Fukubukuro – As sacolas misteriosas do Japão


fukubukuro-1-tile

Fukubukuro – Os Sacos da Sorte/Fortuna do Japão

Fukubukuro (福袋) significa saco da sorte ou fortuna em japonês e trata-se de uma sacola normalmente na cor vermelha cheio de itens aleatórios, dependendo do tipo de loja ou shopping, à venda por um preço significativamente barato. O Fukubukuro é encontrado especialmente no primeiro dia útil após o Ano Novo.

Poderíamos dizer que é uma espécie de primeira liquidação do ano, conhecido como Hatsu-uri, pois é logo depois do dia primeiro de janeiro e o principal diferencial nesse tipo de estratégia de vendas é o elemento “surpresa”, já que muitas vezes as pessoas tem apenas uma vaga ideia do que possa ter dentro do saco da sorte.

Fukubukuro, os sacos misteriosos de Ano Novo

Você compraria uma sacola sem saber o que tem dentro? Acredito que se fosse no Brasil, ficaríamos meio desconfiados de comprar uma dessas sacolas por pura falta de confiabilidade né? Mas no Japão, essas sacolas surpresas fazem o maior sucesso. 😉

Apesar de não saberem com certeza o que vão encontrar dentro do saco, os baixos preços são realmente um grande atrativo para os milhares de japoneses que não se incomodam em ficar em longas filas em frente às lojas de departamentos mesmo com o frio intenso de janeiro, sujeito a ventos fortes, neve e tudo mais.

Alguns são ainda mais extremistas e chegam a montar guarda em frente às lojas já no dia anterior ou durante a madrugada simplesmente para não perderem as chances de conseguirem as melhores sacolas ou as melhores promoções com descontos que podem chegar de 50% a 80% em relação ao preço original dos produtos.

Harajuku-Fukubukuro

Os “Sacos da sorte” geram uma expectativa grande e adquirir um deles é como “tentar a sorte”, pois você pode ou não gostar do conteúdo surpresa. Mas os japoneses encaram isso como algo divertido e normalmente ficam satisfeitos com as compras, pois é quase certo que haverá algo dentro do saco que valha a pena.

O Fukubukuro normalmente é temático, ou seja, os itens dentro dele é de acordo com o tipo de loja (alimentos, vestuários, jóias, calçados, bolsas, eletrônicos, brinquedos, etc) e, muitas vezes a sacola contem itens de apenas uma marca.

fukubukuro-sacos-da-sorte

No entanto, hoje em dia existem algumas lojas que estão quebrando a tradição do “mistério” e acabam revelando o conteúdo de dentro dos sacos aos compradores. Eles dizem que dessa forma, os compradores se sentem mais seguros em comprar o Fukubukuro pois terão certeza de que são itens que realmente necessitam.

Entre os jovens é comum se reunirem em algum local após as compras para mostrarem os itens adquiridos e por vezes fazerem trocas de mercadorias entre eles. Para estes jovens trata-se de um entretenimento divertido e prazeroso.

Fukubukuro-Shibuya-Happy-Bags

Os preços do Fukuburuko varia muito dependendo da loja e itens colocados na sacola, mas normalmente custam entre 5 a 10 mil ienes. Mas, hoje em dia também é possível encontrar Fukubukuros a preços altíssimos, podendo a chegar a ¥ 200 mil ienes, especialmente em joalherias e lojas chiques como o Mitsukoshi.

Uma curiosidade interessante é que além do Fukubukuro (sacos da sorte ou da fortuna), muitas lojas também oferecem os Fukoubukuro (saco do infortúnio). São lojas que normalmente tem poucos itens para colocar em liquidação e por isso oferecem sacolas com preços bem baixos, entre 500 e 1000 ienes.

Dizem que a tradição de comprar o saco da sorte começou no final do período Meiji (1868-1912) com uma tradicional loja de departamento em Ginza, chamada Matsuya. A ideia se espalhou rapidamente por outras lojas no país e desde então, tornou-se praticamente uma tradição de Ano Novo entre os consumidores japoneses.

Muito provavelmente, a prática começou porque nessa época muitas lojas renovam seus estoques e a ideia do Fukubukuro surgiu como uma estratégia de vendas para dar fim às mercadorias encalhadas no ano que passou. E aí? O que achou dos os sacos surpresas do Japão? Já teve a oportunidade de comprar um? Valeu a pena? 😉

fukubukuro sacos da sorte

Veja vídeos sobre o Fukubukuro

Fonte de Pesquisa e Imagens: Wikipedia, Tokyo Fashion

Quer Aprender Japonês?

3 Comentários

  1. Rafa

    Hahahah gostei! Eu ficaria fácil fácil numa fila dessas só pela brincadeira. A parte mais divertida seria a troca com os amigos (vide o fukubukuro que o garoto pegou, tudo rosa coitado 😆 ).

  2. Rodrigo

    Compraria uma sacola dessas com certeza, deve ser divertido tentar a sorte numa delas e trocar produtos com os outros.
    Até! 😀

  3. Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Realmente é muito divertido!!! 😉
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *