Documentário captura a vida dos Yamabushi, os monges das montanhas japonesas


Yamabushi, os monges das montanhas japonesas

Yamabushi são monges que escalam montanhas e atravessam cachoeiras sem sapatos em um ritual significativo que simboliza a morte e o renascimento.

‘Mountain Monks’ é o título de um curta documentário criado pelo cineasta alemão Fritz Schumann sobre os monges Yamabushi. Yamabushi (山伏) significa algo como ‘se prostrar na montanha’, uma definição que se encaixa perfeitamente com o que fazem alguns budistas japoneses que seguem os ensinamentos de Shugendō desde antes dos tempos feudais do Japão.

Eles percorrem algumas das trilhas mais remotas da mais sagrada das montanhas do Japão com o objetivo de buscar a iluminação. Desde os tempos antigos, os japoneses consideram as montanhas sagradas e a sede dos kami, ou divindades xintoístas e dos oni (demônios).

As montanhas também eram vistas como a morada de espíritos ancestrais, onde repousavam as almas dos mortos. Foi somente depois que o budismo e o taoísmo chegaram ao Japão no século VI que os praticantes começaram a usar as montanhas para fins de treinamento ascético.

Shugendō: Uma antiga tradição espiritual japonesa

Shugendō na verdade é uma combinação de xintoísmo, budismo, animismo, taoísmo e religiões das montanhas, cuja missão é de se livrar dos excessos da vida moderna e se reconectar com a força na natureza. Schumann consegue capturar as nuances dessa tradição, revelando o lado raramente visto do Yamabushi através de entrevistas pessoais e imagens deslumbrantes.

shugendo yamabushiImagem: Wikimedia Commons

Um dos entrevistados, por exemplo, revelou sobre a vida que levava antes de se tornar um Yamabushi, sobre o quanto seu trabalho diário em um escritório estava prejudicando a si mesmo e seu convívio com a família. Agora, como monge Yamabushi, sua vida se transformou radicalmente e lhe permite desfrutar da simplicidade e do que ele acha que é realmente importante na vida.

Essa tradição religiosa tem cerca de 1.300 anos, mas recebeu um golpe fatal quando o Japão evoluiu do período feudal para os tempos modernos durante o período Meiji (1868-1912). Shugendo foi banido e a maioria dos sites associados à sua prática deixou de existir.

São poucos os monges que se dedicam realmente aos ensinamentos de Shugendō hoje em dia. No entanto, nas últimas décadas, alguns antigos lugares sagrados para o Shugendō tem visto um renascimento em virtude do interesse crescente em descobrir seu passado espiritual.

Trata-se de uma tradição que tem nuances místicas e sobrenaturais que infelizmente corre o risco de desaparecer. Vale a pena conhecer um pouco sobre a vida dos Yamabushi, através desse belo documentário, que também oferece cenários deslumbrantes das montanhas de Yamagata.

Link do vídeo (YouTube) ou assista no Vímeo, com uma definição melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *