Sushi com insetos no Japão? Verdade ou mentira?

Sushi com insetos no Japão? Verdade ou mentira?
Shoichi Uchiyama é um chef japonês que ganhou fama com seus pratos digamos um pouco fora do comum. Shoichi é um culinarista, defensor incondicional da culinária de insetos. No lugar de mariscos e peixes, ele adiciona larvas, gafanhoto, abelhas, baratas, aranhas e cenopéias.


O interesse em colocar insetos em seus pratos, já vem de longe data, quando ainda era criança e morava na região de Nagano. Naquela época, algumas lojas vendiam sacos de grilos e gafanhotos cozidos no saquê, molho de soja e açúcar.


Naquela ocasião, o Japão havia sido devastado pela Segunda Guerra. A escassez de comida, obrigou os japoneses a se alimentarem de outras fontes, como insetos por exemplo. Uchiyama vivenciou isso e por isso hoje aos 60 anos, acredita que os insetos podem ser uma alternativa saudável e nutritiva para regiões onde houver escassez de alimentos.


” Para obter 1 kg de carne, temos que criar vacas em grandes áreas de terra e dar-lhes muitos quilos de forragem até que eles estejam prontos para serem abatidos”, disse ele. “Os insetos podem ser mantidos em espaços muito menor e não precisamos nos preocupar em alimentá-los e ainda posuem grande valor nutricional, têm pouca gordura, sendo portanto, uma fonte de alimento perfeito.”


Bom, apesar dos seus argumentos, não conseguiu me convencer. Dá enjôo só de olhar. Arght! :x Mas é claro, sempre tem quem goste né! Mas eu tô fora hehehe. Fico ainda com o sushi tradicional!

Shoichi Uchiyama vive em Tóquio e segundo ele, têm consentimento do saneamento de alimentos para fazer seus pratos. Ele tem um blog sobre o assunto que recebe 400 visitas por dia e é autor de um livro de receitas o “Tanoshii Konchu Ryhori”, com insetos é claro.


Antes que falem que no Japão é comum e normal comer insetos, já digo que não! Comidas com insetos não fazem parte da culinária japonesa. Uchiyama é apenas um culinarista excêntrico, que gosta de ser diferente e um dos poucos que fazem pratos assim no Japão.

Mas tem algumas países do Oriente que é comum comer pratos à base de insetos, como a China , Tailândia e outros. E você? O que achou dos pratos desse chef japonês?

Quer Aprender Japonês?

10 Comentários

  1. jose augusto duarte

    de considerar em termos de futuro ja que o crescimento da populaçao mundial exige resposta à demanda de outras alternativas ao actual padrao de consumo de bens alimentares.

  2. Japão em Foco

    Oi Jose!
    Obrigada pelo comentário!
    Abraços!

  3. Pingback: Enquanto isso no Japão... | Curiosidades do Japão

  4. Odete

    Já estive no Japão em Saitama e Yamagata , mas não comi muita coisa diferente do que conhecemos da comida japonesa aqui no Brasil, gostei muito , aprecio culturas exóticas : :co 😉 😐 ol:

  5. Japão em Foco

    Oi Odete!
    Como mencionei no artigo, comer insetos não faz parte dos hábitos gastronômicos dos japoneses. Houve sim esse hábito em um período difícil durante a guerra, por causa da falta de comida, mas apesar disso, não se tornou parte da culinária tradicional japonesa, embora exista alguns restaurantes e chefd especializados em comida excêntrica como Shoichi Uchiyama. Abraços!

  6. Midori Rosa Nakaóka

    Em tempos difíceis e d escassez de alimento, em qualquer lugar, independente de guerra, acredito que seja possível que teríamos de alimentar com o que se nos apresentar.

  7. Japão em Foco

    Oi Midori!
    Isso é verdade! Só quem já passou fome e necessidade de verdade sabe o poderia ser capaz de fazer para se manter vivo! Quem não se lembra da história daquele avião que caiu nos Andes, na qual os sobreviventes acabaram cometendo canibalismo ao comer a carne dos passageiros mortos! É uma história sinistra, mas se eles não tivessem tido coragem suficiente para fazer isso, não teriam sobrevivido devido às circunstâncias que se encontravam… Abraços!

  8. Paulo Emmer

    Alguns insetos parecem bem apetitosos como lagartas suculentas grilos e gafanhotos. Eu já comi formiga tanajura e tenébrios e lagarta do coco, uma lagartinha que nasce em coquinhos aqui na minha região. Já outros bichos como aranhas e baratas, não sei não…

  9. Japão em Foco

    Oi Paulo!
    Você é corajoso rs! Acho que não tenho essa coragem não…
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *