Akai Ito: O fio vermelho invisível que une as almas gêmeas!

Akai Ito -O fio vermelho invisível que une as almas gêmeas

Já ouviu falar sobre “Akai ito” (赤い糸) ? Trata-se de uma lenda de origem chinesa que fala sobre um fio vermelho invisível que une as pessoas que estão predestinadas a ficar juntas, independentemente do tempo, lugar ou circunstância. O fio pode esticar ou emaranhar-se, mas nunca irá partir.” Ou seja, em algum momento da vida, essas almas gêmeas vão se encontrar.

A lenda conta a história de um menino, que em uma noite iluminada apenas pela brilhante lua cheia caminhava pra casa. No caminho, o menino encontra um velho homem embaixo de árvore sob o luar. Este velho na verdade tratava-se do deus Xia Lau Yue, responsável em unir os casais predestinados através de um fio vermelho amarrado em seus tornozelos.

O velho diz então ao menino que ele está conectado a uma jovem e que esta futuramente seria sua esposa. Sendo ainda muito jovem e sem nenhum interesse em se casar, o menino não lhe dá muita atenção. O velho então diz que amarrou seu tornozelo com uma corda e que ele se casaria com a moça que estivesse do outro lado da corda, a sua então alma gêmea.

O menino olhou para o seu tornozelo, e conseguiu ver a corda amarrada em seu tornozelo. Na outra ponta da corda estava uma jovem menina, sentada à porta da sua casa, observando o céu escuro da noite. O menino não queria acreditar no que os seus olhos viam, pegou então numa pedra e atirou-a ao rosto da garota, com o objetivo de mantê-la longe para sempre.

Akai Ito O fio vermelho invisível que une as almas gêmeas

Em seguida, correu em disparada, passando por tortuosos caminhos e deixando completamente emaranhada a corda vermelha que continuava amarrada ao seu tornozelo, mas que por algum motivo, já não conseguia ver. O menino cresceu e se transformou em um belo home. Estava na idade de se casar, mas não conseguia encontrar nenhuma moça que lhe agradasse.

Certa noite, passando por uma das casas da região, viu a silhueta de uma mulher e pressentiu que aquela seria sua alma gêmea. Esta jovem era conhecida como sendo uma das mais belas mulheres da vila, contudo raramente saia de casa por ter vergonha de uma cicatriz em seu rosto. Os jovens acabaram comprometidos, através de um arranjo feito por seus pais.

No dia do casamento, a jovem tinha seu rosto coberto pelo tradicional véu. No entanto, no fim da cerimônia, quando se encontravam sozinhos, o homem perguntou-lhe por que motivo ela ainda cobria o rosto. Ela disse que tinha vergonha por causa de uma horrível cicatriz sobre a sobrancelha, causada por uma pedra que foi jogada por um menino anos atrás.

O rapaz imediatamente lembrou-se daquela fatídica noite, em que falou com o velho, o deus Xia Yue Lau e do fio vermelho invisível. E com um suave movimento retirou o véu da sua esposa, deparando-se com a mulher mais bela que já viu em toda a sua vida. Nesse dia, o jovem percebeu que não adianta fugir, pois o destino do Akai Ito será sempre cumprido.

Akai Ito na cultura japonesa

Enquanto que na cultura chinesa, os deuses amarram o fio ao redor dos tornozelos daqueles que estão predestinados, no Japão a história é um pouco diferente: o fio está amarrado em torno do dedo mindinho dos casais que são almas gêmeas. A lenda também é chamada de Unmei no akai ito (運命の赤い糸), que significa “Corda vermelha do destino”.

Segundo a lenda, não importa quantos relacionamentos tenha durante a vida, a “verdadeira experiência de amor” será de fato com a pessoa que está no outro extremo do fio vermelho. Quanto mais longo e emaranhado o fio, mais distante e doloroso será esse encontro; quanto mais curto for o fio, mais próximo e mais feliz será o encontro dessas almas gêmeas.

Na cultura popular japonesa especialmente manga, anime, música e até videogames, você vai encontrar passagens relacionadas a essa lenda. Alguns animes que abordaram esse tema foram Inuyasha, Toradora, Bleach, Legend of Zelda, Just Be Friends e Makka no Ito.

Dorama Akai Ito

Akai Ito O fio vermelho invisível que une as almas gêmeas

Há também um filme chamado “Akai Ito”, lançado em 2008 e um dorama com 11 capítulos com o mesmo nome, lançado pela Fuji TV também em 2008. A história gira em torno de Mei e Atsushi que por coincidência (ou destino) nasceram no mesmo dia, 29 de fevereiro de 1992. Em seus aniversários de 8 anos se encontraram por acaso e depois nunca mais se viram.

Porém Atsushi acaba sendo transferido para o mesmo colégio de Mei, para a mesma sala e na carteira ao seu lado. Mei é uma garota sonhadora, que gosta há anos de seu amigo de infância Yuya. Já sua alma gêmea Atsushi está sendo criado por um sacerdote devido a problemas familiares, e como é sério na maior parte do tempo, passa um ar maduro para sua idade.

Além das coincidências do destino, há muitos obstáculos na vida dois dois até que descubram que realmente querem ficar juntos. Como o fio vermelho agirá para unir os dois? Confira abaixo o dorama legendado em português. Tenho certeza que irá se emocionar com a história.


Playlist Akai no Ito (YouTube)

Quer Aprender Japonês?

4 Comentários

  1. Matheus Yukio

    Sabe, pode parecer estranho, mas eu ainda estou esperando a minha alma gêmea que não apareceu. É triste passar 22 comemorações de dias dos namorados sozinho.

  2. Iago Riveiro

    “Fio vermelho invisível”😮 ué

  3. KIMI NO NA WA!!!!!11

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *