Yokote Kamakura Snow Festival


Yokote Kamakura Festival

Existem muitos festivais realizados debaixo de muita neve e frio, como o Kamakura Matsuri, que ocorre há mais de 400 anos, em Yokote, província de Akita.

Se engana quem pensa que no frio não há nada para se fazer no Japão. Existem muitos festivais que são feitos debaixo de muita neve e frio, como o Kamakura Matsuri (かまくら まつり), um festival que ocorre há mais de 400 anos, na cidade de Yokote, província de Akita, norte do Japão.

Neste ano de 2024, o festival será realizado entre os dias 04 e 17 de fevereiro. Embora seja um festival de neve relativamente simples, é diferente em todos os sentidos. Aliás, a província de Akita é o lar de vários festivais inusitados, como o Namahage Festival, por exemplo.

Em Yokote ocorre eventualmente fortes nevascas, onde a neve chega a 20 centímetros e os moradores aproveitam essa neve para construir cerca de 100 cabanas de neve ou iglus, que eles chamam de kamakura. Sem contar, os milhares de mini Kamakuras espalhados pela cidade.

Yokote Kamakura Festival Imagem: Wikimedia Commons

Velas são colocadas no interior dos mini Kamakuras, despertando nos visitantes uma certa nostalgia e inspiração poética por causa do cenário pitoresco. Parece que Yokote se torna um mundo de fantasia e de conto de fadas, especialmente para as crianças.

No passado, o Festival Kamakura tinha o objetivo de oferecer hospitalidade às divindades que visitavam a região durante o Ano Novo. Também era uma espécie de ritual de culto a Suijin (deus da água), pois, há muito tempo atrás a região sofreu muito com a falta de água.

Passar uns dias isolados nos iglus também era visto como uma forma de retiro, para ficar longe das tentações materiais e mundanas. Atualmente, nada disso é levado tão a sério e o festival passou a ser apenas uma espécie de “brincadeira de criança”.

Kamakura significa literalmente “cabana de neve”. Embora pareçam pequenas e compactas por fora, as cabanas tem espaço suficiente para caber um grupo razoável de pessoas.

Um altar iluminado com velas é esculpido em seu interior, para que sejam feitas orações pedindo por boas colheitas, saúde, sorte, etc. As cabanas com o castelo de Yokote ao fundo, tornam o cenário ainda mais espetacular.

O chão das cabanas, que possuem em média 3 metros de altura e 3 metros de diâmetro, são forrados com cobertores e almofadas para que as pessoas possam se sentar sobre eles.

Todos ficam em volta de um pequeno braseiro à base de carvão que além de ter a função de aquecer o pessoal, também é onde se prepara alimentos como mochi, comidas quentes e amazake (bebida de arroz fermentado).

As crianças convidam os transeuntes em dialeto provinciano de Akita para comer e beber dentro do Kamakura. A conversa rola solta dentro das cabanas o que é muito bom para passar o tempo. A criançada aproveita para brincar de “sori”, uma espécie de trenó antigo usado para transportar crianças e suprimentos.

Há ainda aqueles que aproveitam para usar casacos e roupas antigas da região para se manterem aquecidos, como uma capa de palha chamado mino e um casaco de inverno tradicional com estofamento de algodão grosso que se tornou popular no século 18 e é chamado de “hanten” ou “donbuku” pelas gerações mais velhas.

Yokote Museu

O legal é que mesmo no verão, os turistas podem ter a experiência única de entrar dentro de um Kamakura. É que na região tem o Yokote Fureai-Center Kamakura House, um museu que conta com Kamakuras conservados a uma temperatura de -10° Celsius dentro de uma sala de exposições e eles podem ser visitados o ano todo.

No Museu também são vendidos muitas lembrancinhas para você lembrar para sempre da aventura de ter estado em um festival tão impressionante como esse. O número de visitantes nessa época do ano, aumenta consideravelmente na cidade de Yokote, que é pacata e tranquila na maior parte do ano.

Coberta de neve por todos os lados, Yokote ferve em fevereiro: Hotéis e restaurantes lotados, lojas abertas até tarde, ruas sempre cheias de turistas, o que é muito bom, já que dá uma boa turbinada na economia da região.

Hoje, existem outros festivais de neve espalhados pelo Japão durante a temporada de inverno, que também consiste na fabricação de Kamakuras como o Festival Kamakura em Myoko-kogen, na cidade de Arai, em Niigata, Tateyama Kamakura Festival em Toyama, Yuki Iwate Festival em Iwate, Yunishigawa Kamakura Festival em Tochigi, Iiyama Kamakura Festival, em Nagano, etc.

Assita o vídeo com o Kamakura Festival

Apesar do frio que deve ser, parece ser muito legal esses festivais de neve e gelo não acham? O que acharam do Yokote Kamakura Festival?

Fonte de pesquisa: Samurai Dave
Imagem do topo: Wikimedia Commons

6 Comentários

  1. Rodrigo

    As pessoas esculpem seus próprios kamakuras?

  2. Douglas

    Eu iria me acabar num festival festival desses, fora que com a neve da pra fazer guerra de neve ^_^
    Com certeza deve ser divertido de todo o jeito!
    Abraços!

  3. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Pelo que eu pesquisei, voluntários da comunidade da região se unem para esculpir os “kamakuras”, não só os grandes, como também os milhares de mini-kamakuras espalhados pela cidade, no maior exemplo de cooperativismo! Legal né?!

    Oi Douglas!
    Só pra ter a experiência de ficar em um Kamakura até vale o esforço de passar um pouco de frio né rsrs… Sem dúvidas nenhuma é um festival bem interessante… Abraços!

  4. Pingback: Hotel feito de gelo - Alpha Resort em Hokkaido | Curiosidades do Japão

  5. Pingback: O que fazer no inverno no Japão? | Curiosidades do Japão

  6. Pingback: Shiramine Yukidaruma Matsuri | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *