Descubra seu Hana Komon através da data do seu aniversário!

Hana komon - Emblema Floral

Já comentamos aqui no blog sobre os Kamon, cristas usadas pelas famílias japonesas para indicar a ascendência ou linhagem sanguínea. No entanto, existe as cristas florais, que podem ser usadas por quaisquer pessoas pois são baseadas na data do nascimento.

As cristas ou emblemas florais são chamadas de Hana Komon (花個紋) e como o nome sugere, os símbolos são inspirados nas flores. Para cada dia e mês do ano, existe uma crista floral específica, totalizando 366 desenhos diferentes. Há inclusive uma crista floral para aqueles nascidos no dia 29 de fevereiro, data presente somente em anos bissextos.

Podem não ser são tão populares quanto os Kamon comuns, afinal o Japão só adotou o calendário gregoriano com 365 (ou 366) dias no início do século 19. No entanto, os hana komon são elegantes e estilosos, além de carregarem elementos de design tradicionais japoneses.

No Hana Kamon, os símbolos são representados por flores naturais do Japão e por outras localidades. Muitas pessoas gostam de usar suas cristas florais impressas em roupas, acessórios e peças de decoração. Se você quiser descobrir qual é o seu Hana Komon, basta acessar o site www.hanakomon.jp (em japonês) ou www.hanakomon.jp/e (em inglês).

Se você acessar o site em japonês, encontrará uma área onde poderá inserir o mês e o dia de aniversário para descobrir qual o seu Hana Komon. Outra forma de encontrar o Hana Komon é acessando o calendário e selecionar o mês e depois o dia do seu nascimento.

Por exemplo, o Hana Komon para o meu aniversário (7 de Junho) é o símbolo da “Gardenia”, cujo nome japonês é “KUCHINASHI” (梔子). As gardênias são flores brancas originárias da China. São doces e muito perfumadas. Pessoas desse símbolo costumam transmitir seus sentimentos verdadeiros e se sensibilizam com os sentimentos de outras pessoas.

Os calendários interativos do site permitem que você veja todos os emblemas rapidamente. Ao clicar em um dia específico, você verá informações adicionais como o nome da flor em japonês e o seu significado. Confira alguns exemplos de Hana Komon abaixo.

Hana komon - Emblema Floral

No site The 366 Days of Hanakomon, assim como outros sites que oferecem essa especialidade, é possível adquirir carimbos, canecas, acessórios e itens de decoração com o seu Hana Komon. No entanto, as encomendas só são entregues no Japão.

Muito interessante não é mesmo? Eu adorei saber mais sobre o Hana Komon e de como esses símbolos refletem o senso estético japonês, o orgulho e a cultura do país. Já descobriu qual é o seu Hana Komon? Compartilhe conosco nos comentários. Vou adorar saber! 🙂

Referências: Soranews24.com, hanakomon.jp

Quer Aprender Japonês?

1 Comentário

  1. ana

    achei bem legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *