Valentine´s Day no Japão

Valentine Day no Japão

Dia dos Namorados no Japão – Valentine´s Day

Diferente do Brasil, o Dia dos Namorados em muitos países é no dia 14 de fevereiro. É chamado de Valentine Day (日本のバレンタインデー). Essa tradição foi trazida dos EUA para o Japão em 1936, por uma fábrica de doces japonesa. Porém, no Japão, esse dia tão especial ganhou características diferentes dos outros países.

Enquanto que outros países se comemora o Valentines Day apenas uma vez por ano, no Japão se comemora duas vezes. No dia 14 de fevereiro são apenas as mulheres que presenteiam os homens com chocolates e no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem o chocolate no White Day, comemoração inventada exclusivamente no Japão por uma fabricante de chocolate.

Outra coisa que chama a atenção é que diferentemente do Brasil, onde o costume é só os casais de namorados se presentearem, no Japão, além dos casais é normal dar também aos amigos, pessoas do trabalho e familiares.

Aliás existe até uma espécie de classificação de qual chocolate comprar, dependendo do grau de relação com a pessoa a ser presenteada, tipo namorado, amigo, parente, colega de trabalho, etc…

São classificados em geralmente em 5 tipos:

義理 チョコ (Giri choco): É o chocolate que damos para as pessoas que temos uma obrigação social, chefes, clientes e colegas de trabalho do sexo masculino. O termo”Giri” significa “obrigação”, portanto, estes tipos de chocolates não tem nenhuma associação romântica.

本命 チョコ (Honmei choco) Esses são dados para namorados, amantes ou para a pessoa apaixonada, ou seja, pessoas que somos ligados romanticamente.

友チョコ (Tomo choco): Esse é o chocolate dado aos amigos mais próximos, como uma forma de demonstrar carinho e amizade.

ファミリーチョコ (Family Choco): São os que compramos para dar aos familiares como maridos, pais, avós, filhos, tios, primos, irmãos ou seja, qualquer pessoa do sexo masculino que temos ligação familiar.

逆チョコ (Gyaku choco): Embora seja um costume recente, o Gyaku choco significa trocar chocolates entre homens e mulheres no Dia dos Namorados.

Como são muitas pessoas para dar, é normal as mulheres comprarem, 20, 30 ou mais chocolates para poder distribuir para as pessoas de mais contato pessoal ou social. Apesar de ser uma data explicitadamente comercial, ela é comemorada com bastante entusiasmo pelos japoneses, especialmente os mais jovens e solteiros, que aproveitam a oportunidade para dar o Honmei choco para alguém que estão afim, como forma de se declarar.

Os tamanhos e preços dos bombons e chocolate também variam bastante. Tem dos mais baratos aos mais caros… ou seja, para todos os bolsos $.

Mas é claro que para as pessoas mais especiais, sempre reservamos um chocolate maior e mais caro. Embora o chocolate seja o presente mais popular para a ocasião, algumas pessoas podem dar outro presente como uma gravata por exemplo, para o esposo, noivo ou namorado.

Enfim, é uma data muito especial, embora tenha sido importada do ocidente. É um dia divertido e de confraternização no trabalho, com a família, com os amigos e muito especial para os que estão apaixonados, apesar de não ser feriado. O vídeo abaixo faz um resumo sobre o Valentine´s Day no Japão.


* Texto originalmente escrito em 14 de fevereiro de 2012

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. Pingback: Valentine’s Day à japonesa «

  2. Pingback: White Day no Japão | Curiosidades do Japão

  3. Pingback: Datas Comemorativas no Japão | Curiosidades do Japão

  4. Marcos de Souza

    …..eu amo o JAPÃO.

  5. Pingback: Valentine's Day - 14 de fevereiro #love - Blog Cultura Inglesa

  6. Douglas

    Que combinação boa chocolate e amor \(^-^)/
    Coitada das meninas na hora de entregar o chocolate pra quem gosta, devem ter muita vergonha e precisam de coragem pra fazer isso ^^
    Abraços!

  7. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    O bom do Valentines Day no Japão, é que todo mundo ganha chocolate, independente se tem namorada ou se é solteiro… Assim ficam todos felizes rsrs. O ruim é pro bolso, pois pode acabar ficando caro dependendo da marca e da quantidade dos chocolates que daremos de presente ^^! Abraços!

  8. Pingback: Melancias japonesas com formatos especiais | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Spas exóticos do Kowakien Hakone Yunessun | Curiosidades do Japão

  10. Pingback: Sabores exóticos do chocolate Kit Kat no Japão | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: Origamis Para Valentine's Day | Curiosidades do Japão

  12. Érika flor

    muito legal!!sou fascinada pelo japão e gosto muito do canal da Prit e do Lohgann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *