As 10 Katana mais lendárias do Japão


Katana

A katana (刀) ou nihontō (日本刀) é o nome dado à tradicional Espada japonesa, usada pelos samurais do Japão feudal. A katana é caracterizada por sua lâmina curva, de um único fio com um protetor circular ou esquadrado e um cabo longo para acomodar duas mãos.

Hoje em dia a katana é um item de coleção, que também aparece em vários jogos, filmes e animes. Existe milhares de katana na história do Japão, muitas são encontradas em museus e castelos. Confira este artigo para saber mais sobre as katana mais lendárias do Japão!

As 10 Katana mais lendárias do Japão

Muitas espadas consideradas tesouro nacional foram produzidas durante o período Kamakura (1185-1333). Algumas espadas lendárias são encontradas em exposição até hoje, outras foram apenas mencionadas em documentos. Vamos conhecer algumas delas.

Cinco das espadas Katana descritas aqui são Tenka-Göken(天下五剣) que significa “Cinco Espadas Sob os Céus”. Trata-se de um grupo de 5 katana lendárias do período Muromachi, as espadas são: Dōjigiri, Juzumaru, Mikazuki Munechika, Onimaru e Ōtenta.

1. Kusanagi no Tsurugi 草薙の剣

Kusanagi no Tsurugi é uma lendária espada japonesa, tão importante na história do Japão quanto a Excalibur é importante para a Grã-Bretanha. É uma das três Relíquias Imperiais do Japão. Segundo a lenda, essa espada foi encontrada na cauda do terrível Yamata no Orochi pelo deus Susanoo e depois presenteada à sua irmã, a deusa Amaterasu.

Gerações depois, no reinado de Keikou, o 12º imperador do Japão, a espada foi dada ao grande guerreiro Yamato Takeru como um dos dois presentes dados por sua tia, Yamatohime-no-mikoto, do Santuário de Ise, para proteger seu sobrinho nos momentos de perigo.

2. Masamune 正宗


As espadas que levavam esse nome foram feitas pelo ferreiro lendário Masamune. Existem muitas katana que levam o nome de masamune, como a Shimazu-masamune que foi encontrada recentemente em 2014, ela estava sumida desde 1862.

Segundo dizem, a espada de Masamune, ao contrário de Muramasa, por exemplo, foi feita mentalizando a paz e tinha o poder de eliminar a vontade de matar. O sentimento nobre de Masamune e suas habilidades ao forjar uma espada a tornava quase que uma obra de arte.

3. Muramasa 村正

Esse nome é famoso em jogos de vídeo game. Existem varias espadas que foram feitas pelo ferreiro lendário Muramasa. Ela é conhecida por ser uma lamina demoníaca com poder de transformar pessoas em assassinos. Ela também foi responsável pela morte de muitos membros da família Tokugawa e receberam a alcunha de “Katanas Malditas”.

Na época, muitas delas tiveram sua assinatura alterada ou removida, em vista de que a posse de uma arma forjada pelo lendário ferreiro resultaria em prisão e/ou morte, de acordo com a lei imposta pelo Shogun. Na época, todos acreditavam que “as espadas de Muramasa eram amaldiçoadas e encheria seus proprietários com sede incessante de sangue”.

4. Dojigiri 童子切

Dojigiri é conhecida como uma das cinco melhores katanas conhecidas como ‘Tenka-goken 天下五剣’. Segundo a lenda, Minamoto no Yorimitsu matou o ogro Shuten-dōji (酒呑童子) com esta espada. Esta espada samurai existe e é mantida no Museu Nacional de Tóquio. No entanto, fica em exposição pública somente por períodos específicos.

Às vezes Dojigiri é referida como “o yokozuna de todas as espadas japonesas” por causa de sua perfeição; é de grande valor histórico como uma das mais antigas armas existentes do tipo katana, a qualidade e o valor artístico da lâmina são excelentes, foi mantida em boa preservação e a lenda ligada à espada é notável.

5. Mikazuki-Munechika 三日月宗近

O nome desta katana significa “Lua crescente” e possui uma bela curva. Ela é um dos ‘Tenka-goken’ (As Cinco Melhores Espadas sob o Céu) e é uma das katana mais antigas e remanescentes produzidas no século X. Está guardada no Museu Nacional de Tóquio. O descendente do ferreiro que fez mikazuki-munechika ainda produz espadas em Nara.

6. Odenta 大典太

Odenta é um dos ‘Tenka-goken’, era um tesouro de Maeda Toshiie. Sua largura é de 3,5 cm, muito mais larga que a katana comum. Juntamente com Onimaru e Futatsu-mei, a espada foi considerada uma das três espadas de regalia dos shoguns do clã Ashikaga.

Uma lenda diz que a espada curou uma das filhas de Toshiie. Já outra lenda diz que nenhuma ave costuma se aproximar do local onde esta espada está armazenada. Atualmente é mantida por Maeda-ikueikai, mas quase nunca mais foi vista em exibição pública.

7. Onimaru 鬼丸

Onimaru é um dos ‘Tenka-goken’, feita pelo espadachim Awataguchi Kunitsuna. Sua lenda é sobre um ogro que fez Hōjō Tokiyori, quinto Shikken do Shogunato Kamakura, sofrer com pesadelos. Uma noite, ele sonhou com um homem idoso, que revelou ser um espírito da katana.

Ele prometeu livra-lo do demônio se limpasse a espada que estava manchada. Tokiyori imediatamente limpou a espada e ficou em pé em seu quarto. A espada, movendo-se por si só, caiu e fatiou o pescoço de um demônio (oni) prata que fazia parte da decoração. Desde então, ele nunca mais teve pesadelos e passou a chamar a espada de Onimaru.

A Agência Casa Imperial está atualmente mantendo a espada Onimaru. Infelizmente, apenas três vezes foi colocada em exibição ao público nos últimos tempos.

8. Jyuzumaru 数珠丸

Jyuzumaru é a última katana de ‘Tenka-goken’, cujo nome vem de um rosário budista que adornava a espada. Foi mantida por um bom tempo no Templo Nichiren. Atualmente está disponível em exposição apenas uma vez por ano, 3 de novembro no Honko-ji, Hyogo.

9. Shichishitō 七支刀

Shichishitō também é conhecida como Nanatsusaya no Tachi , ou “Espada de Sete Ramificações” devido às três protuberâncias em forma de ramo que se estendem de cada lado do corpo principal da espada, formando 7 ramos com a ponta da lâmina central.

Essa espada é dito ter sido um presente do rei de Baekje (um antigo reino na parte sudoeste da Península da Coreia) concedido a um governante Yamato. A espada é mencionada na biografia da imperatriz Jingu, uma imperatriz japonesa lendária na era antiga.

A espada original foi conservada desde a antiguidade no Santuário Isonokami, em Nara e não está em exibição pública. Uma inscrição no lado da lâmina é uma fonte importante para entender as relações entre os reinos da península coreana e do Japão nesse período.

10. Tentetsutou 天鉄刀

Diferente das espadas citadas acima, Tentetsutou foi forjada recentemente mas suas características a faz tão especial quanto às outras. Ela foi forjada a partir de um meteorito por um japonês que é mestre na fabricação de katanas, chamado Yoshindo Yoshihara.

Tentetsutou significa Espada do Céu ou Espada Celestial. Yoshihara usou fragmentos do corpo extraterrestre chamado Gibeon, constituído principalmente de uma liga de ferro espacial. O item pré-histórico foi encontrado próximo a uma cidade na Namíbia, na África Austral.

Estima-se que o meteorito tenha mais de 4 bilhões de anos. Está atualmente em exibição no Chiba Institute of Technology, que fica na base da Tokyo Skytree, em Tóquio. Segundo o Instituto, “a Espada do Céu simboliza o relacionamento entre tecnologia humana e o espaço”.

Enfim, essa foi a nossa lista com as 10 espadas katanas mais lendárias do Japão. Se você curte a cultura samurai, com certeza este artigo vai ser útil pra você. Se gostou, não deixe de compartilhar com seus amigos que também se interessam pelo tema.

Fontes: wasa-bi.com, megacurioso.com.br, wikipedia.org, japaneseswordlegends.wordpress.com

Quer Aprender Japonês?

2 Comentários

  1. Marcelo Sarraceno

    Gracas a Deus existem países como o Japão que dão valor a sua história,aqui eles deixam o museu nacional virar cinzas..

  2. José Vanderlei Milão

    Adoro aprender a escrever e falar japo nes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *