10 situações que nos fazem sentir falta do Japão


10 situações que nos fazem sentir saudade do Japão

10 situações que nos fazem sentir falta do Japão
Quando moramos um tempo no Japão e retornamos ao Brasil, é inevitável sentir uma espécie de choque cultural reverso. Isso acontece até mesmo para quem passou uma curta temporada na Terra do Sol Nascente, como uma viagem de negócios ou turismo por exemplo. A organização, a limpeza e a singularidade do povo japonês fazem do Japão, um país realmente admirável.

Assim que chegamos no Brasil, ainda estamos tomados por uma série de costumes adquiridos na Terra do Sol Nascente. Também é comum nos depararmos com diversas situações em que inevitavelmente acabamos fazendo comparações entre os dois países e fazem nosso coração bater forte de saudade. Confira 10 coisas que sentimos falta do Japão. Será que você se identifica?

1. O bom atendimento ao cliente

Uma das principais queixas das pessoas quando retornam ao Brasil é em relação ao atendimento ao cliente. Claro que de forma nenhuma essa questão deve ser generalizada, mas depois de um tempo morando no Japão acabamos ficando mal acostumados com a impecável educação dos japoneses.

Isso acontece porque o padrão de atendimento ao cliente no Japão é padronizado e por isso, independente de qual seja o local e independente da maneira que estiver vestido, os clientes costumam ser atendidos da mesma forma sempre, ou seja com muita polidez e formalidade.

2. Os centavos do troco

No Japão, quando compramos alguma coisa em qualquer lugar que seja, o troco nos é devolvido centavo por centavo. Já no Brasil virou um hábito nos privarem deles. Se as moedas de 1 centavo não se encontram mais em circulação, por qual razão colocar preços das coisas tais como R$ 9,99?

3. A Segurança e a baixa criminalidade

No Japão ocorrem crimes, assaltos e assassinatos? Com certeza. Mas nada que possa ser comparado ao Brasil e outros países. Acostumamos a nos sentir seguros e nos sentimos tranquilos de saber que as leis realmente funcionam no Japão. Não é nada fácil se livrar desse espírito de liberdade que adquirimos no país.

Leva um tempo para acostumarmos com a infeliz realidade do Brasil, cuja criminalidade atinge índices alarmantes. Deixar o carro ou portão de casa destrancados, sair com a bolsa aberta dando sopa, com a carteira no bolso ou com o celular na vista de todos é algo realmente impensável no Brasil.

4. O porta guarda-chuva em um dia chuvoso

No Japão, é comum encontramos porta guarda chuvas na frente de praticamente todos os estabelecimentos. Desta forma, não é necessário entrar nas lojas com o guarda-chuva pingando pra todo lado. E o melhor de tudo, é sair e constatar que o guarda-chuva está no lugar onde deixou. É uma coisa tão simples, mas que na minha opinião faz muita falta no Brasil nos dias chuvosos.

5. A caixa de tissue (lenços de papel)

Depois de um tempo morando no Japão, acabamos nos acostumando em andar sempre com uma caixa de tissue, além de ter um em casa e no carro. Essas caixas de tissue são muito baratas no Japão, além de serem muitos úteis no dia a dia. E quando estamos no Brasil, sentimos muita falta.

6. As portas que fecham sem chave do lado de dentro

Nas portas dos apartamentos japoneses costuma-se ter uma trava no qual podemos trancar a porta pelo lado de dentro, dispensando o uso da chave convencional. Sem contar, que as portas de alguns apartamentos mais modernos no Japão não necessitam nem de chave para serem fechadas do lado de fora. São portas eletrônicas que abrem através de digitais ou códigos secretos. Muito legal né?!

7. A previsão do tempo

No Japão, as previsões de tempo transmitidas em telejornais são sempre muito precisas. A chance de ocorrer um erro em tais previsões deve ser em torno de 0,1%. Já no Brasil, pelo menos na cidade onde moro, a previsão climática não é assim tão confiável e já me dei muito mal por causa disso. 🙁

8. Ruas limpas e bem cuidadas

No Japão as ruas geralmente são muito limpas e o mais interessante é que não há profissionais da limpeza urbana (garis). Cada bairro residencial ou urbano é limpo pela própria comunidade, que se revezam em forma de mutirão.

Além disso, é comum no Japão as pessoas contribuírem com a limpeza com uma atitude muito simples mas eficaz: Não jogando o lixo em lugares indevidos.

Infelizmente no Brasil, não é toda a população que tem essa consciência e isso pode ser notado especialmente durante as épocas de chuvas, quando o lixo das ruas acaba entupindo os bueiros, causando alagamentos e consequentemente trazendo prejuízos a toda a população.

9. As Lojas de 100 ienes

As lojas de 100 ienes oferecem uma infinidade de produtos que são uma mão na roda. Além do preço, a qualidade é outra coisa que conta muito à favor dessas lojas. No Brasil, as lojas de 1,99 são as que mais se assemelham às lojas de 100 ienes japonesas, porém, para nós que nos acostumamos com o padrão Daiso ou Seria acaba sendo um pouco frustrante. Mas fazer oquê? É a vida…

10. O Padrão de vida

Apesar do Japão ser considerado um país cujo custo de vida seja considerado alto, é possível ter com um bom padrão de vida mesmo ganhando um salário de operário de fábricas. Comprar um carro, um smartphone, entre outras coisas acabam sendo bem mais acessíveis em comparação ao Brasil.

Claro que essa questão de “padrão de vida” é relativa pois depende da situação financeira que a pessoa tem no Brasil. Muitos realizan o sonho de abrir um negócio próprio ou conseguem um emprego bem remunerado. Mas em termos de comparação, um operário no Brasil dificilmente terá o mesmo padrão de um operário no Japão levando-se em conta a média salarial Vs custo de vida do país.

Bem, essas são algumas situações que fazem com que muitas pessoas sintam falta do Japão. Claro que há muitas outras coisas, mas deixarei para outro artigo para que este não fique tão extenso. Mas fique à vontade para compartilhar suas experiências. Sua participação é muito importante. (^_^)/

Quer Aprender Japonês?

10 Comentários

  1. Eu nem fui para lá ainda e já sinto falta disso rsrs
    Mas após concluir os meus estudos, eu quero ir 🙂

  2. Alexandre dos Santos

    Eu ja fui e é bom demais cara, assim como você quando eu terminar a faculdade pretendo voltar o mas breve possivel.

  3. Hokayura Yuren

    Só tenho uma coisa a dizer: “Desu yo nee!”

  4. Eliane G Tercic

    Já fui ao Japão e adorei o país.
    Que povo educado.

  5. Hahaha

    Banheiro. Quem nunca entupiu a privada com papel quando retornou ao Brasil ?

  6. おるらんど

    Sinto muita saudade de um Japão de 25 anos atrás! Saudade da pontualidade dos trens e ônibus; saudade das lojas JUSCO e… dos donnuts de Yokaichi!

  7. Luiz

    Conclusão, tudo isso vem da educação nas escolas e em casa.no Japão você vê o dono da fábrica fazendo limpeza até nos banheiros. Não é orgulho e sim disciplina.

  8. Kumiko Nakatsuru

    Quando estive por curto prazo; senti que tudo funciona muito bem,é justamente por confiar de mais ,fiquei muito decepcionada,essa história de deixar guarda chuva no “local” ,quando entra em determinado lugar,quando volta vc não encontra mais,aconteceu duas vezes comigo,era um guarda chuva bonita,havia pago caro é bom,com intenção de trazer ,até hoje essa mágoa continua.por isso não é nada bom confiar tanto

  9. Lilian Nakagawa

    Um pais maravilhoso onde tudo funciona mais hoje depois de dez anos retorno ao Japão.
    Ele continua sendo realmente um pais otimo para se viver mais para guardar dinheiro esta mais complicado.
    O custo de vida vem subindo muito os aluguéis sem contar que os impostos vão subir de 8 para 10% ainda tem os impostos que caem no salário dos estrangeiros que levam quaze 50 mil yenes todo mês.Entao fica dificil para realizar alguns sonhos exemplos como montar seu proprio negócio no Brasil ou ate mesmo adquirir uma casa. Sem contar que se você tiver filho ai sim tudo fica mais dificil. Agora se você quer obter tranquilidade segurança saude e boa educação e uma vida financeira boa para se viver aqui entao venha para este maravilhoso país.Amo o Japão
    Lilian Nakagawa

  10. Yukio

    Recomendo pra quem tem interesse em conhecer o Japão é uma ótima opção turística, eu tô me preparando pra viajar novamente pro Japão (fui quando pequeno já mas não me recordo muito) eu tenho descendência e pretendo morar lá, estou muito animado e espero que dê tudo certo, amo a cultura japonesa e seus costumes!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *