Diferenças e curiosidades da Black Friday Japonesa

Black Friday Japonesa

Todos os anos aguardamos ansiosamente pela semana da Black Friday, o dia dos descontos que acontece sempre em novembro. Assim como no Brasil a data ainda é bem recente, os japoneses ainda estão se acostumando e a cada ano aumenta mais o número de consumidores que participam do evento.

Como as nossas culturas são bem distintas, é claro que algumas diferenças e singularidades sempre surgem. Vamos mostrar para você as curiosidades da Black Friday Japonesa, confira:


1 ➨ Você sabia que a palavra “Black” assusta um pouco os japoneses? Simplesmente por estar associado a significados ruins como: burakku kigyo ou “corporações negras” (um termo japonês utilizado para designar normalmente empresas que exploram seus funcionários).

Ou então Kuromaku ou “cortina negra”, usado para pessoas que agem de alguma maneira ilícita nos bastidores, além de kuro rekishi ou “passado negro”, um termo que significa que algo obscuro do passado está vindo à tona, ou seja, remete a conceitos desagradáveis;

A Black Friday dura 3 dias recheados de ofertas e os japoneses chegam a esperar dias antes em filas enormes para garantir o melhor preço. Lojas de roupas de marca e produtos eletrônicos são os artigos preferidos do público jovem nipônico;


2 ➨ Os japoneses têm uma preferência a mais pela data da Cyber Monday, em questão do nome e no aumento de vendas em relação aos produtos de informática. Muitas lojas online só oferecem descontos nesta data especial e não participam da Black Friday Japonesa;


3 ➨ Em 2016 a loja Toy R Us, uma das maiores no setor de brinquedos separou 150 modelos com preços arrasadores, cujas vendas foram realizadas pela internet e também nas lojas físicas. A empresa foi uma das primeiras a entrar para a Black Friday;

As vendas por smartphones também são diferentes, por aqui temos o hábito de comprar mais utilizando os aparelhos com Android, já no Japão a coisa se inverte. Consumidores que possuem celulares com iOs são os que mais compram pela internet.


4 ➨ Com o aumento das vendas online, mais consumidores estão deixando as filas de lado e se voltando para os tablets, smartphones e até mesmo computadores, alguns utilizam sites especializados em promoções e cupons como o Shuffo, que significa “dona de casa”, ou seja, você já pode ter uma ideia da variedade de coisas vendidas neste site.

No Brasil, grandes lojas como a Americanas, Casas Bahia e Ponto Frio têm os cupons de desconto reunidos no Picodi.com.;


5 ➨ Além da tradicional Black Friday, acontece sempre no primeiro dia do ano uma liquidação especial, com as famosas Sacolas da Sorte, as “Fukubukuro” como são conhecidas; essas sacolas possuem produtos secretos e os consumidores não sabem o que há dentro delas.

O preço já é pré-determinado e os descontos geralmente alcançam os 50%. Seria um tipo de kinder ovo para adultos, você compra e depois descobre quais itens estão inclusos.

Black Friday Japonesa


Estas e outras particularidades podem ser encontradas no Japão, um país que apresenta uma cultura bem diferente da nossa, mas que já amamos.

Você pode pedir para um amigo japonês comprar algum item ou esperar pela Black Friday Brasil. O importante com a atual crise é economizar. 🙂

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *