Entendendo os gestos japoneses

Gestos corporais japoneses

Conheça alguns gestos e expressões corporais no Japão

Em qualquer país que formos, notaremos que existem gestos corporais que facilitam a comunicação entre as pessoas. No Japão não é diferente. Aliás, se você pretende viajar pra lá, é importante conhecer as expressões corporais para evitar gafes, pois alguns gestos que são normais pra nós, no Japão pode ser ofensivo.

Além disso, a comunicação não verbal formada por expressões faciais e corporais, especialmente gestos com as mãos, nos ajudam um bocado em diversas situações cotidianas, especialmente quando não se domina a língua nativa de um país.

70 japanese gestures (70 gestos japoneses)

Pra ajudar você a entender um pouquinho o significado dos principais gestos japoneses, retirei alguns exemplos de um livro chamado 70 Japanese Gestures (70 Gestos Japoneses). Claro que não colocarei todos, pois são muitos. Colocarei apenas os principais, mas se quiser ver o livro na íntegra, clique aqui.

Alguns gestos foram influenciados pelo Ocidente, mas a maioria são genuinamente japoneses. Se você mora ou morou no Japão ou ainda se assiste animes, dramas e filmes japoneses, com certeza saberá o significado de muitos deles. Caso não conheça, tenho certeza que irá se surpreender com o significado de alguns.

Peesu – Paz / Vitória

Gestos japoneses - Paz

Esse gesto que se caracteriza pelo sinal de V, usando o dedo indicador e médio, é muito usado no Japão especialmente para tirar fotos, acompanhado da expressão Chiiiiiiizu (チーズ). Também pode significar “Paz”, “Vitória’ ou “Sucesso”.

Iie – Não

Gestos japoneses - Iie - Não

O gesto de acenar com a mão direita pra frente e pra trás na frente do rosto basicamente significa ‘não’ no Japão. Pode ser uma recusa de alguma coisa ou simplesmente respondendo negativamente a uma pergunta.

Itadakimasu – Gochisousama

Gestos Japoneses - Itadakimasu, Gochisosama

Este gesto caracterizado pelas palmas da mãos unidas e um leve inclinação da cabeça faz parte de um ritual de agradecimento chamado Itadakimasu e Gochisousama, realizado antes das refeições e depois das refeições respectivamente. Este gesto é parecido com o de “Gomenasai” e/ou “Onegaishimasu”.

Sumimasen / Gomem – Desculpe

Gestos japoneses - Onegaishimasu ou Sumimasen

O gesto na qual a cabeça se curva ligeiramente e as mãos se juntam em frente ao rosto significa um pedido de desculpas em geral “Gomenasai” ou Shitsurei. Pode também significar um pedido, um favor: “Onegaishimasu”. É um gesto semelhante à usado em uma prece budista ou ao proferir o Itadakimasu ou Goshisosama.

Busu – Feio (a)

 

Gestos japoneses - Busu - Feio

Este gesto serve para se referir a alguém como “Busu” (feio). Consiste em empurrar a ponta do nariz com o dedo indicador. Não é um gesto legal pois pode soar ofensivo.

Watashii – Eu

Gestos Japoneses - Watashi - Eu

Enquanto que a maioria dos ocidentais aponta para o peito para se referir à si mesmo, no Japão o costume tradicional é apontar em direção ao nariz. Hoje em dia, devido à influência da mídia, há muitos jovens japoneses que imitam o gesto ocidental, apontando para o peito para se referirem a eles mesmos.

Okanmuri / Okoteru – Bravo

Gestos japoneses - Okoteru - Bravo

Colocar os dois dedos indicadores estendidos na vertical sobre cada lado da cabeça como se fossem chifres é chamado de “Okanmuri”.

No Brasil, este gesto seria entendido como “corno”, mas no Japão esse gesto imita um “oni“, ser mitológico japonês e serve para indicar que alguém está bravo ou com raiva.

Não é usado para se referir a si mesmo, sim a uma terceira pessoa. Para se referir a si mesmo, a pessoa franze a testa e faz biquinho com os lábios.

Kotchi ni oide! – Venha aqui!

Gestos Japoneses - Venha aqui (Kochi ni oide)

Alguns ocidentais podem confundir esse gesto com adeus, mas na verdade significa “Kotchi Oide“, ou seja “Venha aqui”, ou seja, serve para chamar uma pessoa.

Atchi ike! – Vá embora!


Já esse outro gesto, significa “Atchi Ike” (Vá embora). Não é um gesto muito amigável, mas informalmente é bastante usado no Japão.

Ochi tsuite – Acalme-se!

Gestos japoneses - Acalme-se

Esse gesto se caracteriza em mover as mãos com a palma virada para baixo, para cima e para baixo, dizendo ao mesmo tempo “maaah maaah maaah”. O objetivo é tentar acalmar uma pessoa que esteja com os ânimos exaltados.

Mae wo tohrimasu – Vou passar na sua frente

Gestos japoneses - Vou passar na sua frente

Esse gesto se caracteriza pelo braço estar levemente estendido com os dedos juntos e o polegar para cima. Serve para conseguir passagem em meio a uma multidão e deve ser realizado de maneira cortês, caso contrário pode soar rude.

Shiranai / Chigau – Não sei / Isso é errado

Gestos Japoneses - Shiranai - Chigau

Consiste em agitar as mãos no sentido vertical, com o polegar pra cima próximo à boca . O gesto pode estar acompanhado pelo movimento negativo da cabeça e pode estar acompanhado da frase “Shiranai” (Não sei) ou “Chigau” (Isto é errado).

Arigatô – Obrigado

Gestos japoneses - Obrigado

Esse gesto é muito usado pelo povo japonês em situações de agradecimento e consiste em a mão estar no sentido vertical e o polegar voltado para o rosto e a cabeça levemente arqueada. O gesto é semelhante ao que um lutador de sumô ao receber um prêmio após ganhar uma luta.

Okane – Dinheiro 

Gestos japoneses - Okane - dinheiro

Esse gesto que se caracteriza pelo dedo indicador unido com o polegar formando um círculo significa “okane” (Dinheiro). O gesto se assemelha à uma moeda. Lembrando que no Brasil, este gesto é considerado bastante ofensivo.

Daijobu desu – Ok

Gestos japoneses - Ok ou comdom - Camisinha

Já o mesmo gesto feito na vertical significa “Daijobu desu” (ok), mas se este mesmo gesto for feito para um atendente em uma farmácia, pode significar “Condoumu” (camisinha). Outra forma de dizer OK é juntar os dedos das mãos acima da cabeça como se estivesse formando um grande “O”.

Kochira dozo – Por aqui por favor

gestos japoneses - kochira dozo - Por aqui por favor

Este gesto com um movimento com a palma da mão é um forma delicada de convidar uma pessoa a entrar em algum lugar (casa, restaurantes ou estabelecimentos comerciais). A frase que acompanha o gesto é “Kochira dozo” (Por aqui por favor) ou “Kochira ni osuwari kudasai” (Sente-se aqui por favor).

Shokuji – Vamos comer?

Gestos japoneses - Comer

O gesto consiste em fingir estar segurando uma tigela de arroz em uma mão enquanto a outra finge estar segurando o hashi. O gesto imita o movimento da mão trazendo o hashi até à boca várias vezes. Se alguém fizer esse gesto pra você é porque está perguntando se você já comeu ou se gostaria de ir comer.

Nomitai – Quer beber

Gestos japoneses - Beber

Esse gesto é usado quando se chama alguém para beber saque ou cerveja. Imita o gesto de segurar um copo pequeno de saque, onde o polegar e o dedo indicador se unem, formando um círculo.

Kuru Kuru paaah – Estúpido / Louco

Gestos japoneses - Estúpido, louco

Este gesto consiste em girar o dedo indicador em direção à um lado da cabeça e depois abrir a palma da mão. Significa se referir a alguém como doido ou estúpido (ou os dois). Pode ser usado em tom de brincadeira ou ofensa.

Kubi ni Narimashita – Demissão

Gestos japoneses - Kubi - Perder o emprego

Esse gesto que se caracteriza pelos dedos juntos passando em frente ao pescoço, como se estivesse cortando, significa “Kubi ni narimashita” ou “Kubi ni natta” que se traduz como “demissão” ou “perder o emprego”.

Dame desu – Não Pode/ Não tem

Sinais não verbais - Dame Desu (Não Pode)

Este gesto pode significar “Não permitido” / “não funciona” / “fechado” / “Quebrado”. Se caracteriza pelos braços em forma de cruz (sem tocar o corpo) em frente ao tórax. Algumas pessoas simplesmente cruzam os dedos indicadores.

Kenka – Briga 

Gestos japoneses - Kenka - Briga

O gesto de cruzar os dedos indicadores, simulando uma luta de espadas, serve para se referir a duas pessoas que estejam brigando ou discutindo.

Kareshi – Namorado

Gestos japoneses - Kareshi - Namorado

Este gesto com a mão fechada e o polegar pra cima para nós significa OK, mas no Japão se refere a alguém do sexo masculino. Na maioria das vezes é usado para perguntar a uma mulher se ela tem “Kareshi” (namorado).

Kanojo – Namorada

Gestos japoneses - Kanojo - Namorada

Este gesto com a mão fechada e o dedo mindinho levantado significa “Kanojo” e se refere a alguém do sexo feminino. Na maioria das vezes é usado para perguntar a um homem se ele tem “namorada”.

Sekkusu – Sexo

Gestos japoneses - Sekkusu - Sexo

Para nós brasileiros, esse gesto com a mão fechada e o polegar entre o dedo indicador e o dedo médio significa “Figas”, ou seja trata-se de um símbolo de boa sorte. Porém, cuidado ao fazer gesto no Japão, pois lá este gesto significa “sexo” e apesar da popularidade durante o Período Edo, hoje em dia é considerado altamente vulgar.

Veja a segunda parte da matéria: Desvendando os Gestos Japoneses Parte 2. Você já conhecia os gestos apresentados aqui? Não deixe de comentar e compartilhar o artigo! 😉

Quer Aprender Japonês?

  • post legal me fes ver o choque cultural entre o brasil e o japãoserio

    tenho uma pergunta pra vc

    vc sabe se e dance academy acabou vai vir um anime no lugar ou vai vir outra equipe preciso saber se vc saber me diga?

  • Rodrigo

    Os expressão corporal dos japoneses possui gestos bem distintos dos que usamos aqui no Brasil, temos que tomar cuidado para não cometermos gafes em relação a isso ne!

  • Que legal! bem interessante (e útil) o post! 😉 Gostei.
    Eu só conhecia algumas expressões: a do “peesu”, “itadakemasu-gochisousama”, “gomen-sumimasen”, “ochi tsuite!”, “arigatou”, “shokuji?”,”kanojo” e “kareshi” 😀 Foi bom conhecer mais algumas, pra quando eu for para o Japão (espero conseguir ir) eu me virar melhor, e sem cometer gafes! 😆

    Abraços! ^x^ ^o^ ^-^

  • Pingback: Desvendando os gestos japoneses | Curiosidades do Japão()

  • Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Que bom que gostaram de aprender sobre os gestos japoneses. Não esqueçam de ver a segunda parte da matéria: Entendendo os gestos japoneses Parte 2.

    Katsuya
    Infelizmente não sei nada sobre o Dance Academy. É um seriado japonês? Me dê mais informações para que eu possa pesquisar!
    Abraços 😉

  • juca

    Grande parte deles é compreensível devido ao movimento corporal. Não achei tão diferente dos nossos gestos. Mas talvez eu ache normal por assistir muito anime.

  • Bárbara

    Muito boa a matéria, gostei muito 😀

  • Andressa

    primeira vez que visito aqui no site. Gostei aprender gestos muito facil mas parece linguagens de sinais. rsrs. Mas Gostaria saber cultura surdos ou deficientes auditivos no Japão pois nunca vi. Parabens na sua materia está otima.

  • João Victor Costa Alves

    Kanojo não significa ”ela ” ???
    se eu não me engano namorada significa ” garuforendo” ….

  • teresa imai

    Quando vim ao Japão, ganhei dos amigos uma figa em prata , que carregava no pescoço, como pingente , pra trazer sorte.
    Depois de meses com ela, um colega japones perguntou por que do pingente. Expliquei que dava sorte. Foi qdo soube o que significava por aqui.Ainda tenho a figa, mas na carteira.srsrsrs

  • Maria Santos

    Interessante esse da figa kkkkkk vale a pena aprender essas coisas pra quem pretende ir ao Japão, assim como eu.