Soroban, a calculadora primitiva japonesa


soroban

Soroban – Ábaco japonês
O Soroban (算盘, そろばん) é um ábaco desenvolvido no Japão. Apesar de ser um instrumento de cálculo primitivo, ainda é usado nas escolas japonesas, mesmo com a popularização das calculadores eletrônicas. Ele se originou a partir do Suapan (ábaco chinês), que foi importado para o Japão por volta do ano de 1600.

O professor japonês Kambei Moori foi quem trouxe o Suapan da China e através de um livro seu publicado em 1662, chamado Embrião do Soroban, ajudou a disseminar a arte de calcular através do soroban junto à população japonesa. Por causa disso, Moori é considerado por muitos como o “Pai do Soroban”.

Podemos dizer que o Soroban foi a primeira calculadora no Japão e desde muito tempo tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento cultural e educacional no país. Vou mais longe! Acredito que o uso desde instrumento para realizar cálculos matemáticos nos primeiros anos escolares seja um dos principais responsáveis em desenvolver a agilidade mental e o raciocínio lógico.

Soroban - Calculadora primitiva japonesa

Mas o que é o Soroban?

>O Soroban é um instrumento de madeira retangular (33 por 6 centímetros) usado para fazer cálculos baseados no sistema decimal. Tem hastes verticais com contas deslizantes e uma barra fixa através das hastes. O padrão soroban japonês usado hoje tem 23 hastes com 5 esferas cada, um acima do bar e 4 abaixo.

Antigamente, usava-se uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban que depois foi evoluído em 1930 para o ábaco do tipo 1/4, para que fosse possível realizar cálculos usando o sistema decimal. Desta forma é possível obter valores entre 0 e 9 (10 valores possíveis) em cada coluna do Soroban Japonês.

No Japão, existem campeonatos de Soroban (Soroban Grand Prix), onde milhares de crianças, jovens e adultos participam anualmente. Os grupos são divididos em três categorias: Júnior (crianças), School (ensino médio) e Sênior (adultos).

Muitas pessoas do mundo ocidental, acostumados a utilizar a calculadora eletrônica, podem olhar com desconfiança a eficácia de tal instrumento primitivo, no entanto, assim que ganham algum conhecimento a respeito desta poderosa ferramenta matemática, a desconfiança é logo transformada em admiração e respeito.

Link do vídeo (YouTube)

Método Soroban no Brasil

O Soroban passou por muitas mudanças significativas até chegar em sua configuração atual em 1953 (que é o mais usado atualmente no Japão). Ele chegou ao Brasil trazido pelos primeiros imigrantes japoneses, em 1908, ainda em sua versão antiga, mas já modificada do ábaco original chinês, o Suapan.

O primeiro divulgador do Shuzan, nome da arte de calcular com o soroban, foi o professor Fukutaro Kato, que em 1958 publicou o primeiro livro do gênero no Brasil: “Soroban pelo Método Moderno”. Prof. Kato também fundou a Associação Cultural de Shuzan do Brasil (ACSB), que organiza campeonatos anuais.

benefícios do soroban

Curiosidades sobre o soroban

Em 1949, surge uma nova adaptação do Soroban voltada para deficientes visuais. Essa adaptação criada por Joaquim Lima de Moraes, passou a ser conhecida como Sorobã ou Sorobã Moraes em sua homenagem. No sorobã, as contas não deslizam como no Soroban, facilitando a sua utilização por deficientes visuais.

Calculadora x soroban: Logo depois a Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão foi invadido por calculadoras norte-americanas. Em 12 de novembro de 1946, para provar a supremacia das máquinas dos Estados Unidos, foi marcado um duelo entre elas e o soroban. O japonês Kiyoshi Matsuzaki e seu soroban venceram.

Benefícos do Soroban

O soroban desenvolve raciocínio lógico, memória, concentração e aumenta a capacidade para cálculos mentais de todas as operações matemáticas (adição, subtração, multiplicação e divisão). Também ajuda a promover a moderação, a disciplina, a segurança, e sobretudo, o equilíbrio entre o pensamento e a ação.

Soroban - Ábaco Japonês por dentro

* Pra quem quer mais informações sobre o Soroban:
* Soroban para as pessoas com deficiência visual
* Desvendando o Soroban – Made in Japan
* Shuzan (Site sobre o Soroban em inglês e Japonês)
* Soroban Brasil (em português)
* Vídeos ensinando a manusear o Soroban
* Aplicativo Soroban para android

Onde aprender Soroban?

– Associação Cultural de Shuzan do Brasil: (0xx11) 01504-001.
– Centro Paulistano de Soroban (0xx11) 3284-7598.
– Associação Okinawa Vila Carrão (0xx11) 6197-0404.
– Instituto Cultural Brasil-Japão do Rio de Janeiro (0xx21) 2220-7877.
– Tamy Soroban Juku (0xx11) 276-3481.
– Seinen Bunkyo (0xx11) 3208-1755. www.bunkyo.org.br/seinen
Mais informações no e-mail: atendimento@cpsoroban.com.br

Quer Aprender Japonês?

6 Comentários

  1. Rodrigo

    Impressionante o Soroban, ele consegue ser mais eficiente que uma calculadora eletrônica.
    Realmente transforma o cálculo em uma arte.
    Ótimo post!

  2. Alline

    Realmente muito pratico fazer contas no soroban,faço curso e percebe-se que mais vale usar ele do que uma calculadora!!

  3. thiago pacheco de araujo

    Eu sinceramente estou apaixonado pelo soroban , aprende sozinho através da apostila do Fernando Tejón e já estou fazendo meus primeiros exercícios de calculo mental ,que ferramenta maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Thaís

    Existe um curso. Chamado Supera, tem em todo o Brasil. Sou aluna e aprendi a fazer calculos com o abaco soroban EM ALTOS NÍVEIS.
    Adição, subtração, multiplicação, divisão ( até com resto) e calculo mental.
    Melhor curso que jáa fiz na minha vidaaaaaaaaaaa…

  5. ALANNA

    No método Super Cérebro os resultados dos treinamentos são incríveis.Melhor método que já conheci!!!!

  6. Edair

    Faço também o Supera e lá o Soroban, é a peça principal, pois me deu mais concentração e com isso minhas notas melhoram muito, pois consigo aprender mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *