Significado do Crisântemo para o Povo Japonês

crisântemo

Crisântemo – A Flor Nacional do Japão 

O crisântemo, chamada de Kiku (菊), é uma flor muito apreciada pelos japoneses. É considerada a “Flor Nacional do Japão”, além de ser um dos maiores símbolos da Família Imperial Japonesa. Pode parecer apenas uma bela flor para muitas pessoas, mas para os japoneses o crisântemo tem um significado especial.

É considerada uma flor que simboliza o Outono, pois é durante essa estação que o seu desabrochar se torna mais intenso, além de também ser considerada o símbolo do sol por causa da perfeição e maestria de como abre suas mais de 300 pétalas, o que lhe proporciona uma aparência única, distinta e elegante.

Crisântemo, a flor nacional do Japão

Origem e simbologia do Crisântemo

Os Crisântemos foram originados na China e trazidos para o Japão no ano de 400 dC. por monges budistas. Os imperadores japoneses ficaram tão impressionados com a beleza desta flor que acabaram adotando seu projeto para ser um dos maiores símbolos da família imperial japonesa, e mais tarde a Flor Nacional do Japão.

Em 910 dC, o Imperador japonês adotou o crisântemo como seu selo oficial e brasão da família imperial – uma flor dourada com 16 pétalas que irradiam do centro como chamas do sol. O trono onde os Imperadores se sentam também são chamados de “Trono de Crisântemo”, além da “Suprema Ordem do Crisântemo”, honraria concedido somente pelo imperador.

Crisântemo Japan Selo Oficial do Japão

Outro fato que ajudou a enraizar o padrão Crisântemo na Família Imperial foi quando no início do século 13, o ex-imperador Gotoba decorou sua katana com a crista de um Crisântemo, nome dado ao projeto de design (kikukamonshō ou kikkamonshō). A partir de então o design de crisântemo passou a ser usado como padrão em roupas e diversos acessórios, porém usados somente pela aristocracia japonesa.

Existem cerca de 150 padrões, sendo que o de 16 pétalas, é usado especialmente por membros da Família Real. Existe outros padrões usados por diversos órgãos como Congresso Nacional, Departamento de Polícia Metropolitana, Santuários, especialmente o de Yasukuni em Tóquio, capa do passaporte japonês, além da moeda de 50 ienes, que também tem o crisântemo estampado em seu verso.

Crista de Crisântemo

Devido aos seus inúmeros significados como longevidade, rejuvenescimento, prosperidade, amizade, alegria, otimismo e fidelidade, o design de crisântemo passou a fazer parte das artes japonesas e peças como vestuário ou mobiliário.

Cada cor também pode trazer um significado diferente. Um crisântemo vermelho simboliza o amor, quando dado para alguém especial; um crisântemo branco simboliza sinceridade e a amarela, amor não correspondido. O Crisântemo Amarelo significa literalmente “Flor Dourada”, de acordo com o seu nome em grego.

Crisântemo e seu significado no Japão 5

Dia Nacional do Crisântemo – Kiku no Sekku

O Japão também tem um Dia Nacional do crisântemo, chamado de Kiku no Sekku (菊の節句). Chamado de Festival da Felicidade, este é um dos cinco festivais sagrados mais antigos do Japão, comemorado todos os anos no nono dia do nono mês. Teve início na Corte Imperial japonesa no ano de 910 d.C.

Neste dia, costuma-se comer iguarias feitas com esta flor e também há uma tradição em que se deve colocar pétalas de crisântemo em um copo com vinho para trazer felicidade, prosperidade, longevidade e saúde. A mesma tradição também é realizada quando um casal completa o 13 º aniversário de casamento.

Crisântemo e seu significado no Japão 7

Crisântemo na Culinária japonesa

No Japão, as pétalas do crisântemo amarelo ou branco da espécie C. morifolium é consumido em ocasiões especiais. As folhas da planta são cozidas à vapor ou preparadas juntos com verduras, especialmente na culinária chinesa. Na Coreia se faz o Gukhwaju, um vinho de arroz aromatizado com flores de crisântemo.

As pétalas também são consumidas em sopas e outros preparos ou usadas para fazer o Chá de Crisântemo, muito apreciado pelo povo asiático. No Japão, também costuma-se usar pequenos crisântemos com a finalidade de decorar pratos finos e elegantes como sashimi e outras iguarias durante ocasiões especiais.

Crisântemo na culinária japonesa

Festivais de Crisântemos (Kiku Matsuri)

O Japão tem uma série de Festivais Crisântemos (Kiku Matsuri) em várias cidades. Um dos mais famosos que ocorre anualmente há mais de um século é o Kasama Kiku Festival, em Ibaraki. Os crisântemos são muito valorizados na cultura japonesa e por isso o festival é realizado em um santuário, o Kasama Inari.

O festival ocorre normalmente no fim de novembro e as principais atrações do Kasama Crisântemo festival são os Kiku-Ningyo, que literalmente significa Bonecos de Crisântemos e também um imenso jardim com mais de 10 mil crisântemos para serem apreciados pelos visitantes.

Além deste Kiku Matsuri há outros como o Nihonmatsu Kiku Matsuri em Fukushima, o Hirosaki Kiku Matsuri, no famoso castelo de Hirosaki, o Yanaka Crisântemo Festival, realizado no Templo Daien-ji.

Em Tóquio temos o Bunkyo Chrysanthemum Festival, realizado em vários locais tais como Santuário Yushima Tenjin, Santuário Meiji e Templo Sensoji. As datas dos festivais variam, mas ocorrem sempre durante o outono, geralmente entre os meses de meados de setembro e fim de novembro.

Bonecos de Crisântemos fotos

Curiosidades a respeito do crisântemo

O Crisântemo são plantas com flores perenes e existem mais de 100 variedades diferentes desta flor no Japão, onde a maioria floresce durante o outono.

Eles contém uma substância química chamada Pyrenthrum, que ajuda a repelir naturalmente a maioria dos insetos. Ou seja, é um repelente natural de insetos.

Possui propriedades medicinais, nas quais é usado para diversos fins. Um deles é melhorar o fluxo sanguíneo, ajudando a reduzir varizes.

Na China, o crisântemo é conhecida como um dos “quatro cavalheiros” (四君子) juntamente com a flor de ameixa, a orquídea e o bambu.

Segundo a filosofia budista, acredita-se que esta flor traz felicidade e alegria para o lar. Há um ditado bastante popular na Ásia, dito por um filósofo chinês que diz assim:

“Se queres ser feliz por toda a vida, cultive crisântemos.”

Veja outras flores populares no Japão:
A Dama Branca e a Dama Amarela
Sakurá, Símbolo da Primavera no Japão
Higanbana, Símbolo do Outono do Japão
❁ Simbologia da Flor de Lótus no Japão
Yukiyanagi – Salgueiro de Neve Japonês
 Festival de Tulipas em Tantou, Hyogo Ken

Quer Aprender Japonês?

23 Comentários

  1. Pingback: Datas Comemorativas do Japão | Curiosidades do Japão

  2. Rodrigo

    Sempre vi esse símbolo mas não sabia que era um kiku haha
    De fato é uma flor muito bonita, não é a toa que simboloza tantas coisas boas.
    Ótimo post!

  3. Pingback: Dama Branca e Dama Amarela | Curiosidades do Japão

  4. Japão em Foco

    Oi Rodrigo!
    Que bom que gostou do post!!!
    Eu também sou grande apreciadora dos crisântemos…
    Abraços!

  5. Amelinha

    Oi Amelinha, para conhecimento
    bjs
    Hanako

  6. Pingback: Primavera no Japão e o simbolismo do Sakura | Curiosidades do Japão

  7. Pingback: A Rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial | Curiosidades do Japão

  8. Pingback: Esculturas feitas com Lego - Junpei Mitsui | Curiosidades do Japão

  9. Pingback: Kiku no Sekku - Dia do Crisântemo no Japão | Curiosidades do Japão

  10. MATIKO TAI

    Parabéns pelo site, sou uma descendente e adoro o Japão, já estive lá por 8 (oito) anos. Obrigada mesmo, Matiko

  11. Japão em Foco

    Oi Matiko!
    Que bom que está gostando do site! Espero sempre te ver por aqui comentando ok! Abraços!

  12. MATIKO TAI

    Parabéns pelo site. Somente agora tomei conhecimento através de uma prima (Noriko). Muito bom! Já estive trabalhando no Japão por 8 (oito) anos (única firma), simplesmente adorei! Matiko Tai

  13. Japão em Foco

    Oi Matiko!
    Que bom que você gostou do site! Espero sempre vê-la por aqui comentando! Abraços!

  14. Pingback: Tennō tanjōbi - Aniversário do Imperador | Curiosidades do Japão

  15. deise sayuri

    Muito bom essas informações!trabalho num gardem e muitas pessoas dizem que eh flor de difunto,agora posso dizer coisas boas dessa flor!! Obrigada!

  16. Japão em Foco

    Oi Maristela!
    Também aprecio muito!
    Obrigado pelo comentário!
    Abraços

  17. Katherine kiku

    Ola !! Gostei muito de descobrir sobre meu sobrenome ..

  18. Maria José Marer

    Vou cultiva-lo em minha casa e tenho certeza que me trará felicidade.

  19. Daniele Yamaguchi

    Olá gostaria de saber sobre o brasão da família Yamaguchi qual o seu significado e uma for de crisântemo de 9 pétalas emergindo da água ,e gostaria muito de saber o significado dos nomes Hiroyuki ,Toshiaki ,Yukihiro e Yukari aguardo uma resposta obrigado

  20. muito boa materia sobre crisantemo

  21. jessi

    OI..
    EU SEMPRE GOSTEI DE FLORES MAIS NUNCA FUI TÃO PROXIMA.
    A MINHA PROFESSORA ME PEDIU PARA COMPRAR ALGUMAS FLORES.
    E QUANDO FUI A FLORICULTURA FIQUEI RADIANTE COM A BELEZA DESSA FLOR.
    COM CERTEZA VOU CULTIVA-LAS.
    GOSTEI MUITO DESSA MATERIA

  22. corália

    nossa . gostei muito de ler sobre o crisântemo e o que ele representa para este pais cheio de pessoas maravilhosas que são os japoneses. descobri através da revista Natureza. vou confessar que eu não era muito fã. mas prometo que vou olhá-las com carinho de agora em diante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *