Dorama Nihonjin no Shiranai Nihongo


nihonjin no shiranai nihongo 1

Nihonjin no Shiranai Nihongo (O japonês que os japoneses não sabem)

Não sei se muita gente já assistiu a esse dorama, mas eu achei interessante especialmente para quem está estudando japonês. Trata-se de um J-drama educativo e divertido que fala sobre uma professora (Haruko) que se esforça ao máximo para que seus alunos estrangeiros “dominem a língua japonesa”.

O Dorama Nihonjin no Shiranai Nihongo aborda principalmente os problemas e as dificuldades em relação à aprendizagem sobre a língua e cultura japonesa. Além disso, o fato do dorama ter 12 personagens estrangeiros serve como um estímulo para muitas pessoas também estrangeiras assistir à este série japonesa.

Como muitos dos personagens principais não são fluentes em japonês, a língua é falada de forma mais compreensível, o que facilita o aprendizado de quem está aprendendo o japonês. Além disso, sempre quando estão em sala de aula, há explicações frequentes em relação à gramática, vocabulário e até Kanji.

O dorama é baseado em dois livros (mangás) que fizeram muito sucesso no Japão: Nihonjin no Shiranai Nihongo 1 e 2 da autora Magiko Umino. Nestes livros ela conta sobre a sua experiência como professora de japonês para alunos estrangeiros.

nihonjin no shiranai nihongo 4

Elenco (japoneses)

Naka Riisa como Kano Haruko
Aoki Munetaka como Shibuya Taiyo
Harada Natsuki como Catherine (Katori Miyuki)
Asaka Mayumi como Akimoto Kuniko
Ikeda Narushi como Takasu Kazuki

Elenco (estrangeiros)

Sethna Cyrus Nozomu como Paul (Inglaterra)
Blake Crawford como Jack Tomada (USA)
Camilla como Ellen (Suécia)
ZOE como Jinri (China)
Olga Alex como Diana (Russia)
Mayo como Bob Prumo (USA)
Sebastiano Serafini como Luca (Itália)
Dasha como Marie (França)
Zhang Mo como Wang (China)

Sinopse Nihonjin no Shiranai Nihongo

A estrela deste J-drama é Naka Riisa, que faz o papel de Haruko, uma jovem assistente de uma loja de moda, que sonha em ser uma professora do ensino médio. Mas para conseguir este emprego, ela tem que passar por um desafio: Ser professora de Língua Japonesa para estudantes estrangeiros em intercâmbio pelo país.

No início, Haruko se intimida com todas as perguntas dos seus alunos e percebe que nem mesmo ela compreende totalmente sua própria língua nativa. Ela também percebe que a forma como os estrangeiros aprendem japonês é muito diferente e bem mais formal do que a maioria dos japoneses estão acostumados a usar.

Ela passa então a ensinar o significado de muitas gírias e expressões informais usadas em situações cotidianas. No decorrer da trama, os alunos também ensinam lições valiosas uns aos outros e à professora Haruko. Na minha opinião, acho válido conferir este dorama para entender melhor não só a língua japonesa em si, mas também a diferença cultural existente entre japoneses e estrangeiros no geral.

Playlist Completa de Nihonjin no Shiranai Nihongo

Confira todos os episódios legendados aqui

Informações técnicas 

Drama: Nihonjin no Shiranai Nihongo
Romaji: Nihonjin no Shiranai Nihongo
Em japonês: 日本人の知らない日本語
Diretor: Saiji Yakumo, Hiroyuki Tamekawa, Naoki Kawamura, Yuki Saito
Escritor: Yoshihiro Izumi, Takuya Masumoto
Produtor: Yasuhiro Taketsuna
Canal: NTV/YTV
Episódios: 12
Lançamento: 15 de Julho a 30 de Setembro de 2010

Se você já assistiu, deixe-nos saber qual a sua opinião! 🙂

7° Semana da Língua Japonesa

Quer Aprender Japonês?

12 Comentários

  1. Que mas onde passa ou passava

    Quadro Ideias do Katsuya

    fale sobre aquele progarama E Dance Academy NA NHK ou Guide serial Ama-chan(acho que se escreve assim)

  2. Rodrigo

    Vou conferir, creio que possa me ajudar bastante já que estou aprendendo nihongo.
    Valeu pela dica !

  3. tive uma ideia fale sobe tsukuba a cidade dos robos e da ciencia

  4. Douglas Bezerra

    Assisti uns 3 episódios, achei muito legal exatamente por ser fácil de entender, ensinar e ao mesmo tempo ser interessante. Logo irei voltar a assistir. u_u
    Sempre é bom variar os materiais de estudo. ^_^
    Abraços!

  5. sócrates

    não gosto de dorama, mas eu acho que os japoneses são mestres em fazer filmes de terror, ja assisti uns 2 ou 3 filmes de terror japonês, mas por falta de conhecimento ou problema de divulgação aqui no brasil nunca sei quais filmes de terror japoneses são bons de assistir,convenhamos assim como os americanos os japoneses também fazem filmes péssimos de terror e não quero perder meu tempo assistindo essas bombas,se vocês fizessem uma lista dos melhores filmes de terror japonês seria muito legal !

  6. Japão em Foco

    Oi Sócrates!
    Muito boa a sua sugestão! Também adoro filmes de terror e tem alguns japoneses muito bons! Vou pesquisar e em breve farei uma lista com os melhores! Abraços!

  7. Walter Kunio Kamimura

    o video apresentou a alma da profissão docência, parabéns, aprendi bastante da classe dos trabalhadores , suas dificuldades culturais, sociais e economicas, muito obrigado, att/KAMIMURA,Walter Kunio

  8. Mello

    super dorama aprendendo sempre…

  9. Francisco Augusto

    Mesmo nunca tendo estudado Nihongo, eu adorei o dorama. Como professor eu me identifiquei bastante. Pena que são apenas 12 episódios e que não tem uma segunda temporada.

  10. Ricardo Mory

    Ola
    Assisti à todos os espisódios e achei muito divertido e educativo! Sugoi é muito engraçado. Costumo assistir muitos doramas na tv japonesa! Adoro doramas policiais. Moro hã 13 anos aqui e uso muito a tv para meu aprendizado até aqui. Eu indico! おすすめ( ◠‿◠ )

  11. Tao Henrique

    Ola, com licença, vocês poderiam colocar ai que o Dorama tem participação de uma Idol famosíssima, é uma Ex Mornng Musume e o nome dela é Kamei Eri e fez a personagem Miki, Obrigado.

  12. Kamisamanime

    este es un buen dorama muy divertido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *