Mitologia Japonesa: Yamata no Orochi, a Serpente de 8 Cabeças


Yamata no Orochi

Você já ouviu falar da lenda japonesa Yamata no Orochi (八岐の大蛇)? Não? Mas se você já assistiu Naruto, deve se lembrar de um dos vilões mais icônicos do anime. Sim, estamos falando de Orochimaru, que tinha o poder de invocar uma serpente de oito cabeças.

Para quem não sabe, esse personagem teve alguns aspectos baseados inteiramente na serpente desta lenda. Sim, esta lenda trata de como Susanoo, após ser expulso dos céus, acaba matando Orochi, que nada mais era do que uma serpente gigante.

Mas enfim, vamos começar falando um pouco sobre a etimologia da palavra. Orochi 大蛇 deriva de uma antiga palavra japonesa chamada “woröti”, cuja origem é considerada enigmática. No entanto, além desta leitura antiga de orochi, os kanji são comumente pronunciados como “daija” que são comumente pronunciados daija “grande cobra; grande serpente”.

Alguns estudiosos japoneses afirmam que pode haver mais de uma dúzia de etimologias sobre orochi ou woröti. Já pesquisadores ocidentais dizem que a palavra pode ter sido emprestada de diversas línguas como austronésia, tungúsicas ou indo-européia.

Mas enfim, as propostas são muitas, mas só algumas podem fazer algum sentido. Apesar de haver outras variáveis, a etimologia mais viável é a japonesa que aponta para um espírito que tem a forma de uma cobra gigante. Mas sem delongas, vamos à lenda.

A lenda Yamata no Orochi

YamataNoOrochi

As lendas de Yamata no Orochi são originalmente encontradas em dois textos antigos sobre mitologia e história japonesa: Kojiki e Nihongi. Em ambas as versões, o deus da tempestade xintoísta Susanoo é expulso do Céu por enganar sua irmã Amaterasu, a deusa do sol.

Após a expulsão do Céu, Susanoo encontra duas “Divindades Terrenas”. Eles as encontrou perto da cabeceira do rio Hi, conhecida hoje como rio Hii, situado na província de Izumo. Estas duas divindades, estão chorando porque foram forçados a dar ao Orochi uma de suas filhas todos os anos durante sete anos. E no oitavo ano deveriam sacrificar a oitava filha.

Se falhassem em cumprir o sacrifício, o Orochi ameaçava destruir a terra. Os anos passavam, enquanto as donzelas sumiam dos campos; até que só restou a princesa Kushinada que na época havia completado 16 anos de idade. Ela teria que ser sacrificada para que o povo de Izumo fosse poupado. O deus Susano No Mikoto apareceu por aquelas terras nessa época.

Foi amor à primeira vista quando Susanoo No Mikoto de repente deparou-se com a bela Princesa Kushinada, aos prantos em sua janela. Ele prometeu ao rei que daria um fim ao Orochi com a condição de que pudesse tomar a mão da bela princesa em casamento.

Na noite do sacrifício, foram oferecidas ao Orochi oito jarras de saque. O servo que as trouxe disse ao Orochi que ele deveria entreter-se com o álcool primeiro e então aproveitar a sua tão esperada refeição. O Orochi concordou e mergulhou as oito cabeças nas jarras. Não demorou muito até que se ouvisse a grande serpente roncando em sua bebedeira.

Foi então que o servo mostrou sua verdadeira identidade: o deus do trovão Susanoo no Mikoto. Com sua espada, ele cortou cada cabeça do Orochi. De seu ventre caiu o sagrado orbe da vida, o Magatama, e da última cabeça cortada rolou uma lágrima que se tornou o Espelho.

Susanoo deu como presente à sua irmã Amaterasu, a espada Kusanagi, que usou para dar fim à serpente. Deixou em Izumo o orbe Magatama e o Espelho, que foi dado à princesa Yata, irmã mais nova da Kushinada. Estes três objetos são hoje conhecidos como “Os Três Tesouros Sagrados do Japão” e diz-se serem preservados no Palácio Imperial de Tóquio.

Yamata no Orochi na cultura pop

A lenda Yamata no Orochi se faz presente em diversas obras da cultura popular japonesa, especialmente animes. Confira alguns exemplos abaixo:

● Os pokémons de linha evolutiva Deino, Zweilous e Hydreigon possuem varias cabeças; foram baseados no Yamata no Orochi.
● No anime e jogos de Digimon, foram criados Orochimon baseado em Yamata no Orochi e Susanoomon baseado em Susano No Mikoto.
● No anime Naruto, Yamata no Orochi também é um jutsu utilizado por Orochimaru, onde ele invoca uma serpente de oito cabeças.
● No anime Kannazuki No Miko, Yamata no Orochi é tido como o vilão da trama em quanto a sacerdotisa da lua e a sacerdotisa do sol tentam reviver Ame No Murakumo para destruir os oito Shintos do Orochi.
● No filme de anime Wanpaku Ōji no Orochi Taiji (Príncipe Suzano e o Dragão de 8 Cabeças).
● Os três objetos aparecem em Sailor Moon S, protegidos por Sailor Uranus, Neptune e Pluto.
● Yamata no Orochi é nome do golpe de uma das irmãs Hebi Hebi de One Piece. O cabelo de Sandersonia assume a forma de serpentes.
● Também aparecem como tesouros do mundo espiritual em Yu Yu Hakusho, que foram roubados por Hiei, Goki e Kurama.
● No jogo Ōkami (Wii, PS2) o jogador controla Amaterasu, a Deusa do Sol em forma de loba, e durante um período o jogador deve ajudar Susanoo a derrotar o Orochi para salvar sua amada.
● No anime Ranma 1/2, Ranma Saotome, Ryoga Hibiki, Shinnosuke, seu avô e Akane Tendo enfrentam o Yamata no Orochi.
● No anime Yu-Gi-Oh existe uma carta chamada “Yamata Dragon”.
● No anime Donten ni Warau, Yamata no Orochi é um monstro que, depois da Restauração Meiji, busca um receptáculo para, mais tarde, despertar e causar a destruição do mundo.
● No jogo Smite, Susano é um personagem jogável, e Yamata no Orochi faz uma aparição em sua tela de vitória.

Fonte: Wikipédia

Quer Aprender Japonês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *