Curiosidades sobre as camas de “papelão” dos atletas na Vila Olímpica de Tóquio


Acomodações para dormir na Vila dos Atletas das Olimpíadas de Tóquio 2020

Os atletas das Olimpíadas de Tóquio 2020 dormirão em camas feitas de papelão reciclado e colchões personalizáveis ​​da empresa japonesa Airweave.

A Airweave criou 18.000 camas e colchões para atletas das Olimpíadas de Tóquio 2020, 8.000 dos quais serão reaproveitados para uso por atletas nas Paraolimpíadas.

As armações das camas são feitas de papelão reciclado, enquanto os colchões modulares são feitos de fibras de polietileno que, segundo a marca, podem ser recicladas um número ilimitado de vezes. Como parceira oficial da cama olímpica, a Airweave também fornecerá travesseiros e edredons para as vilas de atletas olímpicos e paraolímpicos de Tóquio 2020.

O equipamento de dormir teve que se alinhar ao plano de sustentabilidade dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 , que visa entregar um evento mais sustentável e apresentar conceitos e soluções inovadoras que terão um legado após os Jogos. Segundo a empresa, “O conceito era fazer um colchão leve e fácil de montar e atender ao Plano de Sustentabilidade dos Jogos”.

As armações das camas, feitas de papelão reciclado, serão fornecidas inicialmente aos atletas olímpicos. Após as Olimpíadas, 8.000 estrados serão reaproveitados pelos atletas paraolímpicos. Depois de ambos os Jogos, as camas doadas a organizações nacionais.

As camas foram projetadas para serem extremamente leves e fáceis de montar para garantir que a transferência das camas entre os locais seja rápida e eficiente.

As estruturas de papelão da cama suportam uma versão do colchão modular da Airweave, que a marca projetou para acomodar a ampla variedade de tipos de corpos de diferentes atletas.

O colchão é composto por três blocos separados feitos de fibras elásticas de polietileno – um para apoiar a cabeça e os ombros, um para apoiar a cintura e um para apoiar as pernas.

Os módulos podem ser solicitados em quatro níveis de firmeza diferentes e podem fornecer um nível de firmeza diferente em cada lado. Isso permite que os atletas personalizem seus colchões alterando a ordem dos três blocos e virando-os para um lado ou para o outro.

“Nosso design de colchão modular exclusivo permite personalizações de firmeza nos ombros, cintura e pernas para atingir o alinhamento adequado da coluna e postura de sono, permitindo o mais alto nível de personalização para o tipo de corpo único de cada atleta”, disse Airweave.

Os colchões podem ser ainda mais personalizados com camadas adicionais, como um pillow top para aumentar a maciez. Na Vila Olímpica, os atletas poderão ir a um centro de montagem de colchões, onde podem obter ajuda com a configuração dos colchões.

A marca também desenvolveu um aplicativo para ajudar os atletas a encontrarem o melhor colchão para o corpo. Os usuários podem enviar fotos e inserir suas medidas corporais no aplicativo para obter uma configuração de colchão recomendada.

As camas de papelão não são a única novidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Os Jogos verão robôs da Toyota implantados em todo o local para ajudar os trabalhadores e participantes. A Toyota também adaptou uma frota de seus veículos autônomos e elétricos e-Palette para atender aos atletas em suas locomoções pela Vila Olímpica.

As camas de papelão são resistentes?

No interesse de conter a disseminação da Covid-19, as autoridades japonesas apelaram aos atletas para “evitarem formas desnecessárias de contato físico”.

O COI fornecerá 150.000 preservativos para a vila olímpica, mas recomenda que os atletas os usem apenas quando voltarem para casa, após o término das Olímpiadas.

Isso fez com que muitas pessoas achassem que as camas de papelão fizessem parte de sua campanha para evitar que haja intimidades entre os atletas, o que não é verdade.

As armações da cama de papelão de tamanho duplo podem suportar até 200 kg. e foram submetidos a vários testes de estresse, de acordo com a Airweave. O ginasta irlandês Rhys Mcclenaghan tuitou um vídeo contestando as dúvidas de que as camas são muito frágeis.

Além disso, os colchões foram projetados para oferecer alívio para corpos doloridos. Os atletas podem até personalizar a firmeza de seus colchões trocando a ordem das três seções.

A escolha de material sustentável também foi uma consideração para os organizadores. Tanto a estrutura quanto os colchões podem ser reciclados ou reaproveitados após os jogos. Os colchões Airweave, feitos de plástico reciclado, podem ser lavados e higienizados com uma solução de álcool neutro, como disse um representante comercial da Airweave.

As opções de higienização são um recurso especialmente atraente este ano, já que vários atletas e oficiais hospedados no enclave rigidamente monitorado já testaram positivo para Covid-19. Cerca de 8.000 das 18.000 camas serão limpas e reutilizadas para os Jogos Paraolímpicos, que começam em 24 de agosto.

O descarte conveniente também foi uma consideração importante. Após os jogos, o complexo de atletas ao longo da orla Harumi será rapidamente transformado em condomínio. Os futuros residentes do Harumi Flag já estão ansiosos sobre quando poderão se mudar, e alguns compradores processaram os incorporadores pelos atrasos causados pela pandemia.

Cardboard design é uma nova tendência?

Qualquer pessoa que tenha dúvidas se o papelão pode ser um material atraente deve examinar a crescente variedade de móveis de papel de design. O arquiteto japonês Shigeru Ban, por exemplo, é conhecido por ser um grande mestre das estruturas de papelão.

O vencedor do Prêmio Pritzker fez uso criativo de tubos de papel para erguer abrigos de emergência, salas de concerto e igrejas – alguns construídos para durar pelo menos 50 anos.

Ban também desenvolveu uma linha de poltronas elegantes de papelão para a marca suíça WB Carter. E o estúdio canadense MOLO produz painéis acústicos de papel que podem transformar um escritório chato de plano aberto em um labirinto inspirador.

As camas das Olimpíadas de Tóquio 2020 podem nunca se tornar um design clássico, mas durante uma pandemia, há algo mais atraente do que uma cama sustentável e limpa?

Fonte: dezeen.com, 9jamo.com

1 Comentário

  1. Pingback: 15 fatos e curiosidades sobre a participação do Japão nos Jogos Olímpicos | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *