Pena de Morte no Japão – Você é a favor ou contra?

sistema prisional e pena de morte no Japão

Pena de Morte e Sistema Carcerário no Japão
Os Estados Unidos e o Japão são os únicos países industrializados e com sistema político democrático que aplicam a pena de morte. Atualmente, cerca de 130 prisioneiros no Japão estão no corredor da morte, à espera de serem executados por enforcamento, método de execução que foi instituído a partir de 1873.

De acordo com pesquisas, mais de 80% da população japonesa apóia a pena de morte. Trata-se de um tema que sempre gera uma certa polêmica e debate entre os criminologistas, porém o governo japonês argumenta que uma das razões para a baixa criminalidade no Japão é justamente devido à aplicação da pena de morte.

Os protestos contra a pena de morte no Japão normalmente ocorrem durante o mês de Outubro, em virtude do Dia Mundial contra a Pena de Morte. Embora a pena de morte tenha sido abolida e reintegrada várias vezes ao longo da história japonesa, acredita-se que é algo que não será abolido tão cedo no arquipélago japonês.

Centro de Detenção de Tóquio Casa de Detenção em Katsushika, Tóquio / Fonte da imagem: Wikipedia

Uma grande preocupação é em relação às condições prisionais extremamente severas no Japão e também pelo medo de acabar sacrificando pessoas que na verdade são inocentes. Um exemplo é Iwao Hakamada, de 78 anos que foi libertado no dia 27 de março deste ano. Ele já estava à espera no corredor da morte a 46 anos.

Hakamada, que trabalhava em uma fábrica de miso (pasta de soja), havia sido condenado à morte em 1966 pelo assassinato do seu patrão, sua esposa e dois filhos. O caso foi revisto e o tribunal distrital da cidade de Shizuoka reconheceu que as provas do caso haviam sido adulteradas, levando assim a um novo julgamento.

Iwao Hakamada sempre declarou ser inocente, embora tivesse confessado o crime em razão da coação que sofreu ao decorrer do longo interrogatório que leva em torno de 23 dias. Os policiais japoneses tem autorização para utilizar armas de choque, tortura, entre outros artifícios para conseguir extrair uma confissão.

Nesses 23 dias, o suspeito é mantido em confinamento, mesmo que não tenha nenhum tipo de prova contra ele e o interrogatório é realizado sem a presença de um advogado. Ishikawa Akira, um dos principais abolicionistas do país acredita que possa haver outros inocentes à espera de serem executados”.

Centro de Detenção no Japão Policial andando pelo corredor da morte / Fonte da imagem: Tokyo Five

Sistema penal rígido e secreto

As Execuções no Japão são realizadas por enforcamento e os familiares só são informados sobre as execuções após o fato já ter ocorrido. As execuções não tem data certa pra acontecer, e podem demorar meses e às vezes anos e os condenados só são avisados sobre a execução, uma hora antes de acontecer.

Quando são informados sobre a execução, os homens são orientados a limpar suas celas, fazer orações e a escrever bilhetes de despedida aos familiares. Enquanto a data de execução não chega, os condenados vivem isolados uns dos outros e são regidos por um sistema governado com mãos de ferro.

Todos os dias, ao amanhecer, eles contam os passos dos guardas nos corredores – se houver mais do que o normal, isso significa que haverá uma execução. Masao Akahori viveu essa angústia durante 31 anos até ser declarado inocente e libertado. Um dia, os guardas abriram a porta da sua cela e estavam prestes a levá-lo para ser executado, quando perceberam que haviam entrado na cela errada.

Câmara de execução no Japão Câmara de execução no Centro de Detenção de Tóquio / Imagem: Daily Mail

Norio Nagayama e sua repercussão

Norio Nagayama ficou conhecido no Japão todo devido a livros e autobiografias que escreveu enquanto esteve preso. Nagayama cometeu os crimes em 1968, quanto tinha apenas 19 anos, e ele relata em seus livros que a juventude difícil e a pobreza foram as principais razões que o levaram a cometer os crimes.

Sua autobiografia “Muchi no namida” (Lágrimas da Ignorância) foi publicada em 1971. Nele Nagayama relatou estar arrependido pelos crimes cometidos e criticava a pena capital como forma de condenação. Em 1983, Nagayama foi agraciado com um prêmio literário com outro livro: Kibashi (Ponte de madeira).

Seus livros tiveram uma grande repercussão no Japão e os royalties de seus livros foram para os parentes de suas vítimas. A fama porém não o impediu de ser enforcado em 1997, após 28 anos de prisão. Após sua morte, os royalties foram direcionados às crianças pobres para que não tivessem um futuro como o seu.

Fatos e curiosidades sobre o sistema penal japonês

* Pena de Morte por enforcamento foi instituído no Japão a partir de 1873. No passado, o Japão utilizava outros métodos crueis, nos quais os condenados eram crucificados, jogados na fogueira ou em caldeirões de água ou óleo fervente.

* Existem 188 prisões comuns espalhadas pelo arquipélago japonês e 7 Centros de Detenção com câmaras de execução, que estão localizados em Tóquio, Sapporo, Sendai, Nagoya, Osaka, Hiroshima e Fukuoka.

* A pena de morte é imposta em casos de assassinatos múltiplos que envolvem fatores agravantes e, mais raramente, para casos isolados de homicídio qualificado.

* As duras condições as quais os presos são submetidos tem a intenção de incutir o sentimento de vergonha pelos atos praticados. Eles não podem falar com outros prisioneiros e as visitas de familiares e advogado são bem restritas.

* Os condenados à morte são totalmente isolados do mundo exterior. Eles não podem assistir TV e nem ouvir estações de rádio. O material impresso é frequentemente censurado. Eles têm dois intervalos curtos de exercício semanal.

* No dia da execução, os condenados tem direito de escolher a sua última refeição, mas estão impedidos de ver seus familiares para dar seu último adeus.

* A longa espera e o fato de não saberem o dia exato da execução tem levado muitos condenados a sofrerem de loucura e distúrbios psicológicos.

* O número de execuções anuais são bastante instáveis. Seguem alguns dados:
* 2007 (9 execuções), *2008 (15 execuções), *2009 (7 execuções), *2010 (2 execuções), *2011 (nenhum), *2012 (7 execuções), *2013 (8 execuções).

* Até 2007, o Ministério da Justiça omitia muitos detalhes acerca das execuções, assim como os nomes dos condenados e crimes praticados e segundo os ativistas contra a pena de morte, o ministério continua a restringir informações.

* No Japão, a forma de execução é por enforcamento e médicos especialistas dizem que uma pessoa ao ser enforcado, imediatamente perde a consciência e seu coração pára de bater após 15 minutos aproximadamente.

* Segundo a lei japonesa, a execução deve ocorrer dentro de seis meses após a sentença final, porém na prática, normalmente leva anos ou até décadas.

* Japão tem sido duramente criticado pelo Comitê das Nações Unidas por causa da tortura, tensão psicológica que coloca os presos e suas famílias e a falta de transparência em relação ao seu sistema de execução.

* Quem decide quem e quando será a execução é o Ministério da Justiça. Tudo é mantido em sigilo com o objetivo de impedir que grupos contra a pena de morte possam causar tumultuo e intervir no dia da execução.

* Em 2010 foi a primeira vez que jornalistas puderam visitar uma das câmaras de execução no Centro de Detenção de Tóquio. Confira as fotos no site Daily Mail.

* Minutos antes da execução, realizada com a presença de poucas testemunhas, os condenados são vendados e levados a uma sala com uma estátua de ouro de Amida Nyorai, uma divindade budista, onde poderão fazer suas orações finais.

* As câmaras de execução no Japão são compostas por duas salas de 25 m². Uma delas possui um alçapão que se abre durante a execução.

* O sistema penal no Japão é considerada um tanto rígida e atroz, porém tem o apoio de grande parte da população que acredita que essa punição tem ajudado a inibir atos criminosos, já que os números mostram que o país mantem uma das taxas de criminalidade mais baixas do mundo.

O que você acha sobre a Pena de Morte? Acha que esse método é válido para punir crimes hediondos? Deixe sua opinião sobre o assunto.

Referências para este artigo: Wikipedia, World Crunch, Daily Mail, Exame

55 Comentários

  1. jorge t.hino

    Acho que a baixa criminalidade no Japão é uma consequência da boa educação e não pela existência da pena de morte.

  2. ISLOU

    No Brasildeveria ter pena de morte semelhante, seria menos cruel do que os assassinatos cometidos diariamente contra cidadãos inocentes pelos bandidos, mesmo sem reagirem. Brasil, PARAÍSO DOS MARGINAIS!

  3. Ali

    sou a favor da pena de morte, assim como na mudanças de leis que até agora beneficia mais os bandidos do que o cidadão de bem.
    O Japão exagera um pouco em alguns aspectos, mas está funcionando veja pelos números de homicídios, o Brasil deveria copiar esse método porque esperar por uma educação, segurança… (que não tem) não é fácil e ainda as pessoas estão perdendo o respeito uma com as outras…

  4. may

    deveria ter pena de morte no Brasil para aqueles que matam pra roubar, estupradores, pedofilos, e para políticos corruptos

  5. David

    A pena de morte pode ser benéfica para um país se for aplicada de forma justa cuja a qual se prende bandidos com crimes graves. Mas pode ser maléfica se for aplicada com criminosos de baixa periculosidade.

  6. David

    A boa taxa educacional junto com pena severa ajudam o Japão a ser um dos países menos violentos do mundo.

  7. regis

    Tem dado certo, devido à cultura e o modo de vida deles, se for implantado aqui no Brasil, seráa uma verdadeira catástrofe e demorariamos muitos anos para recuperar-mos as perdas com inocentes.

  8. Ton

    Mas no japão qualquer criminalidade é baixíssima, até mesmo aquelas que não são punidas com pena de morte: furto, roubo, estupro e etc. O que nos leva a entender que a educação, elevadíssima lá, e a cultura do povo ajuda bastante.

  9. mari miura

    Deveria ter pena de morte aqui isso sim seria perfeito,nw no JAPAO onde a educaçao e a cultura tem otimos principios!

  10. JOAO

    Enquanto existir Igrejas, nunca haverá pena de morte no Brasil.

  11. NELSON VLAINICH

    O Brasil passa por um desvio de comportamento incrível. Antes de mais nada, é preciso passar o pais a limpo e se fazer uma revolução de ética, onde nossos governantes só visam seus bolsos e a corrupção esta implantada, com certeza deve haver juizes corruptos! Nossos governantes são corruptos e marginais..o exemplo deve vir de cima, não ha como se falar em pena de morte é preciso antes extirpar do nosso meio os governantes bandidos, aqueles que nunca “sabem de nada”, nunca viram e quando julgados e condenados não ficam na cadeia..que justiça é essa? que bandalheira é essa e agora voces querem desviar o assunto para pena de morte.Certamente, um incauto poderia responder que seria a favor…mas em primeiro lugar nosso problema é mais grave é institucional. FORA BANDO DE COMUNISTAS TERRORISTAS!

  12. Obito

    Tenho certeza absoluta que a pena de morte funcionaria no Brasil….Os criminosos temeriam perder suas vidas,porque sao covardes..eles matam e dao risada sabendo que nada vai acontecer…o argumento de poder matar inocente e fraco,ja que existe crimes terriveis flagrados,comprovados e confessos,como no caso do maniaco que matou 40 pessoas no Rio por que gostava…Eles sao protegidos por um bando de gente que ainda nao foram suas vitimas ou que nao se colocam no lugar das vitimas deles…todos os dias milhares de inocentes sao mortos por esses vagabundos,eles usam a pena de morte a favor deles..os riscos de se condenar inocentes seria muito raro e nada comparado com o que eles executam

  13. Obito

    So pra terminar meu comentario….Parabens a Indonesia !!Licao de justica no nosso pais!!

  14. Maciel da SIlva

    no BRASIL..ja existe a pena de morte, porem essa lei é instituida pelos bandidos/marginais
    que mesmo a vitima” não reagindo ao ato, são executados sem dó nem piedade !

    * o sistema penal no BRASIL deveria ser imposta a pena de morte a qualquer tipo de crime.
    pq crime pela essencia da palavra, não pode ter qualificação. uma vez comprovado a autoria
    do crime…imediatamente ser executado..sem onus (despesas) de prisão pagas por nós.a população
    do Bem.> em tempo….isso deveria ser aplicado em crimonosos a partir dos 12 anos de idade,sem
    clemencia !! ai então esse nosso “rico”Pais seria um paraiso. ( tenho dito)

  15. Victória Ortiz Oliveira

    Independente do crime? Então pode executar todos os brasileiros logo, porque baixar ou comprar filme ou música pirata é crime. Sonegação fiscal também é crime, homicídio culposo também (quando se mata sem intenção, no trânsito, por exemplo) lesão corporal culposa também (se vc atropelar e machucar uma pessoa por acidente), se uma pessoa briga com outra e ocorre agressão física (uma dá um tapa na outra) isso é crime de lesão corporal. Fumar maconha é crime. Há tantos exemplos de crimes banais ou não intencionais que podem ocorrer, vc acha mesmo que todas essas condutas devem ser punidas com a morte? Até se uma criança de 12 anos furta um biscoito numa loja? Pena de morte? E ainda pensa que a polícia tem condições de decidir no ato quem é culpado e inocente? Se até tribunais cometem erros e condenam inocentes vc acha que dá pra decidir quem é culpado sem nem haver julgamento? Pirado das ideias vc, hein?

  16. Eddie

    Graças a Deus não há como simplesmente implantar a pena de morte no Brasil de uma hora para outra. Teria que ser feita uma nova constituição já que o direito à vida e sua inviolabilidade sob nenhuma circunstância são matéria de cláusula pétrea da Constituição e não pode ser revogada e nem emendada. Eu sou totalmente contra a pena de morte.

  17. Eddie

    Graças a Deus que não há nem vai haver pena de morte tão cedo no Brasil.

  18. Henrique

    Sou a favor de que mude as leis, e que haja a aplicação da pena de morte no Brasil!
    Se o bandido pode tirar a vida de um inocente, deve pagar por isto com a própria vida!
    A justiça e a sociedade deve se preocupar, proteger e dar um satisfação para os familiares da vítima, e não ficar “passando a mão na cabeça” de bandidos.

  19. Henrique

    Quem pensa igual a você, é porque não teve nenhum familiar ou amigo morto por um bandido!
    E DEUS não tem nada a ver com isto!
    Pois pelo jeito, você nunca lei a Bíblia, que impõe a pena de morte para assassinos:
    “”Quem derramar sangue do homem,
    pelo homem seu sangue será derramado;
    porque à imagem de Deus
    foi o homem criado”.
    Gênesis 9:6

    “Quem ferir um homem e o matar terá que ser executado”.
    Êxodo 21:12

    “Se alguém ferir uma pessoa a ponto de matá-la, terá que ser executado”.
    Levítico 24:17

    “Se um homem ferir alguém com um objeto de ferro de modo que essa pessoa morra, ele é assassino; o assassino terá que ser executado”.
    Números 35:16

    Discurso de Paulo, concordando com a pena de morte…..
    “Se, de fato, sou culpado de ter feito algo que mereça pena de morte, não me recuso a morrer. Mas, se as acusações feitas contra mim por estes judeus não são verdadeiras, ninguém tem o direito de me entregar a eles. Apelo para César!”
    Atos dos Apóstolos 25:11

    “Se alguém há de ir para o cativeiro,
    para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto
    à espada, morto à espada haverá de ser.
    Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.”
    Apocalipse 13:10

    Portanto, antes e depois de Jesus, a Lei sobre a aplicação de pena de morte para assassinos foi mantida.
    Agora, o que temos que é um suposto “vigário de cristo” indo contra os próprios mandamentos de Deus.

  20. Henrique

    Historicamente, as leis japonesas sempre foram rígidas, e sempre houve o esforço dos governos em demostrar que as leis são aplicadas.
    Portanto, não é uma simples questão de educação, mas sim, de certeza da aplicação da lei.
    No Brasil, os maiores criminosos são os mais “educados”, é só pesquisar sobre os crimes de corrupção.
    E no Brasil, o criminoso quase tem a certeza da impunidade.

  21. Henrique

    É a certeza da aplicação da lei que faz a criminalidade ser baixa.

  22. Henrique

    concordo com você!

  23. Henrique

    Eu sou totalmente a favor da pena de morte!
    E no Brasil, mudar a Constituição ou substituí-la não é um problema, basta ver quantas já tivemos.
    E como já lhe disse, DEUS não tem nada a ver com isto!
    Pois pelo jeito, você nunca lei a Bíblia, que explicitamente impõe a pena de morte para assassinos:
    “”Quem derramar sangue do homem,
    pelo homem seu sangue será derramado;
    porque à imagem de Deus
    foi o homem criado”.
    Gênesis 9:6

    “Quem ferir um homem e o matar terá que ser executado”.
    Êxodo 21:12

    “Se alguém ferir uma pessoa a ponto de matá-la, terá que ser executado”.
    Levítico 24:17

    “Se um homem ferir alguém com um objeto de ferro de modo que essa pessoa morra, ele é assassino; o assassino terá que ser executado”.
    Números 35:16

    Discurso de Paulo, concordando com a pena de morte…..
    “Se, de fato, sou culpado de ter feito algo que mereça pena de morte, não me recuso a morrer. Mas, se as acusações feitas contra mim por estes judeus não são verdadeiras, ninguém tem o direito de me entregar a eles. Apelo para César!”
    Atos dos Apóstolos 25:11

    “Se alguém há de ir para o cativeiro,
    para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto
    à espada, morto à espada haverá de ser.
    Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.”
    Apocalipse 13:10

    Portanto, antes e depois de Jesus, a Lei sobre a aplicação de pena de morte para assassinos foi mantida.
    Agora, o que temos que é um suposto “vigário de cristo” indo contra os próprios mandamentos de Deus.

  24. Eddie

    Felizmente você não é a maioria.

  25. Eddie

    Para a sua informação, eu tive um tio morto por pivetes que invadiram a casa dele. Mesmo assim, eu ainda sou fortemente CONTRA a pena de morte. Matar o responsável pela morte do meu tio não traria ele de volta, nem me faria sentir melhor.

  26. Henrique

    Eu tive um amigo morto por assaltantes. Mais tarde estes mesmo mataram outra pessoa.
    Matar o assassino não traria ninguém de volta, mas certamente faria com que outros pensassem e temessem mais, antes de matar outra pessoa.
    A pena de morte, não traria ninguém de volta, mas certamente, evitaria que outras vidas inocentes fossem perdidas.
    Portanto, na minha opinião, não é uma questão de trazer a justiça somente para o meu caso, mas sim, de levá-la para outras pessoas, ou melhor, evitar que outras pessoas passem pelo mesmo sofrimento.
    Abraços, e desejo-lhe uma boa semana.

  27. Henrique

    Eu e cerca de 46% dos brasileiros(1).
    Outro tanto, é contra, e os demais não sabem.

    Portanto, tanto a minha quanto a sua opinião é compartilhada por quase metade dos brasileiros.
    Abraços, e desejo-lhe uma boa semana.

    (1)Pesquisa Ibope – 2011 – Jornal “O Estado de São Paulo”, de 19/10/2011.

  28. Joannis George

    Aquele bandido que matou deveria virar ESCRAVO da família da vítima para o resto da vida

  29. Joannis George

    Infelizmente os constitucionalistas não ouviram a maioria
    Pois a maioria é contra bandido
    O povo brasileiro é contra aborto, drogas, desarmamento, imigrantes ilegais, a favor de trabalhos forçados por presos…. mas a mídia globalista não deixa isso chegar no congresso, mentindo a todo tempo com pesquisas falsas tentando manipular os desinformados sobre os temas

  30. saulo silva

    no brasil sou a favor das penas de morte comecando pelos policiais que saem as ruas nao respeitam os cidadoes cometem abusos crimes homicidios subornos pegam dinheiro de grndes traficantes e saem empune tambem para os politicos que roubam o dinheiro publico esses deveriam ser mortos depois os ladroes que usam armas restritas metralham carros fortes tambem tem que ser morto assaltantes crimes de latrocinio estrupadores tem que ser mortos somente uma varredura na politica comecando a punir primeiro as autoridades para servir de exemplo para toda sociedade asim construimos um pais mais justo com respeito por todos

    por final uma educacao de qualidade para nossos filhos com acesso a saude de qualidade mais humana

  31. Ulysses

    Sou totalmente favorável à pena capital para determinados crimes.
    Parabéns aos japoneses que não se curvam diante daqueles parasitas da ONU.
    A instituição da pena de morte, da prisão perpétua ou de rígidos regimes penitenciários não tem o condão primacial de trazer a vítima de volta, nem de ressocializar o perverso, mas de dar-lhe a devida punição de seu erro.

  32. Pruda

    Mas no Brasil ja existe a pena de morte… Fura uma arrastão na linha vermelha… Não pare seu carro quando um marginal te abordar no semaforo… Não entregue seu celular quando for abordado, e voc sera condenado a morte no Brasil..

  33. Itacir

    O primeiro homicídio relatado foi o de Caim matando Abel,pelo simples fato de Deus ter se agradado mais da oferta de sacrifício de Abel.
    A inveja levou Caim a cometer o Homicídio contra seu irmão, e Hoje em dia quais motivos levam os homens a cometerem tantos crimes um contra o outro?
    Deus deu a ordem para moisés escrever as Leis pelo motivo da dureza do coração do homem.
    Hoje vemos os homens ditando leis que favorecem mais o que comete o crime do que aquele que sofre algum tipo de agressão seja ela qual for.
    Se repensarmos hoje nas atitudes que iremos tomar, alcançaremos altitudes que o ser Humano não sabe o quanto ele e capaz.(Apenas colocando em pratica uma palavra chamada AMOR). Um bom dia a todos.

  34. Théo

    Olá, se possível, gostaria de ter conhecimento da fonte destes fatos, me interessei e gostaria de aprofundar na pesquisa

  35. Carina

    Claro que não. A pena de morte é horrível. A justiça não é carrasco. E tortura? Desculpe, mas que ser humano somos torturando outro ser humano? Por pior que a pessoa tenha feito, quero igualar-me a ela torturando? Não, obrigada!
    Quanto a pena de morte no Brasil… Absolutamente não. Se no JAPÃO, o país da HONRA, há corrupção e adulteração de provas, como o caso que você falou, imagina no Brasil. Acha mesmo que muitos inocentes não acabariam por ser mortos? Pois…

  36. Luiz Antonio Borghesi

    Parabéns JAPÃO, vocês tem a pena de morte para que os bandidos não a tenham para usar contra o povo como no Brasil. (País da desordem e regresso) deveríamos mudar a faixa na nossa bandeira.

  37. Luiz José

    Deixando a questão da pena de morte de lado, devíamos sim modelar nosso sistema penitenciário nos moldes do Japão, onde os presos são levados a ter o sentimento de derem castigados pelo que fizeram e não serem tratados como vítimas da sociedade como aqui, uma inversão total de valores.

  38. junior

    sou a favor da pena de morte para bandidos, porque hoje no brasil os bandidos praticam pena de morte com milhões de cidadãos honestos e trabalhadores.

  39. Daniela

    Não sou a favor da pena de morte, porém acho que nós temos muito a aprender com o sistema penal japonês.

  40. Rubens

    Pena de morte é um tema controverso, primeiro temos que ter justiça. Lideranças que roubam e desviam dinheiro público, mentem e prometem o que é inviável, deveriam ser punidos exemplarmente. Não só ser cassado, mas obrigados a trabalhar ganhando um salário mínimo e ser privado de todo e qualquer benefício. Sem foro privilegiado! Bloqueio total de bens adquiridos por meios ilícitos. Roubam merenda escolar… Roubam dos hospitais… Com este tipo de dirigentes como podemos esperar justiça? Não esquecendo que a justiça superior ainda é nomeada pelos nossos políticos!!!

  41. Bruno

    Talvez a baixa criminalidade seja pela educação ou pelas punições severas, não sei. Eu só sei de uma coisa, o povo japonês é instruído e a grande maioria quer a pena de morte, isso só mostra que pessoas ignorantes acreditam ingenuinamente que fazer carinho resolve…

  42. marcos de souza

    Sou totalmente a favor….Pode até não diminuir a criminalidade mas, que ajuda, lá isso ajuda.E pra que ficar dando cama e comida de graça pra quem não quer nada com a vida, muito pelo contrario, é contra a vida dos outros.Vamos ficar alimentando cobra pra que?????

  43. Lúcio

    Nosso pacífico e civilizado povo brasileiro é contra a pena de morte (metade é contra).
    Já esses atrasados e violentos japoneses são a favor (80% aprovam).

  44. Anderson

    No Brasil nunca vai existir pena de morte e as leis não vão mudar senão já tinham mudado, não vamos nos esperançar.

  45. Shota Piluda

    Fui condenado à mortenpela Justiça japonesa em 1956 e executado 18 anos depois. Foi tudo muito terrível, mas estamos aí.

  46. janio

    Sou a favor. E esta pena de morte deveria ser instituída como em Cingapura. Lá só os traficantes são condenados à morte. Já seria um bom começo, além de ser didático, muitos pensariam duas vezes antes de cometer crimes.

  47. Pedro

    O problema no Brasil é que somos lunáticos. As pessoas cometem crimes bárbaros todos os dias e não recebem punição nenhuma. Temos a sociedade mais violenta do mundo e as autoridades judiciárias falam em extinguir o sistema carcerário. Não acredito que seja necessário algo terrível como a pena de morte. Podemos apenas prender as pessoas perigosas, em celas individuais e com restrições severas, e mantê-las lá.

  48. lol

    a pena de morte faz com que a população tenha medo de entrar no mundo do crime. por isso que os homicídios no japão são um dos mais baixos do mundo, porque lá o japão não “brinca” com bandido igual aqui no Brasil. eu acredito que educação por si só não vai reduzir a criminalidade, mas se somarmos ela com a pena de morte com certeza veremos os homicídios despencarem.

  49. Carlos

    A pena de morte primordialmente não serve pra punir mas sim uma tentativa de frear o crime hediondo

  50. Samuel Rizzo

    Sou a favor da pena de morte. Pelo fato dos vagabundos matarem muito mais do que morrem! Não tem esse papinho de vítima da sociedade não! pq a própria é a que mais sofre na mão desses vagabundos! NAO EXISTE VITIMA DA SOCIEDADE! A SOCIEDADE É A VÍTIMA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *