Shisen o Awasu – Contato olho no olho


Shisen o Awasu - Contato olho no olho

“Como é o contato visual no Japão” – “Shisen o Awaseru”
Quando vamos ao Japão pela primeira vez, uma coisa que notamos é uma certa ausência de “Contato visual”, que em japonês é chamado de “Shisen o Awase” (視線 を 合わせ) dos japoneses quando estão conversando com outra pessoa.

Claro que não se pode generalizar, mas 99% das vezes, percebemos essa característica nos japoneses. A primeira coisa que vem a cabeça é que isso acontece por causa da timidez, afinal, os japoneses tem fama de serem mais tímidos em comparação aos brasileiros por exemplo. Mas depois, percebemos que nem todos são tímidos e mesmo assim, a maioria não sustenta um longo contato visual.

Com o tempo, você percebe que olhar fixamente nos olhos de um japonês, pode ser entendido como uma ofensa ou intimidação em determinadas situações. Esse fato traz surpresa aos brasileiros, já que aprendemos desde cedo, que a falta de contato visual em uma conversa pode soar como mentira, falsidade ou até desinteresse.

Mas no Japão, as coisas funcionam diferente e podemos dizer que essa “falta de contato visual” está incutida na cultura e faz parte das “regras da sociedade japonesa“. Tanto é verdade que temos a sensação de que eles se sentem desconfortáveis em manter contato visual por muito tempo.

Em vez de contato com os olhos, os japoneses usam outras estratégias para indicar que eles estão ouvindo e prestando a atenção na conversa.

Por exemplo, eles costumam balançar a cabeça vez e outra, enquanto dizem “hai, hai” ou “mmm” para mostrar atenção, ao invés do contato visual.

O olhar é constantemente desviado para outros pontos como pescoço, para algum objeto ou mesmo pro chão.

Eles fazem isso, não por maldade, mas sim porque aprenderam que para demonstrar interesse na conversa, não há necessidade de contato visual profundo.

Diferente da cultura ocidental, esse contato visual prolongado é interpretado como uma atitude grosseira e pode intimidá-los. E se você não quer parecer rude perante um japonês, evite ficar encarando-o demais durante uma conversa. Você pode acabar sendo mal interpretado.

Realmente para mim é interessante perceber esse surpreendente choque cultural que existe entre ocidente e oriente. E você? O que acha do “Shisen Awaseru”? Já havia percebido essa característica nos japoneses? Deixe sua opinião à respeito.

Aproveite para ver também:
Por que os japoneses olham para os estrangeiros?

Quer Aprender Japonês?

22 Comentários

  1. Douglas

    Não sabia sobre isso, mas já notei mesmo que olham pra diversos lugares menos pros olhos. Essa curiosidade surpreendeu mesmo!

  2. Ginger

    Uma vez me disseram que eles só mantinham contato visual quando a pessoa era realmente especial. Olhar nos olhos seria um gesto de grande afeição. É verdade ou não tem nada a ver com isso?

  3. Japão em Foco

    Oi Douglas! Oi Ginger!
    Acho que mesmo quem nunca foi ao Japão, mas que lê mangás ou assiste animes ou doramas com frequência deve ter percebido isso né! Muitas pessoas encaram essa “falta de contato visual” como frieza, mas na verdade, na minha opinião, essa é uma característica da cultura japonesa, que embora esteja mudando e se ocidentalizando gradualmente, ainda mantem firme certas regras sociais, onde a formalidade ainda impera.

    Isso que você disse Ginger, sobre o contato visual em quem se tem afeição é verdade! Os japoneses encaram o “olho no olho” como um contato muito íntimo e por isso, se são encarados por alguém que não tenham muita intimidade pode soar como uma ofensa ou um confronto, fazendo-os com que se sintam intimidados. Com o contato físico ocorre da mesma forma. Apertos de mão, abraços, tapinhas nas costas, beijos no rosto é quase inexistente entre os japoneses, sejam eles, íntimos ou não.

    É assim que ocorre com o beijo, que sempre foi visto meio que um tabu pelos japoneses e não é tão comum encontrar casais abraçadinhos ou se beijando, como vemos com frequência aqui no Brasil, a não ser em grandes metrópoles, como Tóquio, Yokohama ou Osaka, onde os jovens não levam esse tabu tão mais a sério como levavam seus pais ou avós. Abraços!

  4. luciene q pereira

    acho o contrário,dizem que os japoneses olham sempre nos olhos para ver se a pessoa tem brilho na alma,eles veem esse brilho nos olhos.

  5. Japão em Foco

    Oi Luciene!
    É legal ouvir opiniões a respeito desse assunto, afinal isso mostra a interpretação que cada um tem do Japão e dos japas. Mas o que eu quis dizer realmente é que apesar dos japoneses em sua maioria não sustentarem o olho no olho por muito tempo, isso não quer dizer que não sejam sinceros ou interessados na conversa ou com quem estejam conversando. É um costume que faz parte da cultura e mesmo que não seja uma regra geral, é comum notarmos essa característica. Mas pode ter certeza de uma coisa: Quando existe a troca de olhares, pode ter certeza de que é sincero, pois como eles tratam o “Shisen o Awasu”, como algo profundo e íntimo, eles só o fazem para quem é realmente importante para eles. Abraços!

  6. Mayara

    Realmente, os japoneses são muito timidos(a maioria). Em animes, quando os dois se olham na mesma hora, eles ficam sem graça, até pedem desculpa as vezes. A pouco tempo no noticiario g1(da globo) tava comentando sobre encontro de japoneses,em tokyo, econtro de desconhecidos(tentando conhecer um parceiro)eles colocavam mascaras e nunca olhavam olho a olho.

  7. Pingback: Por que os japoneses tem olhos puxados | Curiosidades do Japão

  8. Japão em Foco

    Oi Mayara!
    Muito interessante isso que comentou sobre o encontro de japoneses em Tóquio. Realmente é uma característica que a gente nota no Japão, especialmente quem já morou lá, como no meu caso e de tantas outras pessoas. Nem melhor, nem pior… simplesmente diferente… Abraços!

  9. Gabriela

    Já vi um anime em que uma garota olhava diretamente nos olhos dos dois garotos que estavam conversando com o irmão dela ,e foi muito engraçado ,pois os dois rapazes ficaram pensando que ela estava irritada por eles estarem ali ,mas no final ela estava encarando eles porque tinha perdido a lente de contato . Agora eu sei porque eles pensaram isso :mrgreen:

  10. Pingback: Por que o Japão se chama... Japão, Nippon, Nihon? | Curiosidades do Japão

  11. Pingback: Paquera e namoro no Japão | Curiosidades do Japão

  12. Pingback: Kissu - Beijar é tabu no Japão? | Curiosidades do Japão

  13. Ágatha Kimura

    Eu acabei de perceber que eu faço isso e nem sou japonesa por completo! E realmente, é comum me sentir incomodada quando as pessoas me olham fixamente e quando eu falo eu olho para outros lugares… e por isso dizem que tenho olhos de peixe quando falo!

  14. Soraya

    Eu sou ocidental, não venho de família japonesa e estive duas vezes no Japão, em algumas cidades. Talvez por compreender essa característica ocidental e por estar num meio que recebe muitos estrangeiros (fui para treinar aikido e me hospedei em hotéis e ryokan), não recebi esse tratamento de praticamente quase ninguém. Aliás, a cortesia é uma característica quase onipresente e sempre me espanto com o respeito do povo japonês às culturas alheias. 🙂

  15. Paula Yuri

    Já tive problemas com isso, minha família é japonesa mas eu sou totalmente diferente e as pessoas de cara não percebem isso…então esses hábitos permanecem em descendentes…. daí acabam achando que não estou séria na conversa 😥
    Mas pra quem me conhece já falo desses detalhes culturais, depois reclamam quando os descendentes so andam com descendentes…somos meio que uma mistura nem brasileiros nem japoneses então é meio complicado haha.

  16. Japão em Foco

    Oi Paula!
    Obrigada pelo seu depoimento! Percebo que muitos descendentes conservam estas características, talvez por herança genética ou devido à educação que se recebe da família, especialmente se a família tem contato com a cultura japonesa. Abraços!

  17. Pingback: Entendendo os gestos japoneses | Curiosidades do Japão

  18. Pingback: O Vale do Inferno onde vivem os macacos da neve | Curiosidades do Japão

  19. É realmente curioso este comportamento. Gosto muito do Japão e, para visitá-lo algum dia, espero aprender mais e mais sobre seus costumes e cultura.

  20. Stefano

    OFF-TOPIC: você gosta da bandeira japonesa com raios?
    Acho esteticamente mais bonita que a “original”.

  21. Se o japonês estiver aki no brasil eu trato com beijinho no rosto normal e chamo pelo primeiro nome como um amigo normal (sendo meu amigo eh claro e se n for um mero turista) Pq se ele mora aqui tem que se moudar como eu me moudaria la

  22. Sim. Os japoneses são assim. Em todas conversas percebi que eles usam muito o “Aizuchi” para demonstrar que estão prestando atenção no que você está falando.Japão é muito bom, todos deveriam ir lá pelo menos uma vez para ter noção. Eu a cada 3 anos dou um pulinho lá。。。 _人人人人人人人人_
    > 突然の、さよなら <
     ̄^Y^Y^Y^Y^Y^Y^Y ̄

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *