Temizu e Omairi: Rituais realizados nos Santuários Xintoístas

Temizuya- O ritual de Purificação nos Santuários Xintoístas

Temizu e Omairi: Rituais realizados em um Santuário Xintoísta

Cada componente de um santuário xintoísta existe por uma razão, e ao compreendermos o significado e a função de cada parte, conseguiremos ter uma experiência muito mais significativa ao visitar algum desses santuários. Logo ao passar pelo portão torii, você verá um caminho que leva até um reservatório de água com muitas conchas de metal ou madeira.

Esse caminho é chamado de Sando (caminho de aproximação) e segundo a crença Shinto, esse percurso geralmente rodeado por elementos da natureza, serve para relaxar e acalmar a mente dos visitantes. Ele nos leva até um reservatório de pedra abastecido com água e muitas conchas de metal ou madeira, chamado de Chōzuya ou Temizuya (手水舎).

Como praticar o Ritual Temizu

Temizu – O ritual de Purificação (ganref.jp)

Neste local, os visitantes se purificam, lavando as mãos e a boca com a ajuda das conchas. Mas atenção: Não pode beber a água e nem levar a concha até a boca. A água serve apenas para se livrar das impurezas. Esse ritual xintoísta chama-se Temizu ou Chozu (手水) e deve ser feito antes de chegar ao santuário principal, conhecido como Shaden (社殿).

Trata-se de um ritual de purificação, para limpar nosso espírito das coisas mundanas. Se você visitar um santuário xintoísta é importante conhecer como proceder nesse local tão sagrado para os japoneses. Além disso, esse conhecimento enriquecerá ainda mais sua experiência nesses locais. Confira no vídeo abaixo a forma correta para realizar o Temizu:


Link do vídeo (YouTube)

1. Segure a concha (hishaku) com sua mão direita, colha um pouco de água da bacia e despeje uma pequena quantidade sobre a sua mão esquerda.
2. Mude a concha para a sua mão esquerda e despeje um pouco de água sobre a mão direita.
3. Passe novamente a concha com a sua mão direita e despeje um pouco de água em sua mão esquerda.
4. Leve a mão esquerda com a água e enxague a boca (não beba).
5. Mais uma vez, despeje um pouco de água sobre a mão esquerda.
6. Em seguida, vire a concha na posição vertical, para que a água escorrer pelo cabo.
7. Por último, coloque a concha no apoio de bambu, sempre virada para baixo.

Como praticar o Ritual Omairi

Omairi: Oração no Santuário Xintoísta (ganref.jp)

Após praticar o ritual Temizu, devemos nos dirigir ao altar do santuário principal, o Shaden (社殿). É neste local que será realizado o Omairi (お参り), uma espécie de culto religioso ou ritual de respeito por estar em um lugar sagrado. Em frente ao altar, tocamos o sino, ofertamos moedas, fazemos reverência e uma oração pedindo proteção e sorte na nossa caminhada.


Link do vídeo (YouTube)

1. Em frente ao altar, puxe a corda para tocar o sino.
2. Caso queira, faça uma oferta, colocando moedas no lugar destinado.
3. Em seguida, curve-se profundamente duas vezes.
4. Bater palmas duas vezes. A mão direita deve estar levemente retraída e depois de bater palmas pela segunda vez, devemos alinha-la com a mão esquerda.
5. Fazer uma breve oração.
6. Por último, curvar-se profundamente em frente ao santuário.

Curiosidades sobre o xintoísmo

O xintoísmo caracteriza-se pelo culto à natureza, aos ancestrais, e pelo seu politeísmo, com uma forte ênfase na pureza espiritual, e que tem como uma de suas práticas honrar e celebrar a existência de Kami (神), que pode ser definido como “espírito”, “essência” ou “divindade”, geralmente associado a elementos naturais como montanhas, rios, rochas, vento, etc.

Shinto é a única religião (ou prática espiritual) que pode ser considerada genuinamente japonesa e significa “Caminho dos deuses”. Em sua concepção, tudo no universo é divino, interligado e interdependente. Assim, não só os seres vivos, mas todos os elementos, visíveis e invisíveis da natureza, coexistem em harmonia pois teriam se originado da mesma fonte.

Participe da 8° Semana da Língua Japonesa

semana da língua japonesa 2

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Ana

    Gostaria de começar a praticar o xintoísmo, mas não sei por onde começar. Tenho pesquisado, mas não acho muita coisa rsrs Moro no norte do Brasil e acho que seria difícil eu conseguir encontrar algo sobre isso também. Poderia me dar alguma dica de como achar informações ou algo assim?

  2. Israel Vinicius

    Nossa agora eu posso começar a praticar o Xintoismo melhor do que antes,Tasuketekurete arigatō.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *