Templo Kousanji: Um complexo que reúne réplicas de outros templos do Japão


Templo Kousanji

Kousanji localiza-se na ilha Ikuchijima, província de Hiroshima. A arquitetura do complexo impressiona e está listada como Tesouro Nacional Japonês.

O Templo Kousanji (耕三寺) está localizado na pequena ilha Ikuchijima, província de Hiroshima. O templo e os edifícios à sua volta estão listados como Tesouros Nacionais pelo governo japonês. A construção do templo começou antes da Segunda Guerra Mundial (1936) e levou mais de 30 anos para ser concluído.

Este templo está localizado na área de Setoda Onomichi e está associada com a seita Jodo Shinshu, divisão Honganji do budismo. Na verdade, é considerado uma reminiscência do paraíso da seita Jodo. Os jardins do templo abrangem cerca de 50.000 mts² e refletem a beleza evanescente e harmonia a cada estação.

Imagem: kousanji.or.jp

Foi construído pelo Reverendo Kousanji Koso de gratidão por sua falecida mãe. É um enorme complexo que inclui vários estilos diferentes de arquitetura, incluindo uma grande e moderna montanha de mármore chamada Miraishin no Oka que significa Monte da Esperança Eterna para o Futuro.

Templo KousanjiImagem: kousanji.or.jp

O mármore foi importado da Itália e apresenta algumas estátuas abstratas, como a estátua Torre de luz. Há também um restaurante italiano chamado Cafe Cuore, que também é feito de mármore. O Miraishin no Oka não tem nenhuma função religiosa. Ele é apenas uma das propriedades artísticas do Templo Kousanji.

Miraishin no Oka fotos

Algumas das outras artes do templo, incluindo obras de escultura budistas, pinturas, arte moderna e objetos relacionados à cerimônia do chá, situa-se dentro dos edifícios do Complexo.

Os edifícios impressionam por sua arquitetura e muitos visitantes mais experientes podem ter a sensação de déjà vu, ou seja aquela sensação de já ter estado naquele lugar.

Kosanji Hondo Imagem: Wikimedia Commons

Isso acontece porque várias estruturas do complexo foram modeladas nos mais belos monumentos do Japão, de várias Eras como Asuka, Nara, Heian, Kamakura e Edo.

Nos portões externos, percebemos a semelhança com o Shinshinden, do Palácio Imperial de Kyoto e o Chumon, uma réplica do Ramon de Horyu-ji de Nara.

Templo KousanjiImagem: tsuda by flickr

O complexo do templo é composto de muitas “cópias” dos mais famosos exemplos de arquitetura de templos de todo o Japão. Este da foto acima seria uma réplica menor e melhorada do Yomeimon Gate de Nikko.

Tem ainda o Koyo Gate, uma reprodução do Portão Yomeimon de Nikko e uma estrutura semelhante ao Byodoin Phoenix Hall, além das obras de arte expostas no Museu New Treasure House (Nova Casa do Tesouro).

Templo Kosanji Museu New Treasure House

O Museu abriga uma grande coleção de arte budista, a maioria do Japão, mas há alguns também da Coréia, como uma coleção de arte moderna e uma grande coleção de objetos que fazem parte da Cerimônia do Chá.

Outro destaque do templo é o Raihaido Hall, uma longa caverna construída no estilo arquitetônico da época Momoyamana, com uma infinidade de estátuas e quadros representando o inferno budista.

Templo Kosanji Caverna dos Mil Budas

É conhecida como Caverna dos Mil Budas e o seu labirinto de túneis e cavernas subterrâneas foi inteiramente construído pelo homem. É uma das grandes atrações que fazem parte do Complexo do Templo Kousanji.

Para conhecer o Complexo do Templo Kousanji, incluindo o Museu, jardins, caverna, etc, deve-se pagar uma taxa de ¥1.200, mas vale a pena, pois há muito o que se explorar nessa área.

Outro local que vale a pena uma visita na região de Hiroshima é o Santuário de Itsukushima localizado na ilha de Miyajima.

Informações sobre o Templo Kousanji


Endereço: 553-2 Setodacho Setoda, Onomichi, Hiroshima 722-2411, Japão
Site oficial: https://www.kousanji.or.jp/

Confira o vídeo abaixo com o Templo Kousanji


Link do vídeo

Fontes de pesquisas: Japan Guide, City Onomochi Hiroshima, Ojisanjake
Imagem do topo: kousanji.or.jp

4 Comentários

  1. Rodrigo

    Parece interessante!
    Fiquei cirioso para ver a caverna

  2. Risa Anshieta

    Interessantíssimo, a caverna é meio assustadora 😯 !

  3. Japão em Foco

    Oi Rodrigo e Risa!
    Realmente, a caverna parece ser bem sinistra não é…
    Também fiquei curiosa para conhecer…
    Pena que não tive a oportunidade!
    Obrigada pelos comentários! 🙂
    Abraços!

  4. Pingback: Os famosos Ovos Pretos de Owakudani | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *