Tsuyu, estação das chuvas no Japão

Tsuyu, a estação das chuvas no Japão

Os meses de Junho e Julho se caracterizam por serem extremamente quente e úmido. Costumam dizer que o Japão, não possui 4 estações e sim 5, sendo que uma delas se refere à estação chuvosa chamada de Tsuyu (ou Baiyu/梅雨), que significa “Chuva de Ameixa”, pois coincide com a época do amadurecimento das ameixas.

Essa temporada de chuvas também é conhecida como Samidare (五月雨) que significa “Chuva de começo de verão”. Mas esta não é a única estação de chuvas no Japão. Entre meados de novembro e início de dezembro ocorre o “Sazanka Tsuyu” (山茶花 梅雨), que significa “estação chuvosa das Camélias”, pois é nessa época que ocorre o desabrochar dessa bela flor sazonal.

A temporada das chuvas no Japão ocorre por causa da colisão das massas de ar frio e quente do norte ao sul durante várias semanas. Pode variar de região para região, mas normalmente começa em meados de junho até o final de julho.

Tsuyu, estação chuvosa no Japão

No sul do Japão, onde ficam as Ilhas de Okinawa, a estação das chuvas começam com um mês de antecedência, ou seja, em meados de maio. Já em Hokkaido, localizado no norte do Japão, é muito pouco afetado pela temporada de chuvas.

As temperaturas começam a subir no final de Maio e a frequência e a intensidade das chuvas aumentam gradualmente. A situação só melhora em agosto, mas nem por isso o povo japonês deixa de reclamar. As chuvas diminuem, mas a nova reclamação será por conta do calor, pois agosto é extremamente quente no Japão.

Tsuyu, estação chuvosa no Japão 11

Segundo a Agência Meteorológica do Japão, cada região começa a estação chuvosa em datas diferentes. Veja a tabela:

Região Início das chuvas Fim das chuvas
Okinawa
Sul de Kyushu
Shikoku
Kinki (incluindo Osaka, Kyoto)
Kanto (incluindo Tóquio)
Norte Tohoku
08 de maio
29 de maio
04 de junho
06 de junho
08 de junho
12 de junho
23 de junho
13 julho
17 de julho
19 de julho
20 de julho
27 julho

Aproveite para ver também:

Kasana, um guarda chuva que parece uma espada
Guarda Chuva High Tch com GPS e Internet
Teru Teru Bozo, o boneco que espanta a chuva
Sprays refrescantes ajudam a vencer o calor no Japão
Jaqueta com ar condicionado – Só no Japão
Boné com ventilador para combater o calor japonês

Cuidados com a saúde durante o verão japonês

O principal problema durante a estação chuvosa é o excesso de umidade. Muitos problemas ocorrem devido ao clima muito úmido, como o mofo por exemplo. Como forma de prevenção, é importante colocar no sol sempre que possível itens do lar como o futon, tapetes, cobertores, entre outras coisas.

O verão tem duração curta no Japão, mais deviso às altas temperaturas pode ser muito penoso para grande parte da população, especialmente idosos. Durante essa estação, não são poucos os casos de insolação e intoxicação alimentar. É preciso tomar cuidado redobrado e beber muita água para evitar desidratação.

Tsuyu, estação chuvosa no Japão fotos
Para quem pretende passear no Japão, essa época pode não ser a mais indicada devido à grande frequência de chuvas. Ocasionalmente também ocorre tufões (Taifū/台風) em determinadas regiões. Mas há quem goste de chuva e por ser baixa temporada, muitos resolvem ir ao Japão durante essa época.

Existem atrações que podem agradar os turistas durante essa temporada como alguns templos, jardins e fontes termais. Embora nem todos gostem do “tsuyu”, ele é muito importante para o cultivo do arroz. Além disso, há muitas flores bonitas que florescem nesta época. Uma delas que é muito apreciada no Japão é o Ajisai (hortênsia), que acabou se tornando um símbolo da estação chuvosa no Japão.

hortênsias Ajisai fotos

Uma variedade de íris também florescem durante esta temporada. Você pode encontrá-las em muitos jardins e parques. Uma caminhada por esses lugares mesmo acompanhado de um guarda-chuva pode ser muito agradável.

Existem alguns locais que são considerados ideais para serem visitados nessa temporada de muita chuva e nevoeiro, especialmente florestas e montanhas como o monte Koya e a Cordilheira Kii, locais sagrados para peregrinação. O musgo é uma vegetação típica dessa temporada e existem locais cobertos dele que atraem muitos visitantes como o Saiho-ji, conhecido como “Templo Musgo”.

Durante essa temporada também temos a oportunidade de ver muitos japoneses em seus trajes de Yukata, uma espécie de quimono informal, feito de algodão e com motivos florais e alegres. Nessa temporada também ocorre muitos festivais de verão, como o Tanabata Matsuri, Hanabi Taikai e os Festivais de Obon Odori.

Tsuyu, estação chuvosa no Japão

O popular guarda-chuva transparente no Japão

Além das capas de chuva, muito usadas especialmente para quem se locomove de bicicleta, como estudantes e assalariados, tem outra coisa que chama bastante atenção quando saímos para andar na rua em um dia chuvoso: A enorme quantidade de pessoas usando um guarda-chuva transparente.

guarda-chuva transparente no Japão

Eles são baratos (custam apenas 100円) e são praticamente descartáveis, mas para os japoneses isso é o de menos, pois esse tipo de guarda-chuva é mesmo visto como um guarda-chuva temporário ou de emergência. Tanto isso é verdade, que basta a chuva passar para notarmos muitos deles jogados ou esquecidos em algum canto.

Comprar um guarda-chuva no Japão é uma tarefa simples já que podem ser encontrados em 100Yen Shops ou até em máquinas de vendas automáticas (Jidouhanbaiki). O pior é quando muitos se juntam na entrada de uma loja. Fica difícil descobrir qual é o seu guarda-chuva no meio de tantos iguais.

Comprar guarda chuva no Japão, uma tarefa simples

guarda-chuva transparente no Japão fotos

E o fato desse guarda-chuva tão popular no Japão ser transparente tem uma grande vantagem: Ele permite que você enxergue o que está diante de você… ou seja, não bloqueia a visão do usuário e isso ajuda a evitar muitos acidentes que podem ocorrer em um dia de chuva torrencial.

Segundo estatísticas, o Japão é o maior fabricante de guarda-chuvas do mundo. Com certeza, o fabricante desses guarda-chuvas transparentes lucram muito dinheiro… Mas além desses transparentes, existem muitos guarda-chuvas bem criativos no Japão. Veja alguns exemplos:

Guarda-chuva criativo no Japão

Uma coisa que também é fantástico no Japão é a questão da previsão do tempo. Se ele prever que vai chover, pode ter certeza de que vai chover. A chance da Previsão do Tempo errar no Japão é mínima. Sem querer generalizar, mas acho que no Brasil, a eficiência da Previsão do Tempo não é tão eficiente assim.

Enfim, esperam que tenham curtido saber um pouquinho mais sobre o Tsuyu, nome dado às estações de chuva no Japão. Não deixem de comentar e compartilhar a matéria, caso tenham achado interessante. 🙂

Quer Aprender Japonês?

10 Comentários

  1. Pingback: Teru teru Bozu - O boneco que traz dias ensolarados | Curiosidades do Japão

  2. Douglas Bezerra

    Pelo menos tem um tempo certo para as chuvas e não é o tempo doido daqui, já tinha notado em diversos doramas, animes e filmes os guarda chuva transparente, que não minha opinião é bem estratégico, eles podem ser usados várias vezes?
    Gosto bastante de chuva ^^
    Abraços!

  3. Rodrigo

    Muito bom o post!
    Gosto muito de chuva, e acho muito legal ter uma temporada de chuvas definida.

  4. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Os guarda chuvas transparentes podem ser usados várias vezes sim, embora sejam mais frágeis em vista de outros guarda chuvas de maior qualidade. Mas como são baratinhos, a maioria dos japas não se importam de usa-los apenas uma vez e depois descartá-lo assim que a chuva passa, só para não ter que ficar carregando-o. Eu também gostava quando chegava a estação das chuvas, apesar da grande umidade e dos tufões que ocorrem com frequência durante essa época. Abraços!

  5. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Não só as chuvas, mas todas as 4 estações são bem definidas no Japão. Isso é incrível pois nos permite presenciar verdadeiras transformações na paisagem. E o fato das chuvas serem definidas é realmente bem conveniente, pois já nos deixa preparados para a situação né?! Abraços!

  6. Pingback: Furin - Os tradicionais Sinos de Vento do Japão | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: Kakigōri (かき氷) - Raspadinha japonesa | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: As 4 Estações do Ano no Japão | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Shuubun no Hi - Equinócio de Outono no Japão | Curiosidades do Japão

  10. Pingback: Koyo, as folhas coloridas do outono japonês | Curiosidades do Japão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *