Hábito de se tirar os sapatos no Japão

Hábito de tirar sapatos no Japão

Por que os japoneses tem o costume de tirar os sapatos antes de entrar em suas casas?

Muita gente já conhece esse hábito que os japoneses possuem de tirar os sapatos antes de adentrarem em suas casas ou em casas alheias. Na entrada de qualquer casa japonesa, você encontrará o genkan (Pronuncie guenkan). Ele fica bem na entrada e é sempre um degrau abaixo da entrada principal.

O costume lá é assim, você retira os sapatos, sobe esse degrau da entrada e depois vira os sapatos deixando-os alinhados em direção à porta. Isso facilita na hora de você for calça-los de novo. Geralmente, nessa entrada, ficam as famosas surippas (スリッパ), do inglês “slipper”, que são uma espécie de chinelinhos que se usa no interior das casas.

ryokan_genkan

Caso não estejam, o anfitrião se encarrega de trazê-las para você! Existem suripas de todo tipo e para todos os gostos, com base de madeira, estilo geta ou de palha, de pano, de borracha, de plástico, atoalhado ou estampados com personagens de animes, enfim, são muitos estilos que podemos encontrar nas lojas no Japão.

Surippas no Japão

Como no inverno é muito frio, costuma-se então usar esses surippas mais quentinhos, afinal de contas, ficar com o pé gelado dentro de casa é algo que não é nada agradável não é mesmo?! Dá uma olhada nos exemplos abaixo:

surippa de inverno-

Razões para esse hábito:

Tirar os sapatos auxilia muito na limpeza da casa, afinal sapatos sempre trazem sujeira da rua. Outra razão é que os japoneses são muito supersticiosos e acreditam que além da “higiene física” do ambiente, se tem também higiene espiritual.

Eles acreditam que ao retirar os sapatos, eles se libertam de todas as “energias impuras” lá de fora, da rua. Tirando os sapatos sujos e deixando-os na “genkan”, você não deixará que essas energias invadam a harmonia do seu Lar.

Interessante não é mesmo?!
Sei que no Brasil existem pessoas que praticam esse hábito e eu acho muito legal… Independente de superstições ou não, a casa se mantêm por mais tempo limpa com certeza! E você? Também tem esse hábito na sua casa? 🙂

Quer Aprender Japonês?

25 Comentários

  1. Pingback: Sapatos diferentes no Japão | Dicas Brasil Japão

  2. xbzygs Good point. I hadn’t thought about it quite that way. 🙂

  3. Roberto

    Uau! Sempre quis saber isso!!!!! Eu sou assim no meu quarto rs

  4. Leonor Haensel Machado

    Gostei muito de conhecer mais sobre a cultura Japonesa! 😛 🙄

  5. Japão em Foco

    Oi Leonor!
    Prazer te receber por aqui… Já que gostou, não esqueça de voltar para ver as novidades e tradições japonesas! Abraços!

  6. Leonor Haensel Machado

    OK! BRIGADA, ESTOU CURTINDO! 😆

  7. o primeiro costume japones que eu aprendi foi esse só não tinha visto tantas surippas tem até do doraemon.

  8. Lillian

    Com certeza morei 9 anos no Japão e isso faz parte de minha vida aqui no brasil!!

  9. Pingback: Osōji e Susuharai - A grande faxina de fim de ano | Curiosidades do Japão

  10. Pingback: Hábitos japoneses que todos deveríamos seguir | Curiosidades do Japão

  11. gerson silciliano

    Um conhecimento à mais. Valeu !

  12. Pan

    Surippa é tão legal! 😛

  13. Telma

    Sempre achei esse hábito, muito bom e limpo. Eu tenho uma sandália só para dentro de casa. O problema é quando tem gente que entra com caçado sujo na sua casa…

  14. Eu amo e curto costumes japoneses,como limpeza da casa.
    Mas superstição não curto.
    Mas gosto de novidades,continua assim,publicando coisas novas.

  15. Interessante! Há vinte anos, morei no japão e naquela época procurei me informar sobre essa tradição e também me informaram que o tatâmi é feito de palha de arroz e que o tirar os sapatos significa respeito a esse alimento que é considerado o principal no dia do povo japonês.Apesar de viver no Brasil, eu e meu marido carregamos esse hábito até hoje, contudo, não admito que minhas visitas tirem seus sapatos ao entrar em minha casa.Faço questão que se sintam a vontade, como se estivessem em sua própria casa.

  16. Interessante!Há vinte anos vivi no japão, naquela época, procurei me informar sobre o significado dessa tradição.Me informaram que para eles o arroz é o principal alimento do dia a dia e visto que o tatâmi é feito da palha do arroz, por respeito a esse alimento tiram os sapatos quando chegam da rua.Apesar de viver no Brasil, eu e meu marido continuamos com este costume, contudo, ao adentrar nossa residência não admitimos que nossos visitantes tirem seus sapatos.
    Fazemos questão que se sintam a vontade, como se estivessem em suas próprias casas.

  17. Marcia

    Além da culinária japonesa espetacular eles sabem e vivem de forma surpreendente. Um dia vou conhecer o Japão.

  18. Nando

    Não tenho esse hábito na minha casa procuro me dirigir ao meu quarto para tirá-los logo. Como moro no Brasil procuro observar se as pessoas tem esse hábito. Na maioria das vezes quando vou visitar alguém aqui no Rio de Janeiro, as pessoas estão calçadas com calçados q vieram da rua então eu fico com o meu também. Quando eu faço alguma recepção aqui em casa eu não exijo de ninguém, até mesmo porque eu calço um dos meus sinto-me mais apresentado, a não ser q esteja muito calor e me sinto desconfortável calçado, se isso acontecer tem até algumas pessas q tb tiram, mais nada obrigatório. Eu acho nobre quem tem esse hábito!

  19. thais carla

    eu acho muito legal esse habito, aqui onde eu moro minha família pratica o que eu acho legal,gostei de saber que se originou no Japão.

  20. parabéns pela postagem

  21. James Yamamoto

    A tese espiritual de que se “libertam da energia impura” está correta e têm explicação científica para isso: quando nosso corpo se movimenta ele se carrega de elétrons e quanto mais nos movimentarmos, mais ficamos carregados. Isso ocorre devido ao atrito das nossas roupas. Nós chamamos de “eletricidade estática”. E essa eletricidade deve ser descarregada pelos pés em contato com o solo, mas isso é impedido pelas solas de nossos calçados. Ou seja, ficar descalço, descarrega os elétrons acumulados (que contribui para o cansaço aumenta o stress) do nosso corpo.

  22. Maria Santos

    Realmente é uma falta vc chegar em um lugar e ver que o piso está tão limpinho e vc vai contribuir pra sujá-lo entrando com calçados. Aqui no Brasil pode haver ocasiões que não tem jeito mesmo e temos que entrar com os calçados, mas normalmente no dia a dia dá de tirarmos sim e em diversas ocasiões, mesmo não sendo de nossa cultura.

  23. Ricardo

    Por favor, quem poderia me tirar uma dúvida, assistindo Only Yesterday, há um momento que a menina sai de casa apenas de meia e deixa seu sapatos, ao ver isso o pai dele resmunga “Sem sapatos!” e vai na direção dela e da um tapa no rosto dela, eu não entendi, o que há de grave nisso???

  24. Simone Marques

    Eu tenho esse hábito de deixar o sapato p fora da porta de entrada. Td começou qdo o meu filho + velho era bebê e eu o levava até a creche de carrinho e no caminho eu pude observar o qdo as calçadas e ruas são sujas e cheias de bactérias. Sempre gostei de casa com tapetes peludos e de poder deitar sobre eles… Fiquei imaginando o meu bb engatinhando sobre esses tapetes pisoteados com sapatos usados na rua…, crianças usam a boca p td! É xixi e cocô de cachorros, escarros, vômitos… q muitas vezes se secam com o sol e vc pisa em cima! Nhéca!!! Levar essa sujeira p dentro de casa e colocar a saúde do meu filho em risco? Jamais! As pessoas não entendem, te julgam mal, mas quem quer frequentar a minha casa só entra se tirar os sapatos. Minha casa, minhas regras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *