lenço, pois você vai derramar um rio de lágrimas. É um dorama muito triste e é impossível não se comover pelo drama vivido por Vito.

Elenco de Smile: (スマイル)

Matsumoto Jun como Hayakawa Vito
Aragaki Yui como Mishima Hana
Nakai Kiichi como Ito Kazuma
Koike Eiko como Machimura Shiori
Tokuyama Hidenori como Kawai Kinta
Shun Oguri como Hayashi Seiji
Toshiyuki Kitami como Detective Furuse
Hiroyuki Ikeuchi como Detective Takayanagi
Maeda Gin como Machimura Sosuke
Ishida Ayumi como Machimura Midori)

É um dorama que nos toca profundamente pois está relacionado à injustiça e discriminação racial. Percebe-se que o drama faz referência ao racismo que muitos japoneses sofrem por serem mestiços, embora tenham nascidos e criados no Japão. A química entre os atores também está perfeita.

Matsumoto Jun interpreta Vito maravilhosamente bem, dando ao personagem um misto de inocência e otimismo, apesar dos infortúnios que acontecem em sua vida. Aragaki Yui, no papel de Hana também está ótima, pois mesmo sem dizer nada, consegue expressar seus sentimentos através do seu sorriso.

Kiichi Nakai também esteve muito bem em sua atuação como advogado. E o que dizer de Oguri Shun, o mocinho de Hana Yori Dango, agora no papel de um vilão? Simplesmente espetacular. Sem contar a trama, muito bem escrita e dirigida que nos faz realmente chorar junto com os personagens.

Por todos esses motivos, sugiro que assista ao dorama Smile. Tenho certeza de que vai gostar muito. A canção tema é “Ariamaru Tomi” de Shiina Ringo. Ao todo são 11 capítulos e você pode assisti-los completos e legendados abaixo. Depois, volte para nos contar sobre o que achou do dorama Smile. 🙂

Confira o 1° Capítulo de Smile legendado

Dorama Smile – Capítulo 1 legendado

Dorama Smile – Capítulo 2 legendado

Dorama Smile – Capítulo 3 legendado

Dorama Smile – Capítulo 4 legendado

Dorama Smile – Capítulo 5 legendado

Dorama Smile – Capítulo 6 legendado

Dorama Smile – Capítulo 7 legendado

Dorama Smile – Capítulo 8 legendado

Dorama Smile – Capítulo 9 legendado

Dorama Smile – Capítulo 10 legendado

Dorama Smile – Capítulo 11 legendado

Quer Aprender Japonês?

15 Comentários

  1. Já assisti esse dorama, realmente, é de chorar litros ;___;
    Coincidentemente estava pensando em comentá-lo no meu blog, qdo vi esse post e acabei vindo ler 🙂 Deu até vontade de reassisti-lo.

  2. bastante interessante gostei muito de assistir se houver novos capitulos sera interessante assistir

  3. Japão em Foco

    Oi Telmo
    Eu coloquei só o primeiro capítulo pra vocês terem uma ideia de como é o dorama, mas se quiser assistir completo, assista aos demais capítulos aqui. Tenho certeza de que vai gostar muito. Abraços
    🙂

  4. Eri

    eu me identifiquei a personagem Hana… apesar de nao ter tido nenhum trauma na minha vida, eu passei por um momento quando criança, em que eu nao conseguia falar com ninguem… eu ja fui uma pessoa muito anti-social e era dificil para mim me comunicar com os outros…

  5. Tiago

    Olá Silvia,
    Tuas dicas de doramas são sempre legais.
    Quando vi o rosto desta atriz fiquei encafufado, pois lembrava dela de algum filme/dorama que tinha visto com ela. Quando pesquisei lembrei dela na hora. É a que faz o papel da Mika em Koizora (dorama que tu já recomendou aqui no site).
    Vou ver este também. Valeu pela dica.

  6. Patricia

    Vou asssistir, fiquei super interessada!

  7. bunyu izuka

    No Mundial a TBS esteve do Nippon Country Clube fez uma reportagem sobre futebol de veteranos, gostaria de receber o link para assistir.

  8. Lucinéia

    Bom dia. Estou estudando japonês, e estou assistindo um dorama, mas está sem legenda. Ainda não entendo quase nada, rsrsrsrs gostaria de saber se tem legendado, procurei e não encontrei. Se chama kekkon dekinai otoko.

  9. Link quebrado de assistir todos.

  10. Gustavo Araújo

    Como eu posso assistir ao resto dos episódios? O link esta dando erro

  11. Japão em Foco

    Oi Gustavo…
    Atualizei os links… todos estão legendados em português, exceto o último capítulo que eu encontrei apenas legendado em espanhol, mas dá pra entender mesmo assim. Boa diversão e depois nos conte sobre o que achou do dorama Smile ok. Um abraço

  12. Dan

    Eu gostei muito.
    E suas indicações me agradam muito, me sinto lisonjeado por seguir este site. Obrigado.

  13. Gessica Monte Cravo

    Nossa,que incrível dorama,impossível não chorar com o drama da vida de vito,jun matsumoto interpreta com a alma seus personagens é um ótimo ator…parabéns ao site por disponibilizar essa maravilhosa atração 🙂

  14. Emi Rosa Goto

    Boa tarde!!! Não estou conseguindo assistir ao último capítulo…

  15. Oi Emi…
    Atualizei o link do capítulo 11 (último capítulo), mas só encontrei com legenda em espanhol. Mas dá para entender de boa. Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *