As horripilantes sombras humanas deixadas pela bomba atômica em Hiroshima


Sombras de Hiroshima - Universal History Archive - Universal Images Group

As horripilantes sombras humanas de Hiroshima foram causadas pela luz ofuscante da bomba atômica nuclear ao explodir sobre a cidade em 6 de agosto de 1945.

A sombra humana gravada na pedra, chamada como Hitokage no ishi (人影の石) é uma exposição no Museu do Memorial da Paz de Hiroshima. Acredita-se que seja o resíduo de uma pessoa que estava sentada na entrada da Agência do Banco Sumitomo quando a bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima. Também é conhecida como “A sombra humana da Morte”.

O calor da explosão foi tão intenso que fez com que milhares de pessoas fossem incineradas instantaneamente, destruindo tudo que estivesse ao redor. Um dos efeitos devastadores da explosão foram as sombras nucleares de objetos e também de detritos humanos.

Uma sombra nuclear encontrada nas escadas do Banco Sumitomo em Hiroshima.Imagem: Arquivo de História Nacional

Na verdade, por todo o centro de Hiroshima havia uma miríade de contornos assustadores de janelas, válvulas e até mesmo pessoas em seus últimos segundos. Gravadas em prédios e calçadas agora estavam as sombras nucleares de uma cidade prestes a ser destruída.

Acredita-se que havia um grande número de sombras, mas “a maioria teria sido destruída por ondas de explosão e calor subsequentes”. As sombras que restaram servem como lembretes macabros das centenas de milhares de pessoas perdidas neste ato de guerra sem precedentes.

As sombras nucleares de Hiroshima

Foto de Yoshito Matsushige, exibida no Australian War Memorial (Wikimedia Commons)

Quando a bomba atômica “Little Boy” detonou a uma altura de 580 metros acima da cidade, um flash de luz brilhante e fervente queimou tudo o que tocou. A explosão que chegou a 5.000 graus celsius fez com uma área de 3 km fosse incinerada e reduzida a escombros instantaneamente.

No caso da sombra deixada nos degraus do Banco Sumitomo, que estava localizado a apenas 250 metros de onde a bomba “Little Boy” colidiu com a cidade de Hiroshima, fazendo com que as pessoas que estivessem por ali fossem “desintegrados” em segundos.

Imagens: Arquivos de História Nacional

De acordo com o Museu do Memorial da Paz de Hiroshima, as sombras de Hiroshima não se limitam somente a pessoas. Qualquer objeto que estava no caminho da explosão foi impresso em uma superfície, incluindo escadas, vidraças, válvulas principais de água e bicicletas.

Mesmo que não houvesse nada no caminho, o próprio calor deixava marcas, marcando as laterais dos prédios com ondas de calor e raios de luz absurdamente intensas.

Imagem: Wikimedia Commons

Talvez a mais famosa das sombras de Hiroshima seja a da pessoa sentada nos degraus do banco. É uma das impressões mais completas deixadas pela explosão e permaneceu no local por mais de 20 anos antes de ser removida e levada ao Museu Memorial da Paz de Hiroshima.

Dependendo de onde essas marcas foram deixadas, elas duraram de vários a dezenas de anos antes de serem corroídas pela chuva e pelo vento. As sombras humanas da morte em Hiroshima acabaram se tornando uma relíquia horripilante de seus momentos finais.

Agora, os visitantes podem ver as horripilantes sombras de Hiroshima de perto, assim como tantos outros memoriais que mostram os horrores causados pelas armas nucleares.


Link do vídeo (YouTube)

A Destruição em Hiroshima

Hiroshima antes e depois do bombardeio. (Wikimedia Commons)

O resultado em Hiroshima foi sem precedentes. Um quarto da população da cidade morreu na explosão e um segundo quarto morreu nos meses seguintes. Os incêndios iniciaram a quase 6,5 quilômetros do hipocentro da bomba, com vidros se estilhaçando por até 19 quilômetros.

A cidade de Hiroshima estimou que mais de 200.000 pessoas foram mortas em consequência do bombardeio, e em grande parte devido a uma combinação mortal de envenenamento por radiação e falta de recursos médicos, porque a bomba detonou diretamente sobre um hospital da cidade, matando uma grande parte de seus médicos e destruindo suprimentos locais.

Os acontecimentos em Hiroshima naquele dia fatídico de agosto mudaram o mundo. Noventa por cento da cidade de Hiroshima foi arrasada, 80.000 pessoas morreram e em poucos dias o imperador do Japão anunciou uma rendição incondicional. A Segunda Guerra Mundial chegou ao fim e todo o globo foi apresentado a uma nova e aterrorizante forma de destruição.


Link do vídeo (YouTube)

Fonte: allthatsinteresting.com

Recado para os leitores do Japão em Foco

Aos leitores que recebem nossos artigos por email, venho comunicar que migramos do feedburner para o follow.it. Como o feedburner, que é um serviço do Google, comunicou os seus usuários recentemente o encerramento de suas atividades, tivemos que procurar um outro serviço que possa continuar entregando nossos conteúdos aos nossos leitores inscritos em nosso feed.

Caso você, leitor, tenha gostado do nosso conteúdo e queira receber sempre as atualizações dos nossos artigos diretamente no seu email, basta cadastrar seu email abaixo 😀:

5 Comentários

  1. Melissa Cezar Milanesi

    Muito triste o passado, porém, precisamos conhecê-lo para nunca mais repetir erros como esse.

  2. Luiz Nitta

    Muito triste e horripilante!o ser humano é muito ganancioso!espero que nunca mais isso venha a acontecer!apesar que muitos paises ainda não aprendeu o que é a guerra!

  3. Alerta de fake news

    A foto da criança pulando corda é falsa, feita digitalmente

  4. Muito triste. É como vovó já dizia: “meu filho, meu filho, tu vai ver coisa…”

  5. Pingback: Shinzo Abe: O legado do primeiro-ministro mais jovem e mais longevo do Japão | Curiosidades do Japão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *