Shima enaga: As minúsculas aves do Japão que parecem pequenas bolas de algodão

Shima enaga é uma subespécie do chapim-de-cauda-longa que só é vista em Hokkaido e se caracteriza por parecer com uma pequena bola de algodão.
O Shima Enaga (シマエナガ), muitas vezes aclamado como o “pássaro mais fofo do mundo”, é uma espécie encantadora e minúscula de ave nativa de Hokkaido, no Japão.
Pertencente à família dos chapins-de-cauda-longa (Aegithalos caudatus), este pássaro fofo, semelhante a uma bola de neve, tem conquistado o coração de entusiastas de aves em todo o mundo, atraindo fotógrafos especialmente durante os meses de inverno.
Com seu corpo arredondado, olhos brilhantes e rosto branco único, o Shima Enaga se destaca tanto por sua aparência quanto por seus comportamentos encantadores.
O que torna o Shima Enaga único?

O que o diferencia Shima Enaga (Aegithalos caudatus japonicus) do chapim-de-cauda-longa é o seu rosto totalmente branco, ao contrário de seus primos presentes no Japão continental ou em outras partes da Ásia e Europa, que exibem sobrancelhas pretas.
Essa ausência de marcas faciais, juntamente com seu pequeno tamanho e plumagem fofa, faz com que pareça uma adorável bolinha de algodão, ainda mais devido à plumagem extra que funciona como isolamento térmico os deixando ainda mais “fofos”.
Os Shima Enaga adultos têm aproximadamente 13 a 15 centímetros de comprimento, com quase metade desse comprimento correspondendo à sua longa e graciosa cauda.
Como vivem nas planícies e florestas de Hokkaido, seus rostos brancos como a neve certamente os ajudam a se camuflar durante os longos invernos da ilha.
Origem do nome Shima enaga

“Shima” refere-se a Hokkaido (derivado de Kunashir ou ilha), e “Enaga” refere-se ao cabo longo de uma concha de sopa (colher), uma analogia à sua cauda comprida.
Essas aves são carinhosamente chamada de “Fada da Neve” (雪の妖精 – Yuki no Yousei).
Eles geralmente se movem em bandos de 20 a 30 indivíduos e realizam acrobacias enquanto voam. Embora seu pequeno tamanho os torne vulneráveis durante os invernos rigorosos, suas ninhadas sempre se recuperam devido ao grande número de ovos que põem.
Normalmente se reproduzem de abril a junho. As fêmeas põem de 7 a 10 ovos.
Essas aves são altamente sociáveis e trabalham em equipe, com outros Shima enaga adultos que não conseguiram se reproduzir frequentemente ajudando a alimentar os filhotes famintos.
Eles se revezam com os pais para trazer insetos de volta ao ninho até que os filhotes cresçam o suficiente para se virarem sozinhos. Muitas vezes o som que eles fazem são ouvidos antes de serem vistos, emitindo um chamado único chamado “Jyuri Jyuri”.
A crescente popularidade de Shima enaga

Nos últimos anos, esses adoráveis pássaros tem ganhado muita popularidade. Muitas lojas em Hokkaido vendem uma gama completa de produtos inspirados na fada da neve, de calendários a bolos e bichos de pelúcia. Existem contas no Instagram dedicadas exclusivamente à vida e às travessuras dessa pequena bola de pelos com asas.
Mas muito antes disso ele já era o mascote do Bird Watching Cafe em Chitose, que oferece deliciosos cafés e sobremesas inspirados nessa pequena ave icônica.
As janelas do prédio se abrem diretamente para uma floresta, com o rio Chitose correndo ao fundo — um cenário ideal para observadores de pássaros. O local também conta com uma estrutura externa que serve como esconderijo permanente para observação de aves.
São muito fofos não é mesmo? Impressionante que uma ave tão pequena e aparentemente frágil consiga sobreviver a um frio tão intenso como ocorre em Hokkaido. Aproveite para conhecer também outro animal fofo de Hokkaido, o Ezo Momonga, o esquilo voador.
Deixe um comentário