10 variedades de flores de cerejeira que você vai se apaixonar!


10 variedades japonesas de cerejeira que você vai se apaixonar

Como voc√™ descreveria flores de cerejeira japonesas – ‘sakura’? Uma linda flor rosa? Um sinal de primavera ? Um s√≠mbolo do Jap√£o? Embora todas essas afirma√ß√Ķes sejam verdadeiras, elas n√£o pintam o quadro inteiro. Pode ser surpreendente saber que ‘sakura’ n√£o se refere a um √ļnico tipo de flor, mas sim a diversas variedades de flores de cerejeira! ūüĆłūüĆłūüĆł

Embora compartilhem algumas caracter√≠sticas comuns, existem algumas diferen√ßas marcantes encontradas na fam√≠lia sakura. Pra voc√™ ter uma ideia, nem todas as flores de cerejeira possuem a cor rosa p√°lida. Existem variedades brancas, rosa escuro ou at√© mesmo amarelas! Al√©m das cores, existem varia√ß√Ķes no formato, quantidade e tamanho das p√©talas.

Na verdade, existem mais de 200 variedades de sakura no Japão! Durante a primavera, observe bem e verá que nem todas as flores de sakura são iguais. Para te ajudar nisso, resolvemos compartilhar 10 tipos de flores de sakura para que você possa conhecer as diferenças!

1. Somei Yoshino

Esta é a variedade mais comum de sakura, cultivada desde o período Edo. Elas podem ser vistas em todo o Japão, primeiro florescendo no final de março em Kyushu e Shikoku, no final de abril em Tóquio, e maio em áreas do norte do país como Akita e Aomori.

Uma variedade de flor √ļnica, cada flor √© composta por apenas cinco p√©talas. A cor √© t√£o rosa p√°lida, que as flores quase parecem brancas. As flores s√£o agrupadas em cachos, que se abrem antes das folhas da √°rvore. Geralmente florescem e caem dentro de uma semana.

2. Yamazakura

Yamazakura ocupa o primeiro lugar entre as flores de cerejeira selvagens mais comumente vistas. Essas sakuras, também conhecidas como Hill Cherry, costumam ser vistas entre as montanhas do Japão. Como o Yoshino, essas flores também tem cinco pétalas e são rosa claro.

Uma característica distintiva do Yamazakura é que suas flores normalmente abrem ao mesmo tempo que as folhas da árvore, entre março e abril na área de Kanto.

3. Shidarezakura

O nome em ingl√™s para essa variedade √© a Weeping Cherry (Cerejeiras Chor√Ķes), e √© f√°cil entender por qu√™. Basta olhar para as flores ca√≠das nos galhos caracter√≠sticos da √°rvore. Estas sakuras florescem no in√≠cio da esta√ß√£o, cerca de uma semana antes do Somei Yoshino.

O mais famoso Shidarezakura é o Miharu Takizakura (Cachoeira da Cerejeira Miharu) em Fukushima. Esta árvore, que cresceu por mais de 1.000 anos, é uma das cinco grandes cerejeiras do Japão! Além disso, Shidarezakura é considerada a flor oficial de Kyoto.Em Tóquio, as flores de cerejeira Shidarezakura tendem a florescer no início de abril.

4. Edohigan

Edohigan estão entre as primeiras sakuras florescentes. O nome deriva de seu florescimento coincidindo com o equinócio da primavera do Japão Ocidental, chamado higan. As pequenas pétalas da flor são rosa pálido e podem ser distinguidas por um cálice redondo e inchado.

A mais antiga árvore conhecida do Japão é uma Edohigan e chama-se Yamataka Jindai Sakura. Esta árvore possui 2.000 anos de idade e você pode vê-la florescer na cidade de Hokuto, na província de Yamanashi em algum momento entre o início e meados de abril. Estas flores podem ser apreciadas na maior parte do Japão, excluindo Hokkaido e Okinawa.

5. Kanzan

A variedade do sakura Kanzan √© classificado como um Yaezakura, ou “sakura de dupla flor”, que inclui qualquer sakura com mais de cinco p√©talas por flor. Kanzan s√£o especialmente espetaculares e podem ter de 20 a 50 p√©talas. Estas flores s√£o facilmente reconhec√≠veis pela sua tonalidade rosa vibrante que florescem em cachos volumosos.

A √°rvore cresce entre 8 e 12 metros de altura. √Č considerada uma das mais ornamentais dentre as cerejeiras. As flores Kanzan tendem a abrir em meados de abril em T√≥quio.

6. Ichiyou

O significado de ‘Ichiyo’ √© ‘uma folha’. Cada flor Ichiyou tem cerca de 20 a 40 p√©talas. As √°rvores t√™m folhas verdes brilhantes que contrastam lindamente com as flores que s√£o na sua maioria brancas no meio e um rosa ligeiramente p√°lido na camada exterior!

Quando totalmente aberta, um √ļnico pistilo (que parece um pouco como uma folha) sobressai do centro, da√≠ o seu nome. As flores ‘Ichiyo’ s√£o t√£o proeminentes em Asakusa, que um festival dedicado a elas √© realizado durante todo o m√™s de abril neste bairro de T√≥quio.

7. Kanhizakura

Kanhizakura √© um s√≠mbolo de Nago, Okinawa. Essa variedade de √°rvores de sakura n√£o s√≥ pode ser encontrada no Jap√£o, mas tamb√©m em outros pa√≠ses como Taiwan, Vietn√£ e China. Devido √† sua apar√™ncia, seu nome cient√≠fico √© ‘campalunata’, que significa ‘forma de sino’.

Por causa da sua cor f√ļcsia, muitas pessoas podem achar que Kanhizakura n√£o se parece com uma t√≠pica flor de cerejeira. No sul do Jap√£o, especialmente nas ilhas Ryukyu, elas costumam florescer em janeiro, bem antes que outros tipos de sakuras flores√ßam.

8. Kikuzakura

Sakura com 5 p√©talas √© chamada de hitoezakura (šłÄ ťáćś°ú). Aqueles com 5 a 10 p√©talas s√£o chamados hanyaezakura (ŚćäŚÖę ťáćś°ú). Aqueles com mais de 10 p√©talas s√£o chamados yaezakura (ŚÖęťáćś°ú) ou flores de cerejeira de dupla camada. Mas existem variedades com mais de 100 p√©talas, como o Kikuzakura cuja apar√™ncia se assemelha a um cris√Ęntemo (kiku).

Kikuzakura pode ser reconhecida pela sua aparência de pom-pom, cercada por grandes folhas. Cada flor tem entre 80 e 130 pétalas cor de rosa. Essa variedade floresce relativamente tarde na estação; podendo ser vistas na área de Tóquio por vezes, até o início de maio.

9. Ukon

Ukon √© talvez seja o sakura mais f√°cil de reconhecer devido √† sua tonalidade amarela. A palavra “ukon” significa, na verdade, a√ßafr√£o, que √© um ingrediente comumente encontrado na culin√°ria indiana, que colore o famoso curry. Cada flor tem cerca de 10 a 20 p√©talas.

Por este motivo é classificada como um yaezakura (flor dupla). Essa variedade de sakura foge um pouco do padrão rosa de outras variedades mais comuns. Ela floresce mais ou menos na mesma época que o Ichiyou, geralmente no meio de abril nos arredores de Tóquio.

10. Fugenzou

Este √© um dos mais antigos tipos de Sakura do Per√≠odo Muromachi, tamb√©m conhecido como “Fugendo”. O nome “Fugenzou” vem da apar√™ncia da flor (duas folhas verdes no centro fazem uma grande curva para fora) se assemelhando a um “tronco de um elefante”.

Esta flor de cerejeira se caracteriza por suas pétalas numerosas, podendo chegar a 40. A cor é principalmente rosa claro, com um leve toque avermelhado no centro. Fugenzou é outro sakura tardio, tipicamente atingindo seu pico em meados de abril, em Tóquio.

Bom, essas s√£o apenas alguns exemplos de variedades de sakura. Tenho certeza que agora voc√™ ir√° prestar mais aten√ß√£o nas flores quando se deparar com elas! Agora me conte, qual delas voc√™ achou mais encantadora? Gostou do artigo? Ent√£o compartilhe! ūüĆłūüĆłūüĆł

Fonte: livejapan.com

Quer Aprender Japonês?

2 Coment√°rios

  1. Esta publicação me alegrou demais!!! Deve ser memória hereditária porque desde pequena AMEI as flores de Cerejeira: Muito grata, querida Silvia Kawanami san de nos compartilhar!! Teruko

  2. Sol

    Gostei da Ichiyou, muito delicada simplesmente linda.
    muito obrigada por n√≥s presentear com essas lindas flores.ūü§ó

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *