O pior ataque de urso da história do Japão
O Incidente do Urso de Sankebetsu é conhecido por muitos japoneses como “o pior ataque de urso da história do Japão”, ocorrido em Hokkaido há mais de 100 anos.
Todos os anos há avistamentos de ursos no Japão e, recentemente, eles estão se tornando mais frequentes, tanto no continente, onde reside o urso-negro-asiático, quanto em Hokkaido, lar do Urso-pardo-de-ussuri, também conhecido como urso pardo de Ezo, de porte maior.
Embora ambos sejam perigosos, os ursos pardos de Hokkaido são particularmente muito mais temíveis — ou seja, um encontro com um urso pardo tem maior probabilidade de resultar em ferimentos ou até morte, devido ao seu tamanho e ferocidade.
De fato, o pior ataque de urso na história do Japão envolveu um urso pardo, e a história do ocorrido parece saída de um filme de terror, já que o urso matou sete pessoas e feriu gravemente outras três em um assentamento de Hokkaido ao longo de cinco dias.
O Incidente do Urso de Sankebetsu (1915)
O ataque é conhecido como “O Incidente do Urso de Sankebetsu” (Sankebetsu higuma jiken 三毛別羆事件), mas também é chamado de “O ataque do urso Rokusensawa” (Rokusensawa yūgai jiken” 苫前羆事件) ou “O incidente do urso pardo Tomamae” (Tomamae higuma jiken 苫前羆事件), pois ocorreu em Rokusensawa, Sankebetsu, na cidade de Tomamae, em Hokkaido.
O incidente ocorreu há mais de um século, entre 9 e 14 de dezembro de 1915. As gerações mais jovens podem não conhecer o ataque horrível que traumatizou a cidade na época, mas os moradores estão determinados a manter a história viva para servir de alerta.
Embora os detalhes do incidente variem ligeiramente de acordo com a fonte, o relato geral é o mesmo: No fatídico dia de 9 de dezembro de 1915, um urso pardo gigante que não havia hibernado naquele inverno, atacou uma das residências e matou duas pessoas.
Naquela noite, o urso retornou, mas os moradores da cidade haviam se reunido para proteger o assentamento e conseguiram impedir que o animal atacasse uma das cabanas da família. No entanto, o urso se dirigiu para outra cabana, onde atacou e matou cinco pessoas.
Após inúmeros avistamentos do urso, que retornava ao assentamento para saquear cabanas e assustar os moradores, um famoso caçador de ursos chamado Yamamoto Heikichi finalmente conseguiu matar o animal em 14 de dezembro. Isso pôs fim ao terrível calvário de cinco dias.
O incidente inspirou romances, sendo “Uruma Storm”, de Akira Yoshimura como um dos mais famosos, além de mangás, documentários, peças de teatro e até um filme lançado em 1990 chamado Yellow Fangs, dirigido por Sonny Chiba. Ah, e o urso? Descobriu-se que era uma incrível fera de 340 quilos que media 2,7 metros de comprimento.
O local de reconstrução do Incidente com o Urso Pardo de Sankebetsu
O local de reconstrução do Incidente com o Urso Pardo de Sankebetsu (三毛別羆事件復元現地, Sankebetsu Higuma Jiken Fukugen Genchi) está localizado no distrito de Sankebetsu, na cidade de Tomamae, em Hokkaido, Japão.
O local exato fica na área rural de Rokusen-sawa, a cerca de 16 quilômetros ao sul da interseção de Kotanbetsu, na Rota 239 de Hokkaido. O acesso é feito pela Estrada Provincial 1049 de Hokkaido, que é informalmente chamada de “Estrada do Urso”.
Imagem: photo-ac.com
No local, que é um memorial do pior ataque de animal da história do Japão, os visitantes encontrarão uma casa restaurada, típica da época do incidente (1915), uma placa informativa detalhando os eventos e uma grande estátua de urso pardo do lado de fora da casa.
Imagem: photo-ac.com
É importante notar que o local é bastante remoto e o acesso envolve dirigir por estradas rurais, onde inclusive há avisos de avistamento de ursos, e é recomendado que os visitantes tomem as devidas precauções, incluindo usar sinos para espantar ursos.
Não é incomum ver comentários de pessoas que visitam o local como “muito assustador” ou “não consegui nem descer do carro”. O próprio site oficial da cidade alerta os visitantes que o local “não é bem iluminado, nem mesmo durante o dia”, “ não há sinal de celular na área”, “ursos pardos podem aparecer” e “por favor, evite visitar à noite, pois é perigoso”.
Como era de se esperar, após o traumatizante ataque do urso em dezembro de 1915, todos os colonos foram embora e a área ficou desabitada, pelo menos por humanos. Os ursos ainda existem na região hoje, e em maior número do que antes, devido ao fim dos abates anuais de ursos que eram praticados em Hokkaido até 1990.
Os ursos que não hibernam são conhecidos por serem incrivelmente perigosos — e famintos — e essa fera não era exceção. O urso era quase tão grande quanto a própria cabana, então não haveria escapatória durante um ataque surpresa.
Imagem: photo-ac.com
Embora seja tranquila e bonita, o local tem uma atmosfera pesada, e a visão do urso e da cabana costuma causar arrepios nos visitantes. No entanto, o local continua sendo mantido e protegido para que as futuras gerações possam conhecer a história do passado e reflitam sobre a relação entre os moradores locais e a vida selvagem nos dias de hoje.
Museu histórico local em Tomamae
Imagem: photo-ac.com
Outro local que você pode visitar para entender um pouco sobre o pior ataque de urso do Japão é no Tomamae Town Local History Museum (苫前町郷土資料館, Tomamae-chō kyōdo shiryōkan).
O museu mostra como era a cidade naquela época em que as pessoas começavam a se estabelecer na região selvagem de Tomamae. A vida dos colonos era difícil, pois eles desmatavam a terra manualmente, viviam em cabanas de palha e tinham que viver constantemente em alerta por causa da presença dos ursos na região.
O local de reconstrução do Incidente com o Urso Pardo de Sankebetsu fica a cerca de 25 quilômetros do museu, no final de uma estrada chamada “Estrada do Urso”, que vai do centro da cidade até as montanhas onde ficava o antigo povoado.
Apesar do passado sombrio da região, placas ao longo da “Estrada do Urso” mostram os ursos de forma amigável, provando que fotos fofas de ursos realmente podem acalmar os nervos e ajudar a esquecer que eles podem ser feras devoradoras de pessoas.
Apesar de serem temidos, o urso é muitas vezes retratado como um animal de aparência fofa para atrair turistas à cidade. Em lojas de souvenires são vendidos como adoráveis bichinhos de pelúcia e em uma grande variedade de produtos como uma espécie de mascote da cidade.
Conviver com ursos pardos faz parte do cotidiano de muitas pessoas em Hokkaido. Apesar do incidente trágico de 1915, os moradores de Tomamae tem tentado coexistir da forma mais pacífica possível com os ursos da região apesar do aumento de ataques nos últimos anos.
Por este motivo é tão importante lembrar a história do Incidente do Urso Pardo de Sankebetsu e permanecer alerta em áreas rurais, pois relatos em primeira mão revelam que os ursos são sempre imprevisíveis e já atacaram até mesmo pessoas com mais de 80 anos.
Visitar estes locais podem nos dar uma visão única de um dos eventos históricos mais significativos do Japão. Embora remoto, o trajeto pela zona rural de Hokkaido e o sítio arqueológico bem preservado fazem dele um destino que vale a pena para quem se interessa pela história japonesa ou por incidentes envolvendo animais selvagens. Lembre-se apenas de respeitar a solenidade do local e seguir as orientações locais durante a sua visita.
Informações dos locais citados no artigo
Local de reconstrução do incidente do urso pardo de Sankebetsu / 三毛別ヒグマ事件復元地
Endereço: Sankei, Tomamae, Tomamae District, Hokkaido 078-3638, Japão (Mapa)
Telefone: +81 164-64-2212
Site: http://www.town.tomamae.lg.jp
Tomamae Town Local History Museum / 苫前町郷土資料館
Endereço: 393 Tomamae, Tomamae District, Hokkaido 078-3701, Japão (Mapa)
Telefone: +81 164-64-2954
Site: http://www.town.tomamae.lg.jp




