Gokayama e Shirakawa-go – Aldeias históricas no Japão


Shirakawa-go (Gifu)

Gokayama e Shirakawa-go – Patrimônio Mundial da Humanidade

Gokayama, localizado em Toyama é rodeada por montanhas e florestas fechadas. Lá se encontram duas aldeias históricas de mais de 400 anos que sobrevivem ao tempo com o mesmo charme de outrora: Suganuma e Ainokura.

Em 1995, essas aldeias ou vilas, juntamente com Ogimachi em Shirakawa-go, província de Gifu, foram tomadas como Patrimônio Mundial pela Unesco.

A partir de então, essas aldeias históricas passaram a ganhar destaque mundial e a receber visitantes. A inacessibilidade por causa da localização e por ser uma das áreas onde mais neva no Japão, trouxe isolamento aos moradores, possibilitando que os habitantes locais criassem a sua própria cultura e costumes tradicionais.

Gokayama Toyama

Casas estilo Gassho-zukuri

As aldeias estão localizadas ao longo do Rio Sho-Kawa e uma característica marcante nessas aldeias é o telhado inclinado de 60° graus, íngreme e feito de palha chamado de Gassho-zukuri, que significa “mãos juntas em oração”, porque se assemelham a duas mãos juntas em oração.

Sua finalidade é facilitar a remoção da neve, já que estão situadas em uma região onde neva bastante no inverno. No entanto, a cada 30 ou 40 anos, é necessário trocar a palha do telhado.

E para isso, cerca de 200 a 300 pessoas, incluindo moradores e voluntários, se unem para esta função, na qual demora cerca de 2 dias para concluir.

O tamanho das casas Gassho-zukuri também causa espanto, pois são bem maiores do que uma casa japonesa convencional, possuindo 3 ou até 4 andares.

A maioria dos proprietários dessas casas aproveitam ao máximo o seu espaço interior e utilizam cada centímetro quadrado.

O motivo das casas serem grandes assim seria para acomodar famílias numerosas.

Outra razão, seria porque antigamente os moradores criavam bicho da seda dentro das casas,chamadas também de Minshuku (que significa casa de fazenda em estilo japonês).

Além da agricultura e sericultura (criação de bichos da seda), nas grandes casas das aldeias eram produzidos papel washi e nitro, uma matéria prima usada para a fabricação de pólvora.

Muitas das casas tornaram-se restaurantes, pousadas e museus que mostram como é a vida cotidiana dos moradores, como o Museu folclore (Folk Museum) e o Museu salitre, que conta sobre a pólvora.

Ao todo, são cerca de 20 casas na aldeia Ainokura e 9 casas na aldeia Suganuma em Gokayama, cujo cenário ao redor são únicas em todo o Japão.

Além das belas montanhas e florestas que cercam a área, há ainda os campos de arrozais que dão ainda um ar ainda mais rústico ao local e onde os moradores ainda vivem de maneira simples, sem as modernidades tecnológicas dos dias atuais.

Ogimachi em Shirakawa-go

Próximo de Gokayama, ligados por um túnel, está a aldeia Ogimachi em Shirakawa-go, província de Gifu. As casas, o cenário, assim como as tradições são bem parecidos com as aldeias de Gokayama. Ao todo são 59 casas Gassho-zukuri e são bem conservadas embora tenham sido construídas entre 200 e 300 anos atrás.

Aldeia de Shirakawa-go

Assim como em Gokayama, é possível pernoitar em uma das casas-fazenda em Shirakawa-go junto com uma família residente, o que é uma boa oportunidade para ver como são os costumes da região. Há outras atrações também como restaurantes e museus como o Gassho-zukuri Minkaen, Kanda-ke, Nagase ke, Myozenji-ke, Museu Festival Doburoku e Shirakawa-go no Yu, uma casa de banho.

Gassho-Zukuri-Minka-en

O Ponto de Visualização Shiroyama fica ao norte do centro da vila e oferece belas vistas de Ogimachi e suas casas. Tem ainda o Templo Myozenji, um templo incomum pois tem telhado de palha ao invés do telhado típico da maioria dos templos. Está aberto ao público das 9:00 às 19:00 e custa ¥ 300 a entrada.

Aldeia de Shirakawa-go 1

Gokayama e Shirakawago são conhecidos como um dos lugares mais belos do Japão, devido à sua paisagem nostálgica, cercada por montanhas cobertas de pinheiros. Além da bela paisagem, os visitantes podem conhecer uma parte histórica e cultural do Japão que não é encontrada em nenhuma parte do país.

Aldeia de Shirakawa-go

Afinal essas aldeias são provas vivas de que existe um lugar onde as pessoas vivem praticamente como viveram seus ancestrais há mais de dois séculos atrás e aparentemente nem sentem falta da modernidade que temos nos dias atuais.

Apesar que não tem como sentir falta do que nunca se teve né? Independente disso, são locais que com certeza, valem a pena uma visita e quem sabe até uma pernoite.

Assista ao vídeo:

Site oficial Gokayama
Site oficial de Shirakawa-go

Quer Aprender Japonês?

5 Comentários

  1. Douglas

    São lindas essa casas cheias de neve, a arquitetura delas são até diferentes da outras casas japonesas .
    A paisagem ao redor é demais é tudo tão bonito que nem parece ser verdade.
    Eu já havia visto Shirakawa antes no canal Aqui Pode, vou deixar o link: http://www.youtube.com/watch?v=ITEt00U2-Dw
    Abraços!

  2. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Ainda não tinha visto esse vídeo no canal do YouTube “Aqui Pode”. Muito bom… Aliás recomendo esse canal para quem quer saber mais sobre o dia a dia no Japão. Abraços!

  3. Pingback: Yokota Kamakura Snow Festival | Curiosidades do Japão

  4. Pingback: Patrimônios Mundiais da Unesco no Japão | Curiosidades do Japão

  5. Marcos de Souza

    Eu AMO O JAPÃO, com todas as forças do meu coração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *