Bolsas de estudos no Japão


Bolsas de Estudo MEXT Cultura e Língua Japonesa 2018

Dicas para conseguir uma Bolsa de estudos no Japão

Quer ir para o Japão com visto de estudante? Pois saiba que isso é possível, já que o governo japonês anda facilitando os procedimentos de triagem para os estudantes que desejam estudar lá. Hoje, são cerca de 125 mil estudantes estrangeiros que estudam no Japão e a proposta é que esse número aumente para 300 mil em 2020.

Enfim, o objetivo deste artigo é fazer um apanhado geral de como conseguir bolsas de estudos ou estágios para brasileiros que querem ir para o Japão. Algumas associações e entidades ligadas ao governo japonês oferecem muitos cursos em diversas áreas. Muitos desses cursos são sem nenhum custo, incluindo os cursos preparatório em língua japonesa nos primeiros meses de estadia.

Um exemplo especialmente voltados para universitários, são as 6 bolsas em universidades japonesas, oferecidas pelo Governo Japonês através de programas como o MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia).

Tipos de bolsas incluídas no MEXT:

Bolsas de Estudos no Japão

Pesquisa, pós-graduação, graduação, escola técnica, cursos profissionalizantes, cujas inscrições ocorrem anualmente entre os meses de abril e junho. Já os cursos de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa, abrem inscrições no mês de janeiro e fevereiro. Veja mais informações no link abaixo:

Bolsas de Estudo MEXT (Monbukagakusho)

O requisito principal é ter nacionalidade brasileira, (não é necessário ter descendência japonesa). O processo seletivo consiste em uma análise no histórico escolar do candidato, projeto de pesquisa e prova de línguas (japonês ou inglês), além de uma entrevista sobre as motivações do candidato para estudar no Japão.

Você precisa estar disposto a superar as dificuldades da língua e especialmente os choques culturais, que obviamente existem entre Brasil e Japão, porém é uma boa oportunidade para os brasileiros que querem aperfeiçoar a língua japonesa ou até fazer faculdade ou pós-graduação no Japão. No site do Consulado Geral do Japão, você também poderá obter mais informações sobre estas bolsas de estudos.

Fora o MEXT, há também outros programas que oferecem bolsas ou estágios para brasileiros. Dê uma conferida nos links abaixo:

Programas da Fundação Japão ou diretamente do site do FJSP
Japan Exchange and Teaching Programme (JET)
Programa Capes/JSPS (inscrições até 12 de setembro de 2012).
Study Japan (Programação dos cursos nas instituições japonesas).
JASSO: Japan Student Services Organization

Programas de estudos para descendentes de japoneses

Tem também o Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão), órgão que  funciona como intermediário para se conseguir diversas bolsas de estudos, entretanto, a maioria delas é voltada para descendentes de japoneses:

Nippon Zaidan – Esse projeto é oferecido pela Associação dos Nikkeis no Exterior e tem como objetivo oferecer uma oportunidade a jovens descendentes de japoneses de realizar sonhos e projetos que contribuam para o desenvolvimento de seu país, visando também promover um maior nível de entendimento entre o Japão e seu país de origem através da bolsa de estudos no Japão.

Kenjinkais – Esses projetos são oferecido pela Associações de Província (Kenjinkais), esse projeto de intercâmbio cultural, tem o objetivo de manter os imigrantes em contato com a província de origem. O intercâmbio cultural, ocorre na forma de eventos comemorativos, bolsas de estudo ou estágios (cerca de 300 bolsistas vão ao Japão anualmente). O Brasil é o único país da América Latina no qual existem Kenjinkais de todas as províncias do Japão.

Kenpi Ryugaku – Esta bolsa é de âmbito internacional, onde além do Brasil, quase todos os países da América onde existem colônias japonesas (Peru, Paraguai, Argentina, Uruguai, México, Bolívia, Canadá e Estados Unidos) podem participar.

Kenpi Kenshu – Diferente da bolsa Kenpi Ryugaku, esta bolsa é voltada principalmente para o aperfeiçoamento profissional, permitindo aos jovens realizarem estágios em escritórios, fábricas ou hospitais, lado a lado com profissionais japoneses.

JICA (Japan International Cooperation Agency) – Promovem aperfeiçoamento profissional, quase 300 cursos de treinamento no Japão, nas mais diferentes especialidades e também bolsas em várias áreas, em diferentes níveis, para diferentes faixas etárias e com períodos de duração dos mais variados.

Nikkei Scholarship-“Projeto Realização do Sonho” – A Associação Kaigai Nikkeijin Kyokai realizam projetos variados para os nikkeis que desejam realizar estágios e estudos no Japão.

Uma experiência que vale a pena

Para quem quer conhecer e se aventurar no Japão e de quebra conhecer mais da cultura e da língua, vale a pena pesquisar mais à respeito dessas bolsas, lembrando que cada programa tem regulamentos diferentes. Alguns tipos de bolsa, oferecem moradia de graça e até um subsídio mensal para as despesas pessoais do estudante, que podem ser entre 135 e 175 mil ienes (cerca de 3.400 a 4.500 reais).

Outros tipos de bolsas não oferecem esse subsídio, e portanto para se manter e estudar no Japão, o bolsista terá que conciliar o curso com arubaito (trabalho temporário). Há também muitas universidades japonesas que oferecem cursos em inglês, dentre elas estão as célebres Universidade de Tsukuba, Universidade de Toquio e Universidade de Nagoya. Essas faculdades podem ser uma boa alternativa para quem é fluente no inglês e não domine o japonês.

Como vimos, não são poucas as opções, só tem que ir bem preparado, pois no Japão, as coisas funcionam bem diferente do Brasil, sendo preciso disciplina, paciência e força de vontade da parte do bolsista. Embora muitas das bolsas postadas aqui, já tenham passado a data de inscrições, dá para ir já se organizando e correr atrás de informações para o próximo ano.

Se alguém souber de algum outro programa que ofereça bolsa de estudos no Japão que eu não tenha mencionado aqui, por favor, comente, assim o leque de opções aumenta. Também será muito bem vindo e de grande valia os depoimentos de bolsistas que foram ao Japão, através desses programas.

Boa Sorte à todos que tentarem!

Quer Aprender Japonês?

78 Comentários

  1. Douglas

    Eu já havia pesquisado bastante sobre isso, e para mim teria queser a MEXT, parece ser difícil, mas irei tentar. Notei que as notas na escola influenciam muito, tanto que estou sempre querendo aumentar meu rendimento, estou fazendo curso técnico de hotelaria também.
    Quero começar em breve fazer um curso de japonês, apesar de já ser autodidata desde o começo desse ano.
    Acho que essa é a melhor maneira de ir para o japão ficar um tempo para aqueles que não são descendentes.
    Obrigado por sempre postar coisas interessantes sobre o japão, abraços!

  2. Roberto

    Vejo que ainda tenho uma pontinha de esperança para realizar meu sonho!!!

    Muito boa a matéria, e fico muito feliz de saber que o nosso japão aceita estudantes que não são descendentes, disso eu não sabia.

    Uma vez eu vi uma matéria no You Tube feita pelo Serginho Groisman sobre o dia-a-dia de um colégio no japão, seria interessante uma futura reportagem sobre isso, assim podemos apreciar a organização do ensino nas escolas niponicas!

    Abraços

    😯

  3. Japão em Foco

    Oi Roberto!
    Que bom que gostou da matéria! Claro que você tem chances de realizar seu sonho… Quem sabe um intercâmbio? Daqueles de morar junto com uma família japonesa? Dizem que é muito bom para aprender a língua e também os costumes e tradições! Uma experiência única com certeza! Quanto a uma matéria sobre o ensino escolar no Japão já está anotado aqui e assim que puder, escreverei sobre esse assunto! Obrigada por comentar!
    Abraços!

  4. Japão em Foco

    Oi Douglas!
    Você já é formado? Acredito que o MEXT é um ótimo programa de estudos ou estágios para quem não é descendente ir ao Japão. Com certeza, além de ser uma experiência maravilhosa, irá acrescentar um grande valor aos seu currículo aqui no Brasil. Obrigada por estar sempre comentando aqui no nosso cantinho nipônico! Abraços!

  5. Henrique

    Sorte sua roberto, pois no meu caso conheço a bolsa do mext desdos 14 anos, mas a vadia da minha mãe não me permitiu fazer a prova a não ser na ultima chance aos 21 anos e isso pq minha irmã interviu por mim, mas infelizmente por causa do nervosismo de ser minha ultima e unica chance acabei não passando nem na prova.

  6. Japão em Foco

    Oi Henrique!
    Nossa, que pena que aconteceu isso… imagino o quanto você deve ter ficado chateado… Mas não fica assim não! De repente algo muito maior te espera aqui no Brasil, ou quem sabe aparece uma outra chance de conhecer o Japão, através de outros meios como intercâmbios. O importante é não desistirmos dos nossos sonhos e objetivos! Abraços!

  7. Henrique

    Meu objetivo não era conhecer o japão, era de estudar e poder viver lá sem passar pela humilhação de um casamento arranjado.

  8. Roberto

    E amigo Henrique!

    Não tenha este sentimento pela sua mãe meu querido! 🙂

    Não devemos desistir dos nossos sonhos, tudo é possível se nos esforçarmos e sermos corretos em nossas vidas.

    Todos que aqui comentamos admiramos muito a cultura do nosso amado Japão, e temos essa esperança de um dia irmos para lá. Não digo para morar, ou viver, pois os tempos são outros, hoje com a economia no mundo as coisas ficam mais difíceis, mas só de termos a chance de pisar nessa terrinha maravilhosa já nos basta (falo por mim).

    Estou com você meu amigo e vamos nos esforçar para realizar nossos sonhos…

    Abraço a todos os internautas que participam deste blog!!!

  9. Hayen

    Digamos que eu me inscreva e tire uma exelente nota nos exames.E se,eu fizer aniversario um mes antes do embarque eles nao me,permitem embarcar ou posso escolher ir alguns meses antes ?

  10. Henrique

    eles não te permitem embarcar, vc tem que ter a idade maxima de 21 anos no ato do embarque.

  11. Japão em Foco

    Oi Hayen!
    Infelizmente eu não sei responder essa sua pergunta, mas vamos ver se alguém aparece e tira a sua dúvida ok. Desculpa não ter a resposta! Abraços!

  12. Japão em Foco

    Oi Henrique!
    Só agora vi a sua resposta! Obrigada por ter respondido a pergunta do colega… Abraços!

  13. Erick

    Nossa, então ainda tenho tempo de tentar. Tenhos 19 anos estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade. Só estou com receio por isso, terei que trancar a faculdade se conseguir a bolsa. :/ Mas tenho que pelo menos tentar né ?

    Rumo ao Japão.

  14. Japão em Foco

    Oi Erick!
    Se esse for o seu sonho, vale a pena tentar sim, pois será uma oportunidade única de conhecer esse país a fundo. Além disso, vai agregar mais experiências e conhecimentos ao seu currículo, o que com certeza vai facilitar a sua vida na hora de ingressar no mercado de trabalho. Abraços!

  15. Pingback: Bunka no Hi - Dia da Cultura no Japão | Curiosidades do Japão

  16. Marta

    Meu Deus, se eles olharem meu histórico escolar eu to perdida 😳 , nada de chances de ir lá rsrs
    Meu sonho é conhecer o Japão! Quem sabe antes dos meus 21 anos eu não tente ganhar uma bolsa dessas, acho que se eu estudar igual a uma louca consiga passar… O pior é que já tenho 19 anos…
    Mas é proibido desistir do que queremos!!!
    Adorei a materia. 🙂

  17. Marta Amambahy

    Ah mais uma duvida: O histórico escolar conta muito?? Fico preocupada por que fui uma péssima aluna. Só que sou inteligente 🙁

  18. Japão em Foco

    Oi Marta!
    Você disse certo: “Não se deve desistir do que queremos”. Se a sua vontade é conseguir a bolsa para estudar no Japão, então aproveite esses dois anos para pegar firme nos estudos. Ainda dá tempo… só não vale desistir no meio do caminho ok. Abraços!

  19. Elaine

    Oi,
    Morro no Japao ha 20 anos o meu filho mais velho fez Semon Kakoo de Manga e a minha filha q fazer faculdade p professora. Gostaria de saber cm faco p conseguir uma bolsa de estudo p ela o reducao de mensalidade, ela ainda esta no Kokko, mas ja queria ir vendo, ainda pago a escola do meu filho vendo q os estudos de nivel superior aqui sao muito elevado, mas e um sonho e uma heranca q vc deixa p os seus filhos q e o estudo. Se poderem me ajudar c alguma imformacao agradeco.

  20. Japão em Foco

    Oi Elaine!
    Como você e suas filhas estão no Japão, provavelmente o procedimento deve ser diferente. Aconselho você a entrar em contato com a embaixada do Brasil aí no Japão… Quem sabe eles podem fornecer mais informações à respeito. O link é esse: http://www.brasemb.or.jp/portugues/index.html. Abraços!

  21. Greiciene

    Vejo que ainda tenho uma pontinha de esperança para realizar meu sonho!!
    O Japão é meu sonho de consumo, depois dele vem a Coréia do sul
    Mas fico mais feliz com o Japão,tudo lá tem uma,como posso dizer,uma hierarquia que não faz do País uma bagunça como o Brasil
    Amo as musicas,e vc pode me dizer se essa cantores são japoneses: Erika Sawajiri,Yuya Matsushita,Sakura e Kaoru Amane…..São os que eu escuto aqui no meu mp3

  22. Japão em Foco

    Oi Greiciene!
    Corra atrás dos seus sonhos e com certeza você vai conseguir conhecer o Japão ao vivo e à cores. Pode ter certeza de que não irá se arrepender, pois é um país maravilhoso e ao mesmo tempo intrigante. Quanto às cantoras que você mencionou são todas japonesas sim e fazem parte do J-Pop. Obrigada por comentar! Abraços!

  23. IGOR

    OI TENHO 16 ANOS, MEU SONHO É MORAR NO JAPÃO DE UMA FORMA QUE EU NÃO SEI EXPLICAR, DES DE MUITO PEQUENO QUANDO OUÇO ALGUEM FALANDO JAPONES É ALGO QUE É COMO SE EU JA CONHECESSE E MESMO QUE EU NÃO ENTENDIA O QUE ERA DITO EU SABIA O QUE A PESSOA QUERIA, ACHO MUITO ESTRANHO, JA QUE SOU TOTALMENTE BRASILEIRO, POREM QUANDO NASCI EU APARENTAVA MUITO SER JAPONES E TENHO OS OLHOS MEIO PUXADOS, EU TENHO LEMBRANÇAS DE UM LUGAR, COM ARVORES BAIXAS,MONTANHAS E UM LAGO, E VEJO UMA MULHER AGAIXADA, NA BEIRA DO LAGO, HA SEI LA EU ANDEI PESQUISANDO E MUITOS HABITOS QUE TENHO E QUE OS OUTROS ACHAM ESTRANHOS, SÃO HABITOS DE JAPONESESMEUS AMIGOS SEMPRE ME PERGUNTAM SE EU FIZ AULAS DE ARTES MARCIAIS, POIS EU NÃO SEI MAS QUANDO BRINCAVA DE LUTINHA COM ELES EU ME MOVIMENTAVA DE UM JEITO QUE NÃO ERA EU QUE REPONDIA, PESQUISEI MAIS OU MENOS E PERCEBI QUE OS MOVIMENTOS SE ASSEMELHAM A NINJUTSU UMA ESPECIE DE ARTE MARCIAL NÃO SEI MUITO BEM MAS LEVEI UM SUSTO COM ISTO E SAI DA PAGINA E NUNCA MAIS TIVE CORAGEN DE LER NADA RELACIONADO DEPOIS O QUE EU NÃO ENTENDO É COMO EU POSSO ESTAR TÃO LIGADO A UM LUGAR ONDE NUNKA FUI, NÃO SEI MAS ACHO QUE TEM HAVER ALGUMA COISA COM ALGO QUE NÃO É FISICO… DESCULPAS, EU DEVO ESTAR PARECENDO LOUCO, MAS EU QUERIA ALGUEM QUE ME DESSE UMA RESPOSTA, AINDA TENHO UMA VAGA ESPERANÇA DE QUE ALGUEM ME AJUDE COM MEU ”PROBLEMA”…

  24. Japão em Foco

    Oi Igor!
    Não se assuste colega!
    Às vezes as pessoas tem o tal Déjà vu, que segundo o Wikipédia significa:

    Uma reação psicológica fazendo com que sejam transmitidas ideias de que já esteve naquele lugar antes, já se viu aquelas pessoa, ou outro elemento externo. Essa sensação se dá por conta que uma memória ou uma simples lembrança de algo que aconteceu rapidamente, fique armazenada em sua memória de longo prazo, sem passar pela memória imediata, ou seja, você guardou uma lembrança de algo, que você “não presenciou”, ao presenciar novamente você tem a estranha sensação de já ter vivenciado aquele fato.

    Será que pode ser isso?
    └ (^ o ^) X (^ o ^) ┘
    Abraços!

  25. João Alves

    Tenho 16 anos e um sonho que sempre tive desde a infância assistindo animes que assisto até hoje, é ir pro Japão, mas acho que o problema é que minhas notas não são das melhores, pois eu sempre deixava tudo para o final do ano kkkk, mas não sei também falar a língua japonesa, e o pior é que na minha cidade não há nenhum lugar onde ensinam o idioma! Não sei se a melhor opção seria terminar o ensino médio e dedicar 2 anos exclusivamente para fazer um curso de japonês em outra cidade ou fazer uma faculdade antes de ir, mas não quero ter que esperar tanto tempo para ir pra lá!

  26. Gabriel Almeida

    Igor,

    Também tenho MUITA saudades de lá, mesmo eu não tendo ido lá uma unica vez, é algo sobrenatural, eu amo tudo do Japão, desde a cultura até o respeito que eles tem.

    “Japão em Foco”,

    Gostaria de saber uma coisa, tenho 14 anos (12/03/1999) e estou na 8ª série (ano que quem é o 1º colegial), como eu posso ir para lá? Já entrei em diversos sites de bolsa (veja: http://www.br.emb-japan.go.jp/cienciasemfronteiras.html; http://fjsp.org.br/categoria_guia/estudosjaponeses/; http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/jasso; etc) mas nunca entendo como funciona. Você poderia me explicar qual as bolsas que eu posso concorrer e como funciona cada uma? Obrigado de qualquer maneira.

  27. Japão em Foco

    Oi Gabriel!
    Você é descendente de japonês? Bom, caso não seja, as alternativas para você conseguir uma bolsa de estudo no Japão seria através de universidades. Mas como você disse que tem apenas 14 anos, então terá que esperar ainda algum tempo para conseguir. Enquanto isso, você pode ir aprimorando o seu nihongô, caso ainda não seja fluente, pois isso conta muito a favor na hora de conseguir a bolsa. Boa Sorte! Abraços!

  28. Lais

    é necessario saber japones, eu gostaria de tentar a prova esse ano, mas nao sei absolutamente nada em japones, e tambem fiquei confusa em questao a que cursos sao disponibilizados.

  29. Japão em Foco

    Oi Laís!
    É necessário pelo menos saber o básico de japonês ou inglês. Algumas bolsas oferecem um curso básico ainda aqui no Brasil para os estudantes. quantos às bolsas e cursos disponibilizados no Japão, vai depender da sua escolha, pois cada um é diferente do outro. O Mext por exemplo é direcionado para estudantes universitários. Se já tiver concluído o ensino superior, pode optar por um estágio ou se ainda estiver estudando, pode optar por uma bolsa de estudos. O ideal é que você entre em cada link que disponibilizei no artigo para ver quais os tipos de cursos são oferecidos ok… Boa sorte e abraços! 🙂

  30. Risa Anshieta

    São oferecidas bolsas para estudantes do Ensino Médio também?

  31. Japão em Foco

    Oi Risa!
    Que eu saiba não… 🙂
    Abraços!

  32. Setsuko

    Oi Tenho um filho que está se formando Engenheiro Químico em 2013, qual a possibilidade de estar fazendo estágio no Japão? ele tem curso de inglês, é descendente de Japonês, já esteve no Japão quando pequeno, teria interesse em fazer pelo menos 02 meses de estágio para conclusão da graduação.

  33. Japão em Foco

    Oi Setsuko!
    Ele pode optar em fazer uma pós graduação no Japão ou então estágio. Acho que ele tem boas chances de conseguir já que domina o inglês. Fala para ele conversar na faculdade dele sobre como proceder para conseguir esse pós ou estágio. Com certeza, lá eles darão as informações que ele precisa sobre o assunto! Abraços!

  34. Fabiana

    Muito bom ter esses intercâmbios! Eu, como tradutora e amante da cultura japonesa, estou doida para passar uma temporada no Japão estudando. Vou tentar o MEXT no ano que vem. O desse ano perdi a data… mas é bom que me preparo mais. Será excelente fazer meu Mestrado em outro país, além dos desafios de morar fora e estudar bastante, os amigos que você faz, os idiomas que aprende, não tem preço. Estou estudando com afinco e tenho certeza que conseguirei.
    Abraços.

  35. Eu estou estudando e pesquisando a possibilidade da ida pro canadá trabalhar e estudar, porem, ninguem sabe como vai ser o futuro, quem sabe o japão pode ser uma opção, é um pais excelente….belo post, obrigado!

  36. haruo

    ola,
    gostaria de saber se tem algum programa q receba profissionais da saude la no japao, sou dentista e neto de japones, tenho vontade de conhecer a tarra dos meus avos e trabalhar/aprender um pouco por la… abraco!

    Oi Haruo!
    Como você já é graduado, você pode conseguir quem sabe uma especialização no Japão através do MEXT. como é descendente, há bolsas disponibilizadas pelas províncias que oferecem estágios para se trabalhar junto com profissionais japoneses. Dá uma olhada aqui no Consulado Geral do Brasil em São Paulo.

  37. Luis

    Olá. Não sou descendente mas vos alerto de que a MEXT é um exame muito difícil. A pessoa realmente tem que ser fluente ou em inglês ou em japonÊs. Passar nos exames escritos de língua não significa que vc será aceito. Eu aconselho para os q tem entre 15 e 16 anos, já estudarem muito japonês e matemática, além de química ou física ou biologia, dependendo da área. O histórico escolar pesa e muito durante a avaliação e saiba: vcs, se passarem no exame escrito e na entrevista, irão competir com o mundo inteiro por vagas. Realmente é algo para os Oligós (melhores) e que desejam muito estudar no Japão. Não estou jogando um balde de água fria, mas é a realidade. Já fiz esse exame e fui pensando q era super fácil. Mas descobri como ele funciona. É algo muito rígido, nos padrões japoneses. Por isso, estudem e muito. E boa sorte para os que tentarem. Nos vemos no Japão, um dia.
    Ps: Excelente texto, como sempre 😉

  38. silvana Honjoya

    Olá , fiquei feliz em ver essa oportunidade de bolsa, morei no Japão 10 anos, meu Esposo e nissei amo essa cultura , língua etc ,meu desejo e aprender o nihongo polido. Tenho 49 anos , não sei se para mim tem oportunidade , desde já , agradeço.

  39. Japão em Foco

    Oi Pessoal!
    Realmente o MEXT não é um exame fácil e é bastante seletivo. Assim como o Luís, eu aconselho a todos que querem prestar esse exame, que estudem muito o inglês e se possível o japonês também, pois isso pesa bastante, assim como o histórico escolar! Para os persistentes, com certeza é possível conseguir sim, mas é preciso determinação e estudar muito! Abraços!

  40. Pingback: Dorama Nihonjin no Shiranai Nihongo | Curiosidades do Japão

  41. Yane

    Tem como saber +- o q cai nas prova? Meu sonho é estudar no Japão *-* beeijao <3

  42. Pingback: Cidades-Irmãs entre Brasil e Japão | Curiosidades do Japão

  43. Pingback: As 20 Melhores Universidades do Japão | Curiosidades do Japão

  44. Eliane Gomes

    Gostaria de saber mais sobre, como estudar no Japão, sou formada em Letras e tenho Pós graduação Docência Ensino Superior. Quais são os requisito pra ír estudar lá. Tenho 41 anos moro sozinha tenho todo o tempo pra estudar. Poderia me informar mais? Desde já Agradeço.

  45. Pingback: Quais as vantagens em estudar japonês? | Curiosidades do Japão

  46. gabriel kiyoshi

    então achei muito interessante a materia e graças a ela me tirou muitas duvidas mais o que eu queria saber e que eu sou descendente e essa bolsa vale para mim também????

  47. Japão em Foco

    Oi Gabriel 😉
    Vale pra você sim, pois o principal requisito para conseguir uma bolsa é ter nacionalidade brasileira, independente de ter ascendência japonesa ou não. Mas também existem algumas bolsas que são voltadas somente para descendentes… No seu caso, está apto para qualquer tipo de bolsas, contanto que preencha todos os requisitos necessários como idade, nível de compreensão do idioma, etc
    Abraços

  48. Squexy

    Opa, você sabe de algum site com indicações de como estudar para o Mext?

  49. Bom sei que o post ja é um pouco antigo li a materia mas fiquei um pouco em duvida quais as areas em que é possivel, conseguir uma vaga para um bolsa de estudos acredito que não são todos tipo de formação gostaria de algumas dicas pois tenho muita vontade de ir morar no japão e gostaria de ter uma formação que eu podesse estudar la e ja conseguir um emprego por al mesmo se fosse possivel. Obrigado

  50. bugtroy

    ola eu queria saber melhor com que idade pode ir pra la e a serie q a pessoa esta no colegio tem alguma coisa a ver tbm ee queria saber melhor tbm como funciona isso tbm ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *